Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 10, 2016

Zwínglio o Reformador Completo

Huldreich Zwínglio (1484-1531) foi um homem formidável, acima de seu tempo. Viveu pouco tempo (47 anos) e não é tão conhecido hoje como Calvino ou Lutero, no círculo evangélico. Ele era um teólogo excepcionalmente capaz como Calvino , como também possuía qualidades de liderança e fibra que se distinguiam na personalidade de Lutero.
Zwínglio foi o líder da reforma suíça e fundador das igrejas reformadas suíças. Independentemente de Martinho Lutero, Zwínglio chegou a conclusões semelhantes pelo estudo das Escrituras. Os dois não foram influenciados em suas teologias um pelo outro, suas reformas e inovações se deram em paralelo, naturalmente guiados pelo Espírito Santo.
Ele foi famoso por propor, assim como Lutero, algumas teses que confrontavam a teologia romana. Os 67 artigos de Zwínglio. Clique AQUI para conhecer os 67 Artigos de Zwínglio. Zwínglio contrastava de Lutero pois , apesar de enérgico e implacável contra os desmandos do papa e as heresias romanas , ele sempre contestava …

A Riqueza teológica de Agostinho

A obra de Agostinho de Hipona é vastíssima. Abrange teologia, filosofia, política, psicologia e pedagogia. Para ler algo sobre as contribuições deste grande  pensador nestas áreas do conhecimento e também ler uma breve biografia clique  AQUI. Devemos lembrar que ele se considerava um autêntico filho da Graça, Sua própria conversão foi considerada por ele obra da Graça de Deus, que atendeu às orações da mãe, e através da pregação de Ambrósio, iluminou sua mente para a verdade do Evangelho.

Vamos aqui mergulhar, ainda que teremos de ser rasos pela brevidade do espaço, nas águas  da  profunda teologia agostiniana.
Uma obra a ser apreciada com particularidade é As Confissões , vamos à ela.


As Confissões
Uma das obras mais importantes,  escrita em treze livros, entre os anos de 397 e 400 é mais do que uma mera autobiografia, este livro lida com as emoções de um homem sentiu  o poder da  graça e do amor divinos o tirando do engano, da angústia da vaidade e também dos falsos mestres que o influen…

AGOSTINHO DE HIPONA - a Riqueza de uma mente brilhante

O Protestantismo e o Catolicismo Romano tributam honra à contribuição que Agostinho deu à causa do cristianismo. Porém o que poucos sabem é que, além de sua marcante atuação na Teologia,  o Bisbo de Hipona deixou marcas profundas na Filosofia,  Psicologia e na Pedagogia . Agostinho foi um poderoso teólogo, filósofo, retórico  e educador. Há quem diga que ele foi também um precursor da ciência da psicologia. Vamos  conhecer um pouco das   contribuição  deste pensador para as diversas áreas do conhecimento humano.
Mas antes, uma breve biografia.


Biografia
 Agostinho nasceu em 354, na casa de um oficial romano na cidade de Tagasta, ao norte da África. Sua mãe, Mônica, dedicou a vida à sua formação e conversão à fé cristã. Em 386, aconteceu sua crise de conversão. Um belo dia, meditando num jardim sobre a sua situação espiritual, ouviu uma voz próxima à porta que dizia: “Tome e leia”. Agostinho abriu sua Bíblia em Romanos 13.13-14.  Essa leitura trouxe-lhe a luz que sua alma não havia consegui…

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações