Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 13, 2016

A amizade e a depressão. Salmos 119.50

Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou. Salmos 119.50
Preciso de   ajuda!  Agora ! Rápido! A vida de um homem está por um triz , vamos lá! Quando chegam ao local ali observam o homem que está prestes a pular da ponte, sua vida já não faz sentido, ele deu ouvido a palavras de morte, de pessoas que diziam que a vida não vale nada , tudo é vazio, não havia mais esperança para ele. Ele está depressivo no último estágio e vai se atirar daquela alta e terrível ponte.  Quem o poderá impedir?
A Ponte “Golden Gate”   localizada na Califórnia, EUA, é o local de suicídio mais popular do mundo. Em média, as pessoas pulam da ponte uma vez a cada duas semanas. Mas a ponte não é o único lugar de suicídios no mundo, segundo site Nações Unidas ,  no mundo há um suicídio a cada 40 segundos: morrem mais pessoas por esta causa que por conflitos bélicos.
É sabido que aqueles que sofrem de depressão  experimentam sentimentos intensos de tristeza, raiva,  desanimo, ansiedade…

Esperar é crer, amar e confiar. Salmo 119.49

Lembra-te da palavra dada ao teu servo, na qual me fizeste esperar. Salmos 119. 49

A nossa geração vive a era da velocidade , em que as coisas , são  avaliadas mais pela velocidade com que se pode obtê-las do que pelo valor essencial delas. De fato, quem realmente gosta de esperar?  Nós estamos sempre ansiosos para chegar no final do ano, ou nas férias, ou no fim do expediente, ou no fim do mês para receber pagamento. Somos imediatistas. Pessoas velozes. Mas nem sempre viver bem é viver rápido, ou melhor, quase nunca é. Existe muita pressa em se adquirir bens, coisas, experiências, sensações, mas há muito pouca paciência  para adquirir qualidades como um bom caráter, uma boa reputação, ou coisas como um  bom emprego , que lhe proporcione uma renda  suficiente e qualidade de vida, ou uma  amizade verdadeira. Temos pouca paciência para ouvir um amigo, contar uma história, passear calmamente por uma praça. A pressa diminui nossa vida ao diminuir o tempo que passamos apreciando a mesma. Há co…

Semipelagianismo

Somos deserto, somos secos, sem vida , sem graça, mortos, incapazes de sentir a vida. A verdadeira vida. Vale de ossos secos (Ezequiel 37). Mortos em delitos e pecados ( Efésios 2.1)  Somos um deserto. É isso que a Bíblia fala, somos  um deserto seco, vazio , sem água, sem nenhuma vida. Mas não era assim que cria João Cassiano.Ele era semipelagiano.

O Semipelagianismo é uma heresia que, como seu nome claramente indica, se coloca como um meio caminho entre o pelagianismo e a ortodoxia. Ele  ensina que a humanidade é manchada pelo pecado, mas não ao extremo de não podermos cooperar com a graça de Deus com os nossos próprios esforços. Essa crença é, em essência, depravação parcial, ao invés de depravação total.  


O grande propositor deste ensino foi  João Cassiano, que afirmava que a graça de Deus auxilia no momento de se vencer o pecado, mas que a iniciativa precisa ser do homem. O semipelagianismo, entende que é o homem que tem de por  sua livre e espontânea vontade encontrar a Deus,  e cr…

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações