Pular para o conteúdo principal

Chore. Salmos 119:82

Os meus olhos se consomem pela tua palavra; entrementes dizia: Quando me consolarás tu? Salmos 119:82


Os olhos que se consomem é uma metáfora para choro. O salmista chorava  por que estava consumido de  angústia por ainda não ver cumprida a  Palavra de Deus na sua vida. Ele desejava intensamente os consolos do Altíssimo.
Ele chorava. E o que é o choro?
O choro é a  alma que se rasga , é  o  sentimento e a dor que se transformam em lágrimas. Uma alma rasgada chora. Uma alma que está  ferida pela vida e pelo sofrimento.
O choro é uma válvula por onde  a pressão do sofrimento pode extravasar, por onde a dor dos sentimentos escorre como sangue em ferida aberta. A dor  de uma ferida  pode ser causa  de choro, mas o choro de uma alma dilacerada pode doer muito mais que qualquer ferida  feita no corpo.
Ele chorava de aflição, pois certamente se encontrava em situação difícil e calamitosa.
O choro escancara nossas necessidades e anseios. O choro verdadeiro liberta as emoções que estavam encarceradas dentro da casca dura que é nossa consciência social. No mundo atual que preza pela força, pela aparência de robustez, impassibilidade, o choro é frequentemente visto como sinal de fraqueza e por isso é  reprimido com força. |Essa tentativa de demonstrar  força é enganosa,  pois sorrir e chorar fazem parte da nossa  natureza  , reprimir isso é desumano, irracional. A vida não se faz só de sorrisos, há que se viver também os momentos de tristeza e aflição. Não negá-los  ou reprimi-los.  Se  nos privamos  do choro por longo prazo é possível desenvolver quadros de depressão, úlcera, gastrite e pressão alta. Além disto,   estudos recentes afirmam que chorar faz bem para a alma.
Mas é preciso saber chorar, saber  em que lugar poderemos deixar nossas lágrimas. Você sabe o lugar onde você pode chorar? Não é saudável expressar nosso choro na frente de qualquer pessoa e em qualquer lugar.

O Salmista sabia que devia ser consolado com o consolo do Altíssimo. Por mais bem intencionado que seja , o ser humano não tem a capacidade de aplacar o sofrimento da alma de seu semelhante, é preciso uma intervenção de Deus. Só o Senhor tem remédio para a alma ferida, para o choro do aflito.
O salmista  buscava na Palavra de Deus o consolo, o abrigo, a renovação de suas disposições. O Senhor é alívio para nosso choro, devemos pois chorar aos seus pés e derramar nossa aflição para Ele.



Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores