Pular para o conteúdo principal

A amizade e a depressão. Salmos 119.50



 Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou. Salmos 119.50

Ei! Preciso de   ajuda!  Preciso agora! Vamos rápido! A vida de um homem está por um triz, vamos lá!Venha me ajudar a tirá-lo desta.
Quando chegamos ali observamos um homem que está prestes a pular da ponte, sua vida já não faz sentido, ele deu ouvido a palavras de morte, de pessoas que diziam que a vida não vale nada , tudo é vazio, não havia mais esperança para ele. Ele está depressivo no último estágio e vai se atirar daquela alta e terrível ponte. Quem o poderá impedir? Será que nós conseguimos?

A Ponte “Golden Gate”   localizada na Califórnia, EUA, é o local de suicídio mais popular do mundo. Em média, as pessoas pulam da ponte uma vez a cada duas semanas. Infelizmentre a ponte não é o único lugar de suicídios no mundo. Segundo site Nações Unidas,   a cada 40 segundos é registrado mais um suicídio no mundo. Mais pessoas morrem se suicidando  do que em guerras e conflitos armados.

É sabido que aqueles que sofrem de depressão  experimentam sentimentos intensos de tristeza, raiva,  desanimo, ansiedade mórbida , crises crônicas de humor e  uma severa apatia. Tudo isso pode ser experimentado junto transtornando e fazendo com que a pessoa desmorone emocionalmente.
Há muitas coisas que fazem o homem chegar a este ponto em sua vida. Motivos financeiros, um relacionamento frustrado, humilhações, desprezos constantes, uma doença terminal, uma tragédia na família, perda de um emprego,  divórcio, falta de amigos e também por fatores ligados ao estresse cotidiano. A depressão também pode ser ocasionada por motivos clínicos como deficiência em algum nutriente, problemas hormonais, distúrbios nos processos cerebrais. Nos casos clínicos só um médico pode tratar do problema, muitas vezes com uso de medicação controlada, alimentação balanceada, exercícios.
Porém é visível  que em milhares de pessoas o causador da depressão é problema emocional e espiritual.  Os motivos que levam à desesperança variam, mas o cerne sempre é o mesmo: falta de esperança.  Isso gera uma doença terrível, a depressão, que já tratamos de maneira rápida em outros posts.

Onde estarão os amigos verdadeiros das pessoas que passam por depressão? Será que sabem o que é depressão? Será que saberão como ajudar quem está passando?
Vamos ver mais algo sobre ela:

E essa doença é muito perigosa, é notório que os que se encontram em grau severo de depressão são fortes candidatos a tentarem suicídio. 
 Há muitos que sofreram  de depressão, são também muitos que a superam com a graça de Deus. Sim ela é superável, ela não é garantia certa de derrota, sofrimento eterno. Precisamos de amigos, bons amigos   são a  principal ferramenta  que Deus usa para   tirar alguém  da depressão.
Quem de nós está disposto a socorrer os potenciais suicidas? Quem de nós está disposto a identificar os sinais que eles dão antes de tentarem dar cabo em suas vidas? Sim a depressão é o mais poderoso gatilho para o suicídio. Existem pessoas prestes a se suicidar por causa desta doença. Estas pessoas estão oprimidas e massacradas e neste caso o momento é de falar, de testemunhar o que Deus fez em sua vida. Cristo está pronto para aliviar esta carga.


Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Mateus 11:28-30


Na minha aflição o Senhor me vivificou!! Olhe o salmista dizendo: "O Senhor me vivificou."
"Preciso de   ajuda! Agora ! Rápido! A vida de um homem está por um triz vamos lá."
Ei! Eu falo com você que já conhece a Jesus! Perceba como  as vidas podem depender de seu testemunho! As pessoas deprimidas sentem-se sozinhas, então  é preciso que pessoas mentalmente saudáveis e cheias de Deus se aproximem delas para resgatá-las desta terrível tragédia emocional.
Veja, o senhor deu vida ao salmista, e se deu vida é por que ele já não a tinha. O salmista estava morto, espiritual e emocionalmente, o coração ainda batia, mas não demoraria muito para este também cessar de bater.  Um depressivo está morto. Ele está apático, sem vida, sem motivação , sem vigor. Ele precisa ser ressuscitado.
Meu chamamento não é para quem está atravessando esta fase terrível, estes dificilmente irão tocar neste post. Eu falo para quem conhece alguém que passa por esta situação, ou alguém que já passou por isso e corre o risco de passar de novo. Nós precisamos nos mobilizar urgentemente contra essa terrível situação. Mas como ajudar?
Conversando com pessoas que estão doentes, dando-lhes atenção, contando para elas outros casos de superação desta terrível enfermidade. Na Bíblia temos vários casos de depressão. Davi passou por isso quando perdeu seu primeiro filho de Bate-Seba,  Elias pediu para si a morte quando se viu perseguido por Jezabel e Salomão descreveu seus terríveis momentos de pessimismo e falta de motivação para viver e que ele descreve em parte de Eclesiastes.
Aqui neste salmo temo o remédio para esta doença da alma e das emoções.Deus tem a última palavra para a depressão, e é preciso que os amigos do doente saibam disto.

O salmista nos dá seu testemunho, ele esteve aflito, sua alma estava passando por profunda opressão, mas neste momento a Palavra, isso a Palavra do Altíssimo lhe deu vida.

 Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua 
palavra me vivificou. 
Salmos 119.50
As pessoas precisam entender que há um amor profundo e maravilhoso que está disponível a elas a qualquer instante, uma amor que nos ajuda a superar qualquer trauma, qualquer dor, qualquer obstáculo. Este amos é encontrado nas palavras de Cristo. Sempre a Palavra de Deus tem resposta para os anseios mais profundos do nosso coração. Nós que já experimentamos essa bendita Palavra nos redimindo e restaurando precisamos estender a mão aos moribundos desta vida e não deixar que suas vidas se esvaiam num súbito de desespero e aflição.
As pessoas de Deus devem ser nossas melhores amigas, pois elas tem de onde buscar ajuda quando precisamos de força. O Altíssimo usa pessoas para falar conosco, para nos ministrar consolo e orientação. Estas pessoas usarão a Bíblia para ajudar. A Palavra de Deus anima, cura, restaura as forças e dá ânimo para viver. É como o salmista diz: A Palavra vivifica!

A última palavra contra a aflição, contra a depressão vem de Deus, e os amigos devem comunicar isso ao doente.A depressão se combate com amizade, com amor, empatia da parte da parte da família e dos amigos e especialmente a Igreja de Jesus orando, visitando e aconselhando estes tristes afetados pela depressão.  Seja você parte da ajuda na vida dos deprimidos estenda sua mão para evitar com que eles se atirem nas pontes. 


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores