Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 26, 2014

Halloween x Reforma Protestante.

Existem muitas coisas que são perfeitamente opostas. Claro e escuro, preto e branco, bem e mal, luz e trevas, Estes são exemplos de elementos inconciliáveis, ideias notavelmente contrárias. Um é diametralmente oposto ao outro.  Algumas vezes, estas coisas nos são expostas juntas para que suas propriedades mais contraditórias  passem despercebidas. Assim, o elemento mais exposto ofusca o que recebe menos destaque.
No dia 31 de outubro muitas pessoas irão participar de festas de "Halloween", popularmente chamado de "Dia das Bruxas" no Brasil.  No mesmo 31 de outubro se comemora  uma das datas mais importantes para os evangélicos, a Reforma Protestante . Se hoje alguém pode dizer que é Evangélico e Protestante a sua história foi mudada em 31 de outubro de 1517 na “Reforma Protestante”. É impressionante a habilidade de muitos em inverter os fatos. A páscoa já não traz o legado da morte e ressurreição de Cristo (I Co 11) e sim ovos, coelhos e chocolates; o que dizer da fe…

História do Cristianismo – Primeiras Heresias

As primeiras heresias enfrentadas pela Igreja vieram dos judeus convertidos, problema já enfrentado por Paulo na igreja da Galácia.  Vamos a uma lista rápida das principais Heresias na Igreja Primitiva, logo após uma breve definição:  Docetismo – Marcionismo – Donatismo – Gnosticismo – Arianismo – Maniqueísmo – Montanismo –– Nestorianismo – Pelagianismo – Ebionitas
Os ebionitas

Não reconheciam o apostolado de Paulo e exigiam que os cristãos gentios se submetessem ao rito da circuncisão. No desejo de manterem o monoteísmo do Antigo Testamento, os ebionitas negavam a divindade de Cristo e seu nascimento virginal, afirmando que Ele só se distinguia dos outros homens por sua estrita observância da lei, tendo sido escolhido como Messias por causa de sua piedade legal. Os ebionitas eram considerados apóstatas pelos judeus não-cristãos, e também não contavam com a simpatia dos cristãos-gentios, os quais depois do ano 70 constituíam a maior parte da Igreja. Nenhum concílio condenou oficialmente o e…

Reforma Protestante e a salvação pela fé

Uma  Reforma era  necessária entre escuridão espiritual reinante na Idade Média. Durante o período medieval, muitos elementos pagãos dos povos bárbaros trazidos à confissão cristã se misturavam com a mensagem bíblica. Com o passar do tempo, esse paganismo tornou-se dominante, exigindo um resgate da verdadeira mensagem do evangelho. Uma revolução era iminente. O povo estava cansado de ser extorquido e enganado. As indulgências, meio pela qual o pecador pagava pela remissão de seus pecados, eram o principal ponto contestado.
Este ano estamos comemorando 497 anos de Reforma Protestante que iniciou no século XVI e foi um fenômeno  que  buscou de um novo entendimento sobre a relação entre Deus e os seres humanos.
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.  Romanos 1.17
Lutero enquanto lia este trecho de Romanos teve sua mente atravessada como que  por um raio de luz, e ele contemplou a verdadeira  essência da salvação que tanto procur…

Total de visualizações