Pular para o conteúdo principal

Gosto ou não gosto. Salmo 119.18

Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.  Salmo 119.18



Eu tinha um conhecido que  não gostava de azeitona, perguntei se alguma vez ele havia experimentado  e achado o gosto ruim,  sua resposta imediata foi não, nunca havia provado. Insisti então para que ele experimentasse. Relutante, ele pegou uma azeitona do pote que lhe alcancei e colocou na boca rapidamente. E , vejam só! Ele adorou o sabor, tornou-se um apreciador da famosa verde oliva.
 Como alguém pode ter tanta certeza de não gostar de algo que não conhece?
Esse tipo de coisa é mais comum do que parece. Eu mesmo  fui assim, preconceituoso, com o salmo 119. Fiz uma leitura corrida quando me propus a ler a Bíblia toda de capa a capa. Mas depois de lê-lo correndo s nunca mais procurei  este salmo, visto sua extensão ser desafiadora. Tolo que fui. Devemos refletir, pois nem toda leitura longa é entediante,  há livros que por mais páginas que tenham sempre se tornam curtos para o leitor. São verdadeiras obras de arte, instigam uma leitura atenta que nos fazem desejar a continuação da história.
Sobre outro aspecto, há pessoas que julgam os cristãos escravos , que não tem liberdade alguma e que  estão presos à rigidez e austeridade de uma lei caduca. Para tais, ser cristão é chato, maçante, os fiéis são carrancudos e tristonhos por   não poderem aproveitar a vida. É muito fácil desgostar daquilo que se conhece. Mas isso demonstra    preconceito e falta de sabedoria.São os anticristãos.

Gostaria uma vez de fazer uma pergunta a estas pessoas:

"Você já experimentou uma vida plena do Espírito Santo ?"
ou ainda
" Você já pensou , alguma vez, o quanto podemos ter prazer e nos sentirmos bem ao obedecermos a vontade de Deus?"

Claro que a resposta, se for sincera, será não. Estas  pessoas   nunca experimentaram Cristo em suas vidas, nunca provaram o poder da obediência à Palavra de Deus. Nem cogitam tal possibilidade. Por isso julgam chato e maçante a leitura bíblica. É questão de gosto. Dizem "eu não gosto" sem experimentar.

Mas os verdadeiros filhos de Deus devem se deleitar em descobrir as maravilhas do conhecimento de Deus. Também é questão de gosto.

Existem muitas pessoas, eu entre elas, que estão simplesmente encantadas com as grandes riquezas de sabedoria encontradas nas Escrituras. Lemos Provérbios, eles são magníficos, pérolas de sabedoria. Ou então os Salmos, todos eles expressam com profundidade  sentimentos da alma humana. Ou ainda o livro de Romanos ,onde temos uma monumental exposição sobre a salvação em Jesus pela fé.
Quanto mais conhecemos de Deus mais desejamos conhecer, isso nos revigora, anima, nos infunde esperança.
Mas é sabido que olhos naturais não percebem esta gloriosa exuberância. Para enxergar as profundezas  e aproveitar corretamente este tesouro é necessário que Deus abra nossos olhos. Somos todos cegos para as maravilhas divinas, todos ignorantes, tão acostumados ao pecado que não visualizamos toda opulência deste manancial de vida que é a Bíblia.
Mas havendo um milagre os olhos se abrem, da mesma forma que Cristo abriu os olhos do Cego de Jericó (Marcos 10.46-52 ), hoje ele abre os olhos de muitas pessoas para enxergarem as maravilhas da Palavra de Deus.
Peçamos como o salmista, "abre meus olhos para ver a maravilha dos teus preceitos."

Depois de conhecer você poderá responder: gosto ou não gosto.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores