Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 24, 2015

A Reforma

Uma  Reforma era  necessária entre escuridão espiritual reinante na Idade Média. Durante o período medieval, muitos elementos pagãos dos povos bárbaros trazidos à confissão cristã se misturavam com a mensagem bíblica. Com o passar do tempo, esse paganismo tornou-se dominante, exigindo um resgate da verdadeira mensagem do evangelho. Uma revolução era iminente. O povo estava cansado de ser extorquido e enganado. As indulgências, meio pela qual o pecador pagava pela remissão de seus pecados, eram o principal ponto contestado.
A Reforma Protestante que iniciou no século XVI   foi um fenômeno  que  buscou de um novo entendimento sobre a relação entre Deus e os seres humanos.
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.  Romanos 1.17
Lutero enquanto lia este trecho de Romanos teve sua mente atravessada como que  por um raio de luz, e ele contemplou a verdadeira  essência da salvação que tanto procurava e dantes não  havia encontrado:  A S…

O Cisma do Oriente

O Cisma do Oriente


Antes de tudo , importa ressaltar um fato ocorrido bem antes do cisma. No final do século IV d.C.,  nascia o Império Romano do Ocidente, com sede em Roma; e o Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla.Uma divisão necessária devido ao tamanho do império a ser governado. Naquela época, o Imperador Teodósio já tinha proclamado o Edito de Tessalônica, decretando o cristianismo como religião oficial do Império.  As perseguições já haviam cessado. Porém, as duas partes do império desde então estavam em conflito entre si. Contrastes culturais, políticos e religiosos estavam cada vez mais acentuados entre as partes.Estes fatores culturais e políticos com certeza afetavam a vida da Igreja e tornavam mais difícil manter a unidade religiosa. Nisto podemos perceber que o afastamento cultural e político pode facilmente levar a contendas de caráter eclesiástico, como podemos constatar no caso de Carlos Magno. O imperador, não tendo sido reconhecido na esfera política …

História do Cristianismo – A Idade Média

Período da Igreja  Medieval
A  História da Igreja se confunde com a História da Igreja visto que  o poder dos estados estava invariavelmente submisso ao poder da Igreja.  Os Impérios ocidentais eram todos cristãos. A história da Idade Média  termina com o fim do Império Romano do Oriente e Queda de Constantinopla.



O período Medieval da Igreja foi profundamente marcado por: •        Desintegração do Império Romano do Ocidente; •        Invasões Bárbaras; •        Descentralização do poder político; •        Ruralização e formação dos Feudos (extensas propriedades de terras); •        Sociedade dividida por estamentos (Nobreza, Clero e Servos); •        Alta religiosidade e expansão do Cristianismo. •        Surgimento das Cruzadas desencadeadas pela Guerra Santa; •        Castelos de estilo gótico e germânico.




Alguns Fatos Históricos Relevantes
- As Heresias  – Ao longo da história da Igreja vemos: O Gnosticismo (séc. II); Maniqueísmo (séc. III); Arianismo (séc. IV); Pelagianismo (séc. V); Montani…

Total de visualizações