Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 6, 2016

O Pelagianismo

O Pelagianismo


Uma bela fruta, uma simples árvore, singela no meio do jardim. Um mandamento, uma ordem clara e simples: " Não coma dela".
Depois disto a desobediência e a morte.
Eis o pecado original, um legado de Adão e Eva para toda raça humana.
Esta é uma doutrina fundamental para o  arcabouço doutrinário do Apóstolo Paulo. 
Mas havia alguns na igreja antiga que não concordaram com esta doutrina. Eram os hereges pelagianos.
O Pelagianismo basicamente negava a ideia de Pecado original e todas as  suas consequências. O grande proponente e divulgador foi Pelágio da Bretanha, que nasceu em 354 na Inglaterra. Escreveu dois livros sobre o pecado, o livre-arbítrio e a graça: Da natureza e Do livre-arbítrio. Era considerado um monge bastante rigorista,  moralista e intransigente. Ele dizia que não se precisava da graça para salvação, bastando somente a vontade individual,  além disto era contra o batismo, contra a remissão dos pecados, acreditava que se não há pecado original, não há ne…

Cuidadosos e amorosos mandamentos. Salmo 119.48

Também levantarei as minhas mãos para os teus mandamentos, que amei, e meditarei nos teus estatutos. Salmo 119.48


Deus está sentado em um altíssimo e Santo Trono.  De lá ele julga e sentencia sobre  as nações, de lá ele  administra com absoluta  sabedoria e imparcialidade as ações dos homens para dar a cada um o que lhe é direito. E seu justo juízo reflete o caráter e a santidade de Deus, reflete sua admirável sapiência e sua capacidade inigualável em determinar tudo aquilo que é justo, bom e correto, ele determina todas as coisas para serem conforme a sua própria essência, para serem coerentes consigo mesmo. Desta forma, conhecer os seus mandamentos é conhecer o próprio Deus, amar os seus preceitos é amar o autor deles. Saiba que Deus é cuidador por excelência, ele está sempre a zelar por nossas almas e corações. É isso que os seus maravilhosos preceitos nos revelam.
O salmista nos insta a levantarmos nossas mãos aos céus. Este era um sinal muito apropriado de louvor que era usado pelo p…

A tristeza é sua inimiga- Salmo 119.47

Amo os teus mandamentos! Eles são a minha alegria! Salmo 119.47
Há muitas pessoas que jamais experimentaram  a felicidade em seus corações ,  nunca provaram  o que é realmente sorrir de alegria. E não são poucas estas pessoas nestes casos.  Há também o caso, da grande maioria das pessoas em nossa sociedade, que desaprenderam a sorrir de felicidade.As muitas lutas, traições, maldades, as mágoas, invejas, corrupções, tudo isso vem com força para matar qualquer sinal  inicial de alegria. Ela não nasce, não germina e não dá frutos. Os corações permanecem escuros de tristeza.
A Infelicidade é a regra, a felicidade é a exceção. Não raro alguém feliz de verdade é tachado peremptoriamente de louco, desajuizado, fora da razão. Logo , quem é realmente "são " deve ser  pessimista e mau-humorado. Vamos conversar com os infelizes, os muitos  tristes que existem neste mundo. Primeiro, para experimentar a felicidade é preciso dar uma boa resposta para sua tristeza. Ela está a te agredir, te suf…

A revelação progressiva de Deus no Livro aos Hebreus

A revelação progressiva de Deus no Livro aos Hebreus




“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.” (Hebreus 1:1-3)
Certas verdades contidas nas Escrituras não foram totalmente reveladas por Deus para as gerações anteriores. O conhecimento de Deus têm sido progressivamente revelado e aplicado ao longo da história. O livro de Hebreus é uma obra prima de eloquência e da sabedoria de Deus. Uma obra literária de valor incomensurável que precisa ser observada com cuidado e apreciação. Um ponto interessante deste livro é a ligação que ele faz do Antigo com o Novo Testamento, dos pontos primitivos da revelação ao Sacrifício definitivo de Cristo relatado no Novo. A revelação progressiva de Deus na Bíblia Sagrada é detalhada com esmero pelo escritor aos Hebreus. Nosso Criador é mui grande. Sua luz não pode ser vista. Sua beleza não…

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações