Pular para o conteúdo principal

Antídoto contra a calúnia. Salmo 119.69


Os soberbos forjaram mentiras contra mim; mas eu com todo o meu coração guardarei os teus preceitos. Salmo 119.69

Poucas coisas na vida são mais dolorosas que uma calúnia. E quanto mais escandalosa, mais as pessoas tendem a acreditar e a espalhar.
Parece que as pessoas sentem prazer sádico em compartilhar fatos negativos umas sobre as outras. E pior do que este compartilhar é que o fazem sem checar a veracidade da informação.
Ninguém conhece exatamente como nasce um boato. É bem difícil detectar de onde se origina a mentira, quem inventa o que, sobre quem e por que.  Biblicamente sabemos que os forjadores de mentiras, ou seja, os caluniadores são pessoas soberbas. Note que para ser soberba a pessoa não precisa necessariamente mostrar-se soberba. Há muitas pessoas que apesar de aparência humilde e de linguajar macio são carregadas de soberba. A soberba é um mal do coração que contamina todo o homem e todo seu proceder, mas não tira sua capacidade de raciocínio nem de dissimulação. Os soberbos caluniadores são astutos formadores de opinião e nunca colocam os fatos e informações como sendo de sua autoria, ou seja, eles usam a frase " fiquei sabendo de tal e tal fulano, tal e tal coisa" e não raro ainda justificam: " eu não gosto de falar sobre isso , falo apenas com você pois confio que não irás contar para ninguém...". Logicamente eles usam de fraude, pois jamais ficarão sem espalhar o veneno de seu coração corrompido, pois isso faz parte da natureza de seu coração não transformado pelo Espírito Santo.
O soberbo forja mentiras contra os verdadeiros servos de Deus. Eles não se limitam a falar do ímpio, do mal e do perverso, pelo contrário eles sentem prazer em procurar falhas e erros nos que sinceramente procuram servir a Deus.Muitas vezes usam de meias verdades e distorcem os acontecimentos, dando aos fatos novas roupagens para produzir efeito mais devastador, pois uma meia verdade pode ser confirmada, ainda que parcialmente, dando credibilidade ao caluniador.
O único modo de um servo de Cristo vencer a calúnia é dando seu excelente testemunho de vida. Obedecendo a Palavra, pedindo perdão quando falha, mostrando humildade quando erra e retornando ao caminho da santidade, ele mostra ao mundo a verdadeira face do mentiroso, do caluniador soberbo.
As pessoas olham o proceder do homem de Deus e percebem o temor, a reverência e a humildade que falta no caluniador e percebem claramente quem fala a verdade e quem se deleita na mentira. Os que acabam dando ouvidos aos caluniadores soberbos são outras pessoas tão soberbas e malignas quanto o próprio caluniador, pois pessoas de bem não dão créditos nem repassam boatos. Para o crente um fato deve ser cuidadosamente analisado e compreendido para depois ser considerado digno de ser divulgado.

O salmista aprendeu que confiar em Deus e praticar sua Palavra é o melhor antídoto contra a calúnia.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores