Pular para o conteúdo principal

Soberba é caminhar sozinho - Salmo 119.21

Tu repreendeste asperamente os soberbos que são amaldiçoados, que se desviam dos teus mandamentos. Salmo 119.21



 Este versículo   continua o raciocínio do anterior só que analisando o outro lado da situação.   Se no versículo 20 nós percebemos a atitude humilde do escritor dizendo que estava quebrantado por desejar cumprir os mandamentos de Deus na sua vida , recusando assim , a escolher ele mesmo seus próprios caminhos, aqui no verso 21 nós observamos ele amaldiçoando os soberbos que se desviam da vontade  de Deus.
Na verdade é um pecado gravíssimo desprezar os ensinamentos do Senhor. A Bíblia ensina que a condenação daquele que conhece e não cumpre a vontade de Deus é bem mais severa do que aquele que nunca conheceu a vontade de Deus para sua vida. Este é o que faz seu próprio caminho  pois é independente.
Vejam Lucas 12.47,48

"Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem age para agradá-lo, será castigado com extrema severidade. Contudo, aquele que não conhece a vontade do seu senhor, mas praticou o que era sujeito a castigo, receberá poucos açoites..."

Está claro que o conhecimento só faz bem se estamos comprometidos com Ele. Conhecer a vontade do Senhor e não estar nem um pouco preocupado com ela é arrogância, e  soberba  é um pecado que Deus simplesmente abomina.
Como é a repreensão divina?
Áspera. Dura. Horrível.
É uma maldição.
Nada é mais terrível do que a maldição divina. Amaldiçoar é lançar uma palavra contra alguém. Pense que Deus criou os céus, a terra, o cosmo completo com o poder de sua palavra e esta mesma palavra será usada contra os soberbos.
E o mais surpreendente é a característica do coração soberbo. É um coração desviado. Um coração que planeja sua própria vida sem levar em consideração os parâmetros divinos.
Trata-se de um coração que dantes já havia conhecido a alegria santa de obedecer a Deus , mas que agora despreza este caminho, desdenha, faz pouco caso. Algumas hoje em dia , não bastando se afastar da vida com Deus, ainda falam mal da Igreja, da Bíblia e do Evangelho, estas pessoas estão acumulando a ira divina sobre suas vidas.
Abandonar a vida cristã é um mau negócio. Deixar o caminho da cruz, da verdade e da vida por um caminho , aparentemente mais fácil traz prejuízos eternos. É soberba caminhar sozinho.  Abandonar a Cruz é soberba.

Mas os amados do Senhor estão diariamente se purificando, se santificando com cuidado pelos preceitos do seu Salvador Jesus.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zwínglio o Reformador Completo

Huldreich Zwínglio (1484-1531) foi um homem formidável, acima de seu tempo. Viveu pouco tempo (47 anos) e não é tão conhecido hoje como Calvino ou Lutero, no círculo evangélico. Ele era um teólogo excepcionalmente capaz como Calvino , como também possuía qualidades de liderança e fibra que se distinguiam na personalidade de Lutero.
Zwínglio foi o líder da reforma suíça e fundador das igrejas reformadas suíças. Independentemente de Martinho Lutero, Zwínglio chegou a conclusões semelhantes pelo estudo das Escrituras. Os dois não foram influenciados em suas teologias um pelo outro, suas reformas e inovações se deram em paralelo, naturalmente guiados pelo Espírito Santo.
Ele foi famoso por propor, assim como Lutero, algumas teses que confrontavam a teologia romana. Os 67 artigos de Zwínglio. Clique AQUI para conhecer os 67 Artigos de Zwínglio. Zwínglio contrastava de Lutero pois , apesar de enérgico e implacável contra os desmandos do papa e as heresias romanas , ele sempre contestava …

Trindade Imanente e Trindade Econômica

Não se pode estudar Teologia do ponto de vista ortodoxo sem refletir a respeito da doutrina Trindade. A grande maioria das Igrejas cristãs abraça esta doutrina. Ela é básica para o Cristianismo.  A Declaração típica do credo cristão histórico é: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo .
Os judeus do tempo de Jesus davam muita ênfase à unidade de Deus, e esta ênfase foi trazida para dentro da igreja cristã. Não muito tempo depois,  estudiosos da Bíblia notaram que a Unidade ensinada no Judaísmo não era tão evidente assim como se entendia na época. Analisando as afirmações de Cristo e as revelações do apóstolo Paulo chegou-se a conclusão de uma Triunidade, também chamada de  Trindade .
Tertuliano (ca. 160 - ca. 220 d.C.) foi o teólogo responsável pelo desenvolvimento do termo Trindade, ele criou a palavra “Trindade” (no latim, Trinitas), esse termo desde a sua época tornou-se característico da teologia cristã. Muitos teólogos do cristi…

A Importância da Reforma nos nossos dias

A Importância da Reforma nos nossos dias

Olá irmãos em Cristo. Estamos em clima de festa, pois no dia 31 de outubro comemoramos o aniversário da Reforma Protestante. E a convite do meu amigo Vitor, estou aqui para fazer um breve texto sobre a importância da Reforma nos nossos dias atuais.
Pouco se ouve falar da Reforma nos nossos dias atuais. A mídia tenta encobrir essa data com o Halloween, e as escolas quando falam sobre o assunto, na maioria dos casos, coloca os reformadores como os “vilões” da história.
A Reforma começou na Alemanha, no ano de 1517, quando o então cardeal da Igreja Católica Martinho Lutero se opôs a algumas regras e normas impostas pela Igreja Católica, como as indulgências, proibição de qualquer pessoa ler a Bíblia, o uso de imagens de santos nos cultos etc. E então, no dia 31 de outubro de 1517, Lutero coloca na parede da Catedral de Wittenberg as suas 95 Teses. E nessas teses, Lutero coloca suas oposições à grande parte daquilo que o catolicismo pregava, propagand…