Pular para o conteúdo principal

Teologia Pessoal



Há muita confusão a respeito do termo TEOLOGIA.
Teologia para mim é experimentar a Deus. Isso não é uma ideia muito comum, é uma definição pessoal. Precisamos detalhar um pouquinho:

O que é Teologia? Essa palavra aparece em livros, pregações, palestras e para a maior parte das pessoas não fica claro seu significado.
Existem dois significados semânticos para este Termo. Primeiro: Teologia é o estudo de Deus, ou sobre Deus, este é o sentido restrito.
Segundo: Teologia é pensar sobre Deus, refletir sobre Deus, este seria o sentido amplo.
No primeiro estamos lidando com o sentido acadêmico e de uso corrente. Teologia como matéria universitária. Estudo sistemático sobre um segmento religioso definido (geralmente cristão embora exista teólogos muçulmanos, hindus, judeus e outros).  No segundo a palavra ganha um novo sentido mais amplo que significa qualquer reflexão sobre Deus , sua atividade e manifestação em nosso mundo.

Neste caso todos somos teólogos, todos conhecemos algo sobre Deus, da maneira correta ou não. Você crê que Deus é um só? Você crê que Ele é eterno?  Você crê que Deus é bom? Essa é sua Teologia, a forma como que você “enxerga” Deus. O credo é um resumo do que você crê, baseado na Bíblia Sagrada. Os católicos tem o seu, os assembleianos, os presbiterianos,os batistas , todas as denominações tem o seu.   Alguns se aproximam mais da verdade sobre Deus do que outros.
Mas essa aproximação ainda não é a verdadeira Teologia, é preciso um passo a mais do que a mera compreensão e assentimento intelectual. Estudar Deus é bem mais que isso. Um passo a mais.

Mas isso eu chamo de Teologia pessoal.
Cada um de nós se apropria das verdades recebidas  para que possa tomar para si. Cada um de nós quer que  os seus ensinamentos e o modo de viver refltita um ideal que construímos em nossa mente. Você assimila o credo, você como que “engole o credo” digere suas verdades fundamentais e ele começa a fazer parte de sua corrente sanguínea. Agora você não será o mesmo homem de antes de conhecer estas verdades. Quando a verdade bíblica expressa no credo entra em nosso coração ele faz uma fantástica transformação, mudando todo nosso jeito de pensar e modo de levar a vida.
O mundo já não é o lugar de buscar o prazer e o deleite acima de tudo, não é mais lugar de prazeres hedonistas e egoístas. Estamos no mundo para servir, servir a Deus e glorificá-lo com nossa vida. Isso não diminui nossa essência, pelo contrário, a eleva a alturas que o egocentrismo e o humanismo mundano nunca chegariam.
Crer em Deus é experimentar a Deus, é viver Deus, é ter Cristo sempre como ideal máximo de nossas vidas, pensamentos e atitudes.
A vivência da fé em sua atitude mais pessoal, é disso que a Teologia Pessoal trata. Temos que colocar a pauta de Jesus na nossa "redação do dia".
Isso é Teologia Prática.  

Vitor Germano



Publicado em 06/01/13 11:52

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores