Pular para o conteúdo principal

Filipe o Evangelista - Vivendo na Dinâmica do Espírito

Filipe Diácono e Evangelista
 
Filipe evangeliza o etíope
Filipe foi um evangelista, foi  um dos primeiros seguidores de Jesus e  um dos Setenta Discípulos (Lucas 10) .
Junto com Estêvão, era um dos sete “homens acreditados, cheios de espírito e de sabedoria”, escolhidos pelos apóstolos para a distribuição de alimentos entre as viúvas cristãs em Jerusalém (Atos 6.1-6). 
Filipe foi a Samaria, proclamou ali o evangelho, realizou milagres,  e disso resultou que muitos ali aceitaram a mensagem e foram batizados (veja Atos 8.4-13). Logo depois, batizou um eunuco da Etiópia e foi "arrebatado" até Asdode, de onde seguiu pregando até Cesareia.
Anos mais tarde, morou em Cesareia, onde pregava com suas quatro filhas. Por volta do ano 56 d.C  foi visitado por Paulo e Lucas que ficaram por um tempo em sua casa.  A tradição diz que ele residiu em Trales se tornando bispo da Igreja local. 
Vamos a o relato mais significativo da vida de Filipe. A história de Filipe e o Etíope.


Atos 8.26-40

26 -  Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto.
Filipe era impulsionado pelo Espírito Santo, ele recebe uma ordem clara. "Levante-se, vá para o deserto". Uma ordem muito estranha. Ele estava pregando para multidões, curando enfermos e expulsando demônios em Samaria e Deus o envia para um lugar deserto e não diz nem para fazer o que.

27 - E levantou-se e foi; e eis que um etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adorar,
Filipe não era guiado por emoções, mas sim pelo Espírito de Deus, ele se dispõe prontamente a ir. Lá no deserto ele encontra um eunuco etíope, O eunuco etíope é um homem cujo nome nós não sabemos. Um eunuco era um escravo, preparado desde a infância ou juventude para ser um servo por toda sua vida. Este eunuco era o tesoureiro da Etiópia, uma posição de prestígio, sob o reinado da rainha Candace. Era certamente um homem bem educado e também muito religioso pois viajou centenas de milhas através de montanhas e desertos para adorar em Jerusalém.


28 -   regressava e, sentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
É notável como o Espírito administra todas as circunstâncias, Ele já estava preparando o Eunuco para a chegada do evangelista   que lhe traria as boas novas de salvação.
O profeta Isaías é conhecido como profeta messiânico , ou seja , o que mais fala e revela sobre o futuro messias, o salvador de Israel.

29 - Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.
Mais uma vez percebemos filipe sendo impulsionado pela ordem do Espírito. Ele não recua, não vacila, mas segue firme a ordem dada.

30 - E correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes, porventura, o que estás lendo?
Esta é uma pergunta especialmente importante. O pecador precisa do evangelho e precisa também do evangelista que lhe explicará o evangelho. A figura do pregador que anuncia e explica o plano de salvação sempre foi e sempre será fundamental para salvação dos  perdidos.

31 - Ele respondeu: Pois como poderei entender, se alguém não me ensinar? e rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse.
Filipe percebeu a oportunidade , lançou o a isca e aproveitou o convite do etíope para anunciar-lhe o evangelho. Eis uma aula de evangelismo para qualquer época, que inclui usar todas as oportunidades e toda a sabedoria para produzir interesse no ouvinte e logo depois , sem perda de tempo, apresentar o plano de salvação apontando para cruz e para Cristo.

32  - Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como a ovelha ao matadouro, e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim ele não abre a sua boca.
33 - Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; quem contará a sua geração? porque a sua vida é tirada da terra.
Não era óbvio para o Etíope do que e de quem se tratava a passagem, mas para Filipe estava claro como o sol de quem se tratava. Por que o etíope estava lendo as Escrituras um intérprete das Escrituras lhe foi enviado


34 -  Respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? de si mesmo, ou de algum outro?
O Espírito Santo estava encaminhando tudo para salvação daquele homem. Jesus seria anunciado!

35 -  Então Filipe tomou a palavra e, começando por esta escritura, anunciou-lhe a Jesus.
Não havia nada mais importante a tratar!Jesus o Salvador , o Filho de Deus.

36 - E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
O evangelista fizera de maneira excelente seu trabalho, fora fiel em sua obra e eis o maravilhoso resultado. O evangelizado pedia por batismo! Não há maior alegria para alguém que está empenhado na salvação de almas do que quando o discipulando pede o batismo espontaneamente!

37  - E disse Filipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
A Confissão fundamental. Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Só pelo Espírito de Deus o homem pode chegar a compreender e receber este mistério.

38 - mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou.
Filipe então finaliza a maravilhosa obra que havia começado. Deus honra mais uma vez seu ministério pois ele não deu ouvido nem a preguiça nem a desconfiança, pelo contrário foi submisso em cada detalhe à vontade divina.

39 -  Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco, que jubiloso seguia o seu caminho.
 Aqui temos mais um  singelo e breve relato de mais um prodígio do poder de Deus. A palavra de Deus não dá muito realce, mas é nítido que Filipe andava completamente tomado pelo poder de Deus. Sua vida estava totalmente sob a responsabilidade divina, tão entregue ele estava que Deus o arrebatara e o levava onde desejava. Que intimidade fantástica deste diácono com seu Senhor

40 -  Mas Filipe achou-se em Azoto e, indo passando, evangelizava todas as cidades, até que chegou a Cesareia.
O  evangelista continua a obra em várias cidades, incansavelmente. Passando por várias cidades manifestando o poder de Deus em sua vida.
Sabemos pela tradição que Filipe termina seus dias como Bispo na cidade de  Tralles.



Filipe foi um exemplo de cristão que vivia totalmente na direção do Espírito Santo. Ele vivia integralmente na dinâmica do Espirito Santo. Não se acovardou diante do diferente ou do desconhecido, quando mandado a lugares difíceis não temia nem esperava motivações externas, bastava o comando do Altíssimo para o fazer prosseguir.

Baseado na ministração realizada em 28 de janeiro de 2016 na Assembleia de Deus em Cachoeira do Sul - templo Matriz.






Comentários

Anônimo disse…
Gostei do relado sobre a vida do evangelista e diácono Felipe.deus o abençoe !1
Unknown disse…
Gostei muito bom vou seguir o exemplo do diácono e evangelista Felipe

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores