Pular para o conteúdo principal

Destruindo e refazendo projetos. Salmos 119.59

Refleti sobre os meus caminhos, e retornei os meus pés para os teus testemunhos. Salmos 119.59



O Programador está ali sentado a horas, ele  planeja, pensa, executa mais um código, mais um detalhe. Ufa! Está pronto,  acabado. Quando ele dá uma olhada melhor , percebe uma falha, num impulso joga todo seu projeto fora.
O Arquiteto está a fazer seu projeto, ele desenha, calcula, desenha de novo, pensa, coloca na planilha, volta ao desenho. O seu desenho demorou dias, mas está quase pronto. De relance ele percebe que no projeto falta um detalhe estrutural de fundamental importância,  todo seu trabalho deve ser abandonado e ele, sem pensar duas vezes, amassa sua folha e parte para um novo desenho.
O Pintor esta ali, há dias, inspirado, pinta, para, pensa, pinta de novo, prepara a tinta. Ele está concentrado, dedica-se profundamente à sua obra. Quando ele se dá conta que há um erro incontornável no quadro, de um pulo ele salta e destrói o quadro com tudo o que havia gastado dias para fazer.

Considerar os caminhos significa refletir sobre como estamos a andar, como estamos  a viver. Tal qual o Programador, o Arquiteto e o Pintor desta ilustração, nós também precisamos reconsiderar nossos caminhos e, em alguns casos, jogar fora tudo que começamos, não importa o tempo que levamos construindo. Se o projeto tem falha estrutural grave ele está fatalmente comprometido, não deve ser levando a diante.

Não é muito incomum que tomemos decisões erradas e comecemos projetos que nos afastem dos planos do Senhor para nossa vida. Nestes momentos , por mais complicado e duro que pareça é necessário atirar no lixo do esquecimento estes projetos.
Assim como o salmista é imperioso que voltemos o mais rapidamente possível para os planos que o Senhor tem para nós. Não mais aguardar, não mais protelar, não mais olhar de outro ponto de vista nossos sonhos , nossos desejos. O ser humano tem esta tendência desditosa de olhar com muito carinho , com muita benevolência para seus projetos e os supervaloriza, isso dificulta quando Deus diz que estes planos nada tem a ver com a vontade Dele para nossa vida.
Sabemos, e cremos que Deus sabe o que é melhor para mim e para você muito melhor do que qualquer amigo , parente ou até  nós mesmos. Mesmo assim quando percebemos que andamos por caminhos que projetamos e que desagradam a Deus, temos dificuldade em abandoná-los.
O servo de Deus considera bem os seus caminhos, ele reflete com seriedade sobre os passos que tem dado e , se for preciso ele para na estrada onde tem com tanta disposição e por tanto tempo seguido,  para abraçar novamente o caminho magnífico do Senhor para sua vida.
Mas é preciso deixar os nossos caminhos para seguir o caminho do Senhor. É preciso aniquilar completamente os nossos sonhos para viver a vida abundante que Deus tem para nós. É preciso quebrar as estruturas , os detalhes tão bem planejados, tão bonitos aos nossos olhos, as belezas, as bem feituras, os arremates que sonhamos.  Só depois disto é que Deus nos fará plenamente satisfeitos em sua vontade. Enquanto desejamos nossos sonhos não conseguimos ver nem desejar os planos de Deus.

Talvez seja hora de destruir, esmigalhar sem dó nem piedade, quebrar em pedacinhos algum caminho que venhamos seguindo , algum projeto tão belamente sonhado e planejado , para agradar ao Senhor, mas se for este o caso , podemos ter certeza de que o nosso Deus nos recompensará.





Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores