Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 3, 2013

Quem é o homem?

Quem é o homem?
Há milênios os filósofos , cientistas e teólogos estudam o homem e procuram dar uma definição aceitável de sua globalidade: natureza, origem e fim último. Desde o conhece-te a ti mesmo de Sócrates, as questões religiosas, até as profundas motivações do Renascimento. A visão bíblica cristã do homem é a que vamos nos deter.
A Bíblia descarta (e cientistas renomados também) a teoria do evolucionismo. O ser humano foi criado a imagem de Deus, ou com termos em latim IMAGO DEI . Esta posição científica e bíblica é chamada de Criacionismo. Ele foi criado com corpo e alma, segundo a visão dicotomista e na visão tricotomista, corpo, alma e espírito.  As duas tem base bíblica mas neste espaço vamos abordar a visão tripla: Corpo: criado por Deus, é a base do ser racional, sede dos 5 sentidos.Material e mortal.  Alma: é a sede das emoções, sentimentos e raciocínio e vontade. É imaterial e imortal. Espírito: é a sede da fé do sobrenatural, do divino.É imaterial e imortal. Habitando a carne …

Quem é Deus?

Quem é Deus? A Divindade é um ser sobrenatural superior, Criador de tudo e de todos , ou seja a origem de todas as coisas.
Existem 3 perspectivas sobre Deus: 1-Teísmo - Deus é um ser pessoal , Pode tudo, Conhece tudo, está em todo lugar com sua presença e está fora do tempo e do espaço sendo superior também a estes. Temos então no Teísmo: o Politeísmo, mais de um Deus e o Monoteísmo apenas um Deus.
2-Panteísmo - Deus é tudo em todos.Ele é um ser que se distribui no Universo e além dele, uma árvore é deus assim como uma pessoa  é deus.Todos os seres compartilham da essência divina.
3-Ateísmo -  deus ou deuses não existem, não há nada nem ninguém possa escapar á percepção de nossos 5 sentidos, materialismo. Vamos analisar o Deus segundo o Cristianismo monoteísta.
Quem é Deus?  Na perspectiva cristã a única fonte com autoridade para ensinar sobre Deus é a  Bíblia. Ela não tenta provar a existência de Deus, antes, ela supõe a Sua existência desde o início (Gênesis 1:1). O que a Bíblia faz é revela…

Lixo, Luxo o que devemos acreditar o que devemos tolerar

Existem cerca de 32.000 denominações Protestantes, além do Catolicismo Romano, e todos se declaram como portadores da verdadeira mensagem de Cristo. Qual destas está correta?
Os ensinos de Jesus são tão simples e fáceis que qualquer criança de 5 anos pode entender. Não ofender , ajudar ao próximo, amar as pessoas, repartir o pão, amar aDeusmais do que todas as coisas.Tudo isto é muito simples de entender, o problema é que os homens dificultam as coias.
Desde as épocas do Novo Testamento já havia gente disposta a complicar os ensinamentos de Cristo. Primeiro foram os Fariseus, deturpando o que Jesus ensinou. Depois alguns dos discípulos, os judaizantes, que tentaram desvirtuar a doutrina do mestre ao imporem regras e mais regras aos novos convertidos. Paulo teve muita dificuldade para corrigir estas heresias legalistas.
As disputas em torno da doutrina que Jesus ensinou se acirraram com o passar do tempo. Apareceram os primeiras seitas do cristianismo, os ebionitas, os maniqueus, os gnóst…

Separando o luxo do lixo.

Separar o luxo do lixo não é uma tarefa muito fácil.  Em se tratando de doutrinas e de Denominações  o lixo muitas vezes pode passar por luxo.  Quais Igrejas pregam o genuíno evangelho de Cristo? Vamos então  fazer a distinção entre as  Igrejas Lixo - que inventam doutrinas e as  Igrejas Luxo- que pregam o que a Bíblia ensina,

Igrejas Lixo-

São denominações que não tem compromisso com a Bíblia, e por isso, estão impregnadas de erros e heresias. Podemos citar algumas características destas Igrejas:
-Diminuem o valor de Cristo - Desvalorizam a importância dos ensinamentos de Jesus ou pior, dizem que Jesus era uma criatura de Deus e não o próprio Deus encarnado, destituem Jesus de sua divindade.
-Ensinam os homens a se salvarem através de boas obras, de méritos humanos e de auto-punições, penitências, obras de caridade, dízimos, ofertas entre outras coisas e esquecem o mistério  da fé.
-Ensinam a Maldição hereditária.
-Ensinam a Teologia da Prosperidade ou Confissão Positiva.
-Ensinam que exista a…

Diálogo entre filosofia e cristianismo

Filosofia  x Cristianismo
O diálogo entre cristianismo e filosofia sempre foi acentuadamente complicado, ambos os lados, cristãos e filósofos  se autodenominavam adversários (pelo menos no campo das ideias). O apóstolo paulo chegou a declarar na sua carta aos  colossenses capítulo  2 versículo 8: Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo cristo;
No primeiro século houve uma  luta intelectual   entre o cristianismo e o mundo clássico da cultura grega.   Os intelectuais ridicularizavam os cristãos. Segundo eles, não se pode entender a Mensagem cristã. Somente para os fanáticos esta é aceitável. A fé dos cristãos é uma fé cega , eles creem sem que a razão  possa iluminar a lógica da fé.
Porém, a filosofia grega, principalmente o platonismo, não era absolutamente incompreensível e incompatível  ao cristianismo, mas as exigências implícitas de fé da religiosidade cristã …

Como a apologética pressuposicionalista pode ajudar um jovem na faculdade?

Excelente vídeo.Nos proporciona uma visão mais ampla do nossa cosmovisão cristã.

Total de visualizações