Pular para o conteúdo principal

A Peçonha da Cobiça - Salmo 119.36

Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça. Salmo 119.36




São tantas coisas que planejamos fazer com o dinheiro, tantas realizações, projetos, tantas coisas maravilhosas, que  dificilmente algum de nós ousaria menosprezar sua importância para nossa vida presente.
Sem dinheiro não podemos realizar praticamente nada em nossa sociedade. Tudo gira em torno ele.As pessoas se gastam , trabalham, perdem noites de sono, entram em depressão, por causa dele. Há muitas festas, alegria quando ele chega ou na sua expectativa de chegada. Sua presença ou sua ausência é sentida sempre com muita intensidade.

A oração de muitos crentes tem sido, por muito tempo, dirigida para que Deus supra a escassez de dinheiro, ou para que providencie para algum projeto especial.  Pelo tanto que se ora podemos perceber como é relevante esta questão para a pessoa.
Aí que reside o problema. Nós supervalorizamos o dinheiro, sempre desejamos ter mais do que possuímos. O que ganhamos não nos basta. Qualquer atitude , qualquer esforço se torna legítimo quando dizemos " é para melhorar o salário", justifica-se uma mudança de cidade, uma mudança de estado,  sacrifica-se o tempo com a família, tempo com amigos, tempo na Igreja, nosso repouso, tudo em nome de um salário melhor.
Será que este sacrifício vale a pena? Nossos amigos , família, nosso repouso , nosso Deus não nos é mais preciso ? Por que então aceitamos perder tanto em troca de tão pouco?
Isso se chama cobiça. Quando colocamos nossos objetivos financeiros acima de todas as outras coisas estamos pecando gravemente. Pecando por idolatria.
Paulo fala em 1 Timóteo 6:8-10 "por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos."
E ainda: " Os que querem ficar ricos caem em tentação, ....pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males"
 Seu  anseio é que seja  salvaguardado das atrações do ganho material e dos falsos valores.
 O Senhor não condena a riqueza em si, mas o tempo que separamos para adquiri-la e mantê-la. Neste sentido um pobre pode ser cobiçoso. Um rico pode também o ser. Um jovem, um velho, mulher, homem, um médico, um pedreiro , político ou pastor. Todos estamos sujeitos à cobiça.
 A cobiça é uma cobra que pica traiçoeiramente. Quando percebemos já fomos atingidos por sua peçonha mortal.  As pessoas justificam dizendo: 
" É por uma boa causa"
"Tenho que dar melhor educação aos meus filhos"
"Preciso de um carro novo, este está velho".

Sempre é possível achar motivos "legítimos para justificar a cobiça, mas a verdade é que precisamos  aprender a apreciarmos o que temos ao invés de gastarmos tanto tempo buscando o que não temos.
A cobiça mata. Ela engana e destrói. Sua picada é dolorida.
Perdem-se amizades. Acabam-se casamentos,  perde-se sono e repouso, além de muitas outras coisas que perdemos na busca insaciável por dinheiro.
É cobiça que o salmista com tanta determinação ora para que  seja afastada de si. Ao contrário, ele sabia que se o seu coração estivesse voltado para os testemunhos. Quem deseja o conhecimento de Deus não adora o dinheiro. Afaste-se desta peçonha mortal, afaste-se da cobiça.




Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores