Pular para o conteúdo principal

Evangelho Duro





Evangelho Duro

Começo esta reflexão com uma frase  do Teólogo Agostinho de Hipona:

Se você   crê   somente no que gosta do evangelho e rejeita o que não  gosta    não é  no evangelho que você    crê,   mas  sim    em si mesmo .

Existem passagens da Bíblia Sagrada que são duríssimas de aceitar. Alguns discursos são exemplos de confrontação,  Tiago, Judas , Paulo, não aliviavam as palavras e especialmente  duras eram algumas palavras de Cristo.
Um exemplo disto temos ao ler a passagem do Evangelho de João cap. 6.60, percebemos que muitos dos discípulos consideraram dura a mensagem de Jesus e por isso o abandonaram.

Jesus nunca esteve preocupado em usar as palavras certas para persuadir seus ouvintes ou agradá-los. De maneira alguma! Suas palavras edificavam com simplicidade e objetividade. Se alguns rejeitaram seus ensinamentos isso era devido a malignidade de seus corações e não da palavra dita pelo Mestre. Cristo só disse a verdade, a simples e pura verdade, mas sempre haverão os que repudiam esta sinceridade, pois ela sempre parece dura. A realidade é bem mais dura que as palavras do Mestre.
Saibamos que o  evangelho é simples, Deus não deixou a ordem de trazermos um outro evangelho, não nos deu liberdade de fazermos a Bíblia Sagrada de um livro de particular interpretação, não nos pediu para usarmos a nossa "criatividade" para ganhar almas. Não se pode deixar o Evangelho mais suave.

Agostinho de Hipona percebia que existiam, tal qual na época de Jesus, pessoas que escolhiam partes dos ensinamentos bíblicos para aceitar ao mesmo tempo que rejeitavam outros. Separavam o que lhes agradava do que não lhes agradava. Por isso alertou que o que eles estavam crendo não era evangelho divino mas sim um evangelho humano e carnal. Este evangelho não leva ao conhecimento de Deus, pelo contrário, leva as profundezas do Inferno!

Sim, estou usando palavras duras, pois estou falando de realidades que são também duras! Estamos lidando com a salvação de nossa alma e não podemos tolerar este tipo de adulteração da verdade. Isso seria compactuar com o engano.
Entenda, seja a compreensão e absorção do Evangelho alegre ou amarga ele sempre será o Evangelho. O mesmo sol que endurece o barro amolece a cera.
O problema não está, absolutamente, no Evangelho, mas sim naquele que o recebe, ou não.
Alguns ouvem a Palavra da Verdade que lhe é transmitida na suavidade de uma melodia, harmoniosa, tocante, penetrante; Outros a mesma palavra soa como condenação e julgamento!

O evangelho é duro para todos. Não só para alguns. É preciso entender isso, ele condena o pecado, e todos nós somos pecadores. Por isso muitas vezes soa duro aos nossos ouvidos. Ele nos mostra o quanto somos incapazes de enfrentar o mal e de evitar a condenação ao inferno , comparecer ao Juízo Final.
O mais importante, porém, é saber que Deus nos ama e proporcionou o resgate e livramento através de Jesus. O que é impossível para os homens, para Deus não é. Para os que aceitam Cristo e confiam na Sua graça o Evangelho Duro não mata, pelo contrário SALVA!

Eu prefiro um evangelho duro, que me corrija e me leva mais perto de Deus do que um ensinamento suave e enganoso que me deixe confortavelmente enganado e indo para perdição.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores