Pular para o conteúdo principal

Salmo 119.1 - Conselhos de um pai


1 Bem-aventurados os que trilham com integridade o seu Caminho, os que andam na lei do Senhor!

Posso  imaginar a figura do pai que chama o filho para conversar. Ele senta ao lado dele e começa a falar sobre seu futuro e aconselhá-lo sobre como  proceder durante a vida, em meio às dificuldades, explica como   ser uma boa pessoa, ter um bom caráter,  ter um bom comportamento, ser bem sucedido. Seus ensinos são sábios e prudentes, tal qual o filho antes jamais houvera recebido. A sabedoria deste pai é maravilhosa, faz os seus olhos brilharem enquanto ele ouve.   O pai termina  os conselhos e dá por encerrada a conversa. O filho depois de ouvir tudo atento e interessado, levanta efusivo e cheio de grande alegria. Qual a primeira coisa que ele fará? Ele irá compor uma  poesia.

Eis aí o salmo 119 da Bíblia Sagrada, todo dedicado à lei do Senhor Deus, seus mandamentos e ensinamentos. O filho, neste caso é o salmista, o Pai é Deus.

O salmista estava maravilhado pela excelência  dos conselhos de Deus e transbordou em grandessíssimos, belos e bem arranjados versos para qualificar uma imponente mensagem recebida do Senhor. 

O primeiro verso fala da extrema felicidade de quem encontra este tesouro de conhecimento. Podemos dizer que este e o resumo do salmo inteiro. Muito feliz e aquele que obedece a instrução do Altíssimo.  O melhor conselho que podemos receber. Já na abertura do capítulo  o ouvimos.

Eu posso dizer, que, em certo sentido somos ainda mais bem aventurados que o salmista, tendo em vista que possuímos não só o Antigo, mas também o Novo Testamento, as palavras de Cristo Jesus, a sabedoria da Nova Aliança, o conhecimento do perdão incondicional e da Vida Eterna, tudo de maneira clara .

Como nós, Igreja, salvos por Deus,  como filhos que  se deleitam junto a sabedoria infinita do Pai, não nos alegraríamos em estudar profundamente a sabedoria divina que nos foi deixada? Seríamos tão tolos a ponto de desprezar os Conselhos divinos? 

Para quem quer começar a conhecer melhor estes divinos conselhos, o salmo 119 é uma ótima entrada. 



Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores