Pular para o conteúdo principal

O medo de assumir responsabilidades.


O desafio é muito grande,  toda uma nação depende de você,  de sua conduta, de sua capacidade. Olhando para a multidão, são milhares de pessoas com os olhos fitos em você. 
O que fazer? Como enfrentar a situação? E se você falhar? E se não der certo? E se seu planejamento for desastroso?


Perceba o que temos em 1 Samuel 17.

Golias era um gigante filisteu, nascido na cidade de Gate. Era um soldado campeão, um prodígio! Imenso, com uma força descomunal atingindo  aproximadamente 3 metros de altura.   Golias  usava uma cota de malha de bronze que pesava  57 kg,  carregava um grande escudo para proteção e uma lança  cuja ponta de ferro pesava 6 kg. Sua haste foi descrita na Bíblia como "eixo dos tecelões".
Este enorme guerreiro passou 40 dias desafiando o povo de Israel a levantar um soldado que pudesse enfrentá-lo numa luta em que o  povo do combatente derrotado seria escravo do  povo do soldado vencedor.
Israel não apresenta ninguém  que se disponha e enfrentar o gigante.
Você deseja ir?

Os israelitas diziam entre si: "Vocês viram aquele homem? Ele veio desafiar Israel. O rei dará grandes riquezas a quem o vencer. Também lhe dará sua filha em casamento e isentará de impostos em Israel a família de seu pai".

Davi perguntou aos soldados que estavam ao seu lado: "O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?                                                                                              I Samuel 17. 25,26

A responsabilidade é monumental. É uma luta de vida ou morte contra um inimigo extremamente forte, que todos recusaram enfrentar. Você é Davi, um jovem, desconhecido e improvisado soldado. O inimigo é  experiente, forte e muito alto.  A nação de Israel está ansiosa, você é última e única opção que eles têm.
Davi, o que você fará? Qual será sua estratégia?

O medo de assumir grandes responsabilidades é um grande obstáculo para nosso desenvolvimento pessoal.
Algumas pessoas entram em pânico diante da responsabilidade.
A exposição negativa que uma derrota pode trazer, faz com  que muitos recuem em momentos decisivos. Saber que há muita gente confiando em nós, esperando um bom desempenho, uma boa desenvoltura, balança o emocional.
O Golias muitas vezes é uma prova de vestibular. A família toda espera confiante que você vá bem.
Outras vezes é um problema no serviço, o chefe  apela  para o funcionário  em que ele confia: você.
A família conta com o pai para ser um bom administrador das finanças.
O jovem que vem pedir conselho com o pastor, esperando um conselho que oriente sua difícil situação.
...... E se.......
E se você falhar? 
Se não der certo?
Quais são suas armas? 
Quais suas estratégias?
Uma frase resume seu desespero:
"Não quero decepcionar quem confia em mim."
Eu então te recomendo: Confie em Deus, não em você.
Davi tinha uma estratégia, ele confiou em Deus e não teve medo de decepcionar o povo.
Quando suas lutas forem as mesmas lutas do Senhor, você tem convicção de andar no caminho correto, vai juntar as pedras certas, vai utilizar a força certa, vai mirar com perfeição e vai atingir a fronte do gigante.
Davi não decepcionou quem confiava nele, pois ele mesmo não esperava de si mesmo nada. Ele esperava no Senhor Jeová o Santo de Israel.
A luta não era dele. Era de Deus. O Senhor pelejava por Israel. Hoje Cristo peleja pela Igreja.

Você que faz parte do povo de Deus, use a estratégia de Davi.
Confie em Deus, não em você.




 Publicado em  18/05/14  

Comentários

É um blog encantador encontrei o seu blog enquanto navegava pela net, não li muito, mas gostei do que vi e li,espero voltar mais algumas vezes,deu para ver a sua dedicação e claro sempre aprendemos ao ler blogs como o seu.
Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, e se desejar deixe um comentário.
Abraço fraterno.António.
Peregrino E Servo.
Anônimo disse…
Muito, bom seu blog. Graça é paz. Amigo.
Unknown disse…
Belo texto, Deus abençoe

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores