Pular para o conteúdo principal

Irar-se para glória de Deus. Salmo 119. 53



Grande indignação se apoderou de mim por causa dos ímpios que abandonam a tua lei. Salmo 119. 53




Quando é que a ira é justa? Esta é uma pergunta muito relevante porque estamos sempre propensos a nos irar e agir de acordo com essa ira.

 A ira é um reflexo humano , uma resposta quase automática que nosso corpo dá quando percebemos que algo está errado. David Kornfield diz que a ira é o desejo ardente de atacar, corrigir ou destruir algo ou alguém que nos incomoda ou nos ameaça. A ira nos faz agir, e agir rápido, em diversos casos isso pode ser uma vantagem primitiva. Se estamos sendo agredidos a ira nos faz lutar, se estamos precisando defender a família ou amigos a ira nos projeta para sua defesa.
Mas raramente estes casos extremos justificam os muitos acessos de  ira que incorremos no decurso da vida.  Os motivos que nos levam a ira são muito menos nobres. Acredito que um dos principais motivos de ira é nossa tendência a proteger nosso orgulho, nossa vaidade e nosso amor próprio. 

Esse tipo de ira, necessária em determinadas situações, leva a pessoa a agir em favor da verdade, do amor e da justiça. Nunca em defesa própria!
 O Salmista foi muito correto em sua ira, ele não estava se indignando por causa de si mesmo, por causa de uma ofensa pessoal que houvera recebido. Não , ele estava se indignando por causa da santidade de Deus. Há homens que lutam ferozmente, com todas as forças que possuem para que a Majestade do Senhor seja conhecida e reconhecida na terra. Por isso, por tal amor, por tal devoção eles se iram contra as injustiças, as crueldades dos homens, as falsidades e tudo quanto é pecado e ofende a Santidade divina.
Apesar da ira não ser um sentimento negativo por  si mesma, ela pode provocar uma reação totalmente pecaminosa como uma agressão , seja verbal ou física, ela também pode provocar ressentimentos, amarguras, ou ainda por provocar graves erros de julgamento.

O segredo para sermos bem sucedidos ao controlar a ira é pensar na hora , " poxa , por que estou irado?" Se a resposta da pergunta é algo ligado ao seu bem estar, suas necessidades ou sua honra ou orgulho é hora de rever sua ira e rogar a Deus para que essa ira suma o mais rápido possível. Claro que isso é difícil, mas com treino  e motivação conseguimos, o importante é construir o hábito de refletir mesmo estando irado, o que parece, mas não é, tão simples.
O motivo mais justo para nos irarmos é a busca pela vindicação do nome de Deus entre as nações. Quando percebemos o pecado e isso nos deixa irado isso é sinal de que o Espírito Santo está trabalhando em nossa vida. Não só o pecado notável que percebemos na vida de outrem, mas nosso pecado também. 

Essa ira contra o pecado, a transgressão,  aponta para nosso amor e devoção ao Senhor. Aponta para nosso temor , nossa disposição de honramos àquele que merece toda honra e Glória , nosso Deus.  Neste contexto sim, faz sentido irar-se para glória de Deus.

Comentários

Unknown disse…
Estou compartilhando seus comentários sobre o salmo 119 na pág Facebook mãos acolhidas. Estamos neste desafio, cada dia um verso.
Deus comentários são excelentes!

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores