Pular para o conteúdo principal

O evangélico



 O que significa  ser evangélico.

O termo "evangélico" deriva da palavra "evangelho", a qual significa "boas novas". Durante toda a história, o termo "evangélico" foi usado para referir-se a tudo o que concerne ao evangelho de Jesus. Após a Reforma Protestante, esse termo começou a ser usado de uma forma crescente pelas denominações que surgiram posteriormente, até chegar ao ponto de identificar os membros de tais denominações como "evangélicos".
Um evangélico é um homem do evangelho. Por definição, um evangélico é alguém preocupado com o evangelho.

Atualmente, o termo "evangélico" perdeu seu verdadeiro sentido na mente das pessoas do mundo, em função do comportamento de líderes que "tem aparência de piedade e negam a eficácia dela"(2 tm 3.5) .
 
Os evangélicos insistem com a Escritura que a expiação é objetiva, bem como subjetiva. Ela tem seu efeito sobre nós, mas seu efeito não se limita a nossa experiência subjetiva. 
Mas, para o evangélico a coisa importante não é a nossa incapacidade de explicar estes conceitos. O importante é que Cristo morreu por nossos pecados. O que quer que precisava ser feito ele fez. Nada pode ser adicionado a essa obra divina perfeita.
Os  homens procuram  conseguir a sua salvação por suas boas ações ou por sua liturgia, observâncias ou por qualquer outra coisa.Nada disso nos salva.Nada disso leva a Deus.
Por essa razão, o evangélico vai protestar ao longo do tempo contra os sistemas que afirmam ser cristãos, mas que tentam adicionar algo  à obra de Cristo.

Existe um grande problema porém. Temos que tomar cuidado.
É fácil ver a cruz como um magnífico incentivo à preguiça. Cristo fez tudo. Não posso fazer nada.Portanto, não farei nada. Mas essa não é a maneira que o Novo Testamento vê. 
O amor é exigente.Cristo morreu pelos nossos pecados, morreu para perdoá-los para que nos tornemos pessoas amorosas.

Responder ao amor de Cristo é tornar-se uma pessoa diferente.
O conjunto da vida é alterada.
Os evangélicos sempre insistiram  na necessidade de conversão. Isso pode acontecer em uma experiência  súbita (como Saulo de Tarso). Ou pode acontecer de forma gradual .
O que menos importa é o tempo que a transformação leva. O que interessa é a transformação. Mudança de caráter . E isso acontece com todos os que vêm a Cristo.


Nós da raça humana, conhecemos um amor para as pessoas atraentes, para pessoas bonitas, para aqueles que nos amam. O amor de Cristo porém, é para os pecadores (Rm 5:08).E nos evangélicos verdadeiros entendemos isso. 
O evangélico vê a igreja como parte integrante do propósito de Deus. E em segunda instância, significa amar os que estão fora.Significa amar as pessoas, pois somos os seguidores dAquele que morreu pelos pecadores. Isso significa que o evangelismo como nós trazemos aos pecadores o melhor presente que temos.

Os evangélicos enfatizam  o lugar da Bíblia. A mensagem do evangelho é que quando Deus entrou na história na pessoa de Jesus Cristo.Ele veio para morrer na cruz do Calvário "pelos nossos pecados".
O nosso acesso é por meio de "as Escrituras". Eles são os meios que Deus nos deu para nos trazer o evangelho. 
Há outras coisas que os evangélicos possuem. Eu não estou dando uma lista exaustiva de convicções evangélicas. Eu estou dizendo que todos eles derivam do evangelho. Todo o sistema do evangélico é o desenrolar do evangelho.  O homem ou a mulher evangélica é, acima de tudo, um produto, e um portador do evangelho.
 Ser evangélico é ser uma pessoa que vive o Evangelho de Jesus Cristo.
Quem vive o evangelho tem a sua vida pautada no exemplo de Jesus. O verdadeiro evangélico não foge ao seu chamado para fazer a diferença em um mundo acostumado e corrompido pelo pecado.






Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores