Pular para o conteúdo principal

Sem Sal. Salmo 119.17

Faze bem ao teu servo, para que viva e observe a tua palavra.  Salmo 119.17



Que é uma vida sem sal? O que é ter sal?
   O cristão não  pode planejar sua vida sem levar em conta o que Deus deseja.  A vida , mesmo cheia de metas, planos e sonhos, fora do plano divino, torna-se uma vida sem sal. Perde-se a nobreza da vida.Precisamos nos ajustar ao querer do Senhor.
 O salmista entendeu corretamente que necessitava   que a bondade do Senhor estivesse sobre ele para que ele vivesse, sua vida dependia da graça divina. Este sentimento de dependência, de submissão ao Criador é o que nos garante sermos plenamente satisfeitos com o que Ele nos tem dado.
O  salmista era um homem temente e entendeu que esta vida não deveria ser pautada pelos desejos egoístas de seu coração, pelo contrário, ele deveria priorizar a vontade de Deus  para sua vida. Ele tinha compromisso com Deus. Deus não espera que sejamos perfeitos infalíveis, ele deseja que sejamos comprometidos.  E são raras as pessoas que percebemos realmente comprometidas com os princípios bíblicos. E são estes que fazem a diferença,  eles são o sal que tempera o mundo.

“Vós sois o sal da terra. Ora se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Para na da mais ser e, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens.” (Mateus 5.13)

Existe uma geração acomodada, uma geração de crentes insossos, insípidos, que não fazem nenhuma diferença no mundo, sua vida é uma vida totalmente adaptada as circunstâncias. Uma vida insípida.
Furam fila, cruzam o sinal vermelho, compram DVD pirata, usam de "mentiras suaves", etc...
Isso é o que chamo, e olha que amenizo   para não ser muito rude, de crente adaptado. Ele é tão adaptado que não demonstra personalidade para mudar o que está errado. O crente adaptado vive para si mesmo e quanto menos conflito tiver com o modo de viver dos ímpios à sua volta melhor. O crente adaptado não tem temor divino nem firmeza.  Esse é o sal sem sabor, é uma luz que oscila fracamente ou brilha intermitentemente; tremeluzente, oscilante. É o cristão que tem medo de contrariar o mundo e viver como  Deus deseja.
É preciso viver, viver bem,  é preciso que Deus nos abençoe e nos abençoe com abundância, mas para que? Deve haver uma finalidade para tudo isso.
A finalidade é para que façamos a diferença no mundo e sejamos comprometidos com o Senhor. Sejamos o tempero que vem salgar o mundo.
Pergunte-se para si mesmo.  Para que desejo ser abençoado? Para que desejo que Deus me dê   uma vida longa e próspera ?


A benção do senhor é para sermos sal. Uma vida sem sal não agrada a Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trindade Imanente e Trindade Econômica

Não se pode estudar Teologia do ponto de vista ortodoxo sem refletir a respeito da doutrina Trindade. A grande maioria das Igrejas cristãs abraça esta doutrina. Ela é básica para o Cristianismo.  A Declaração típica do credo cristão histórico é: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo .
Os judeus do tempo de Jesus davam muita ênfase à unidade de Deus, e esta ênfase foi trazida para dentro da igreja cristã. Não muito tempo depois,  estudiosos da Bíblia notaram que a Unidade ensinada no Judaísmo não era tão evidente assim como se entendia na época. Analisando as afirmações de Cristo e as revelações do apóstolo Paulo chegou-se a conclusão de uma Triunidade, também chamada de  Trindade .
Tertuliano (ca. 160 - ca. 220 d.C.) foi o teólogo responsável pelo desenvolvimento do termo Trindade, ele criou a palavra “Trindade” (no latim, Trinitas), esse termo desde a sua época tornou-se característico da teologia cristã. Muitos teólogos do cristi…

Um caminho sujo para o jovem limpo - Salmo 119.9

Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.  Salmo 119.9

Imagine comigo uma cena : um rapaz  limpo e  cuidadoso , com vestes muito brancas, tem de  cruzar por um caminho difícil e sujo para chegar ao seu destino. Para complicar , o lugar que o espera só o receberá se estiver com suas  vestes limpas. A trilha é lamacenta e ele irá inevitavelmente se sujar. Não há grama, concreto, pedras ou algum atalho identificável, ele terá que passar pelo barro. Para um jovem asseado como ele , a sujeira é desafiadora, incômoda, detestável. Sua aflição é grande por que sabe ter que trilhar este caminho. Mas imagine também que ele ouça alguém que lhe dirige a palavra dizendo: por aqui, escute a minha voz, siga por este caminho, desvie dos buracos. Mais adiante  esta voz lhe  avisa sobre uma poça, um galho, um obstáculo e assim  por diante, conselho sobre conselho, ele vai seguindo sem duvidar que essa voz lhe manterá  longe da sujeira e dos perigos do caminho. Não prec…

Os Pais capadócios

A região da Capadócia (também conhecida como Província da Capadócia) era localizada na área centro-oriental da Anatólia na moderna Turquia. Era um dos domínios romanos da região da Ásia Menor. Os Pais Capadócios foram três notáveis teólogos que viveram nesta região entre os concílios de Niceia (325) e o de Constantinopla (381). Sendo que suas contribuições para o Concilio constantinopolitano foram especialmente  relevantes. São eles  Basílio, Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa  e ficaram  conhecidos como os  Padres Capadócios.
Os três foram grandes amigos do assim chamado “Campeão da Ortodoxia” Atanásio, ou Atanásio de Alexandria , e criaram fórmulas para desenvolver a doutrina da Trindade de forma a ser aceita pela maioria dos teólogos da época. Basílio de Cesaréia e Gregório de Nissa eram irmãos, sendo que Basílio, que era seis anos mais velho, foi quem ensinou os princípios elementares da fé a seu irmão mais novo Gregório. Gregório de Nazianzo foi amigo íntimo dos dois, compartil…