Pular para o conteúdo principal

Charisma

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.  Tiago 1.17



No Novo Testamento, a palavra grega "charisma" é usada para se referir a uma boa dádiva ou dom perfeito, que é uma expressão da graça divina de Deus. Infelizmente, muitas vezes usamos o termo equivocadamente, como quando chamamos alguém de carismático por causa de um magnetismo pessoal. Na verdade, apenas um cristão autêntico, cheio do Espírito Santo, pode ser considerado verdadeiramente carismático, pois é uma manifestação da graça de Deus em sua vida.

Muitas vezes usamos este termo equivocadamente. Dizemos que alguém é carismático quando essa pessoa apresenta uma espécie de magnetismo pessoal que atrai à primeira vista ou primeiro contato. Dizemos: "este apresentador é carismático" ou "esta atriz é carismática". Na verdade, quem tem o carisma é aquele que tem a graça divina diretamente atuando em seu coração. Neste sentido, apenas um cristão autêntico, cheio do Espírito Santo, pode ser carismático. Isso significa que eu e você podemos ser carismáticos.

Que bênção! Charis é graça, é o dom divino manifesto na vida do ser humano. Nós, Igreja de Cristo, somos portadores desse carisma divino.

A pessoa que tem a Charis divina tem um diferencial em sua vida. Sabe aquela pessoa que canta muito bem e ninguém entende de onde ela tirou esse dom, mesmo sem conhecer quase nada de música? Pois é, isso é a Charis de Deus. Um presente que o Criador deu.

Nem sempre esses dons são evidentes, há casos em que alguém tem um dom não tão valorizado pelas pessoas em geral. Pode ser o dom de aconselhar, o dom de tocar piano ou o dom de costurar admiravelmente. É incrível a variedade de presentes que o Pai celeste dispensou a nós, seres humanos. Deus não muda, nem um pouquinho, Ele é e sempre será o mesmo, mas a Sua graça na vida do Seu povo é multiforme, ou seja, assume diversas formas. Há milhares de possíveis aplicações de nossas capacidades. Muitas vezes, temos dificuldade em descobri-las. Quem melhor pode dizer qual é o seu talento são as pessoas mais próximas de você. Se você tem dificuldade em descobrir seus talentos, pergunte a pessoas próximas de você, quem sabe você pode descobrir um talento único e especial para usar em favor dos outros. Se eu sei cozinhar bem, que benefício teria em cozinhar somente para mim?

O uso mais adequado do carisma deve ser voltado para o próximo, repartindo nossos dons e reconhecendo-os como uma dádiva divina. Quando usamos nossos talentos em benefício dos necessitados, estamos glorificando a Deus com nossos carismas. Por isso, é importante lembrar de honrar o Senhor por nos ter dado esses presentes, pois eles vêm do alto, dos céus, do Pai das Luzes.

 

 Sempre devemos lembrar de dar crédito e honra a quem nos concedeu a  dádiva. Sempre honrar o Senhor por ter nos dado tal presente. Vem do alto, vem dos céus, vem do Pai das Luzes!

Comentários

Unknown disse…
Que possamos valorizar estes Dons tão especiais que o Senhor nos deu, e usemos para adorá-lo e glorificá-lo. Parabéns pela postagem.
Vanessa. http://incondicionalamordeus.blogspot.com.br/

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores