Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 16, 2012

Alta Crítica e a praga do Liberalismo teológico

Segundo informações obtidas no site Questões sobre Deus,  a Crítica Bíblica pode ser dividida em duas formas principais: Alta Crítica e Baixa Crítica. A Baixa Crítica é uma tentativa de achar a escrita original do texto, já que não mais possuímos os manuscritos originais. A Alta crítica lida com a autenticidade do texto. Certas perguntas são feitas, tais como: Quando foi realmente escrito? Quem realmente escreveu o texto?
Definição de Liberalismo - Teologia liberal (ou liberalismo teológico) foi um movimento teológicocuja produção se deu entre o final do século XVIII e o início do século XX. Relativizando a autoridade da Bíblia, o liberalismo teológico estabeleceu uma mescla da doutrina bíblica com a filosofia e as ciências da religião.

Em meados dos anos de 1880, se forma uma junta acadêmica chamada Alta Crítica ou Crítica Textual. A alta crítica tem como objetivo analisar minuciosamente as obras literárias e expor as características que o texto possui levando a crer que as obras foram…

A justiça ,Deus e seus obreiros

A exemplo de Jesus na cruz, devemos dizer em sentido atual: "Pai, perdoa-os, porque não sabem o que fazem". Não é o homem, o pastor, a igreja, nem as instituições teológicas que chamam a pessoa para este ofício, o ministério pastoral, e sim Deus. A causa, o ofício, a obra é de Deus. Cabe a Ele chamar, vocacionar, designar o que fazer e sustenar o obreiro. Quem entra sem ser chamado, ou for empurrado, ficará frustrado, no tempo e no espaço, sem saber o que fazer. No ministério pastoral, o obreiro precisa saber o que fazer.  Não se concebe alguém ser chamado, sem que Deus o tenha orientado. "E disse o Senhor Deus a Abraão: Sai-te da tua terra [...] e vai para a terra que eu te mostrarei" (Gn 12.1). "E disse Deus a Moisés: Vem, agora, pois eu te enviarei a faraó e tira o meu povo do Egito" (Ex 3.10). "E disse a Jonas: Levanta-te e vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela" (Jn 1.2). "E disse o Senhor a Samuel: Levanta-te e unge-o, porque…

Total de visualizações