Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 9, 2016

Manutenção de uma arma chamada fé. Salmo 119.43

Jamais tires da minha boca a palavra da verdade, pois nas tuas ordenanças coloquei a minha esperança. Salmo 119.43




No tempo em que servi no exército, no serviço militar obrigatório , eles cobravam bastante a manutenção do nosso armamento. Ele deveria estar sempre bem limpo e lubrificado.  Em uma situação de emergência ou no caso de uma eventual guerra ela deveria estar em ótimas condições de uso, pois dela dependeria a vida do soldado.  Era um fuzil antigo a arma que usávamos, de quase 40 anos de uso, mas  pela idade ele era muito bem cuidado, a manutenção dele era caprichosa. 
Isso é fundamental. Imagine uma arma que falha ou trava bem no meio da peleja, a morte do soldado é quase certa. Por isso era preciso conhecer bem aquilo em que tanto confiávamos  e de que  sua vida dependia.

Onde você deposita sua confiança?
A fé é uma arma poderosíssima, vence as batalhas mais complicadas. A fé é um poder gigantesco que está à disposição do salvo. É de suma importância, porém, conhecer a substância…

Tratando as agressões - Salmo 119.42

Assim terei que responder ao que me afronta, pois confio na tua palavra.  Salmos 119:42

Quando levamos um soco nossa tendência é erguer o punho e devolver com força. Ninguém é de ferro, depois do soco , a  ira ainda continua , ela tomou conta do nosso ser,  somos levados a agredir mais e mais até que a ira esteja satisfeita. Pior do que um soco, às vezes, uma palavra pode ferir muito mais. Uma ofensa, um ultraje, uma calúnia, dirigidas contra nossas vidas podem fazer sangrar nossa alma, machucar profundamente nosso  íntimo. Nem uma tunda pode doer tanto.
E neste caso somos levando também a revidar, com mais força e violência ainda. E o pior é que quando revidamos (geralmente) levamos junto uma carga muito maior de ofensa do que recebemos. Isso é próprio do ser humano, faz parte de sua natureza pecadora. Mas esse não deve ser o ideal do cristão. Naturalmente, Cristo não nos chamou para sermos inertes e passivos, aceitarmos qualquer agressão sem nos defender. Nós temos o direito de nos defe…

Miseratio Cordis - as cordas do coração. Salmo 119.41

Venham sobre mim também as tuas misericórdias, ó  Senhor, e a tua salvação segundo a tua palavra. Salmo 119.41
Vamos lá, vamos observar alguns casos

Um homem que praticou adultério e depois mata o esposo da mulher com que  ele  havia  adulterado  para que este não o descubra.
Um homem que traí seu melhor amigo no momento em que este estava mais debilitado.
Um perseguidor implacável da Igreja, que maltrata e prende cristãos.

Que há de comum nestes casos?
São todos exemplos de pecados terríveis. Mas para Deus só há uma uma coisa a fazer , só uma ação a praticar nestes casos, apenas uma palavra:MISERICÓRDIA. Dei o exemplo marcante destes três casos. O rei  Davi , apóstolo Pedro e o apóstolo Paulo.
Davi adultera com Batseba e mata seu marido Urias. Pedro nega Jesus nos derradeiros momentos do Salvador antes da crucificação. Paulo fez barbaridades terríveis com os primeiros cristãos.

 Todos eles foram pecadores miseráveis, homens indignos de servir ao Senhor. Nenhum deles merecia escapar da justa p…

Exaustão, vida e vigor. Salmo 119.40

Eis que tenho desejado os teus preceitos; vivifica-me na tua justiça. Salmo 119.40





Há momentos complicados na vida da gente, situações em que não nos resta nenhuma força, estamos esgotados , exauridos e paramos para descansar. Este momento que paramos é importante para retomar o fôlego para a jornada da vida. Restabelecermos prioridades e reorganizar a mente. Parar faz bem, descansar faz parte , tomar um ar para refrescar as ideias é uma coisa muito edificante. O problema é que muitos hoje já não estão conseguindo juntar forças para continuar a caminhar e ficam ali prostrados à beira do caminho, deixando que o desânimo tome conta de todo o seu ser. Tomaram o ar , refrescaram a mente, mas não conseguiram disposição para organizar a mente e avançar. Ali ficam prostrados e abatidos, não encontram força para viver, a vida perde o sentido e muitos chegam ao fundo de uma depressão.
Há muitas causas para a depressão, uma delas é a falta de forças. O esgotamento. Hoje em dia existem crentes esgot…

Medo de acertar. Salmo 119.39

Desvia de mim o opróbrio que temo, pois os teus juízos são bons. Salmo 119.39




É possível fazer o bem e ser envergonhado  por causa disto? É possível que sintamos medo de acertar? Então vamos ver. Hoje é difícil manter uma postura ética no meio do caos conceitual que toma conta do mundo ocidental. Há muitas "verdades" e quase nenhuma certeza. O relativismo é o lema deste século.
Porém a Bíblia permanece sendo o maior referencial de bondade para as nossas vidas. Não importa o que este mundo confuso e perturbado diga. Afinal, ele sempre vai contrariar o Senhor, este é o sistema maligno, o sistema mundano. Tudo normal neste mundo  depois da queda de Adão e Eva...
É necessário fazer o bem, o bem que a palavra de Deus instrui e  não importa o que o resto dos homens vão pensar ou julgar. O salmista amava e cumpria os divinos preceitos por que eles eram bons, mas mesmo assim ele sabia que haviam pessoas que o criticavam, que o desprezariam. Parece incrível que alguém seja escarnecido e inj…

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações