Pular para o conteúdo principal

Consolo e o Panorama da dor . Salmos 119:76

Sirva pois a tua bondade para me consolar, segundo a palavra que deste ao teu servo. Salmos 119:76



Estamos em colapso. As nossas mentes estão em colapso. Coração e sentimentos em colapso. Sociedades em colapso. Pior ainda que tudo: Os cristãos estão em colapso.
O sistema mundano falido joga um fardo pesado sobre nós, um fardo de mágoas, de medos, ansiedades. A crise financeira, o problema familiar, uma doença difícil , uma questão no trabalho, um desentendimento com o vizinho, tudo isso é parte do fardo pesado que muitos de nós carregamos. Mais do que carregar estamos sendo amassados e aniquilados pelo sofrimento. Muitas vezes o sofrimento pode vir até mesmo sem uma causa definida. De repente, uma densa nuvem de tristeza cobre sua vida sem razão aparente. Os cristãos estão padecendo. 
Falta-lhes conforto , falta-lhes consolo.
Um panorama desolador, as coisas parecem sempre dar errado. Você sente o peso da frustração sobre si . Sente-se cansado, lento, e fisicamente esgotado. Todo o seu corpo pode sentir-se pesado.
Nestes momentos em que a angústia toma conta aparecem muitos com ideias super otimistas tentando nos alegrar, ideias fantasiosas.  Outros vem como juízes e querem apenas julgar a razão pelo qual a dor nos afligiu. São críticos mordazes.
Infelizmente , vivemos em uma época onde há pouca gente que deseja realmente nos consolar no momento da angústia, nossa dor parece não ter fim e ninguém parece entender ela. Quem se preocupa conosco? QUem realmente se importa?
Bom meu amigo, este é o panorama da dor. Quando você olha percebe que quase todas as pessoas estão realmente preocupadas consigo mesmas e com seus afazeres. Quando se comovem pela dor do próximo é uma comoção rápida e desprovida de motivações altruístas.
Sabemos que Deus se importa com o sofrimento de seus servos e nos convida a procurar nele o consolo desejado. Onde está este consolo autêntico , verdadeiro?
 Na Palavra de Deus, a única fonte de esperança, refrigério e consolo.
Muitas pessoas porém, especialmente os novos convertidos , não sabem procurar o consolo nas Escrituras, eles estão engatinhando na fé.
Para isso  é que devem haver crentes maduros na fé, crentes que conhecem as Escrituras, crentes que se importem com a dor do outro e ofereçam conselhos orientados na Palavra para orientar os aflitos. Muitos negligenciam esta tarefa com o argumento de que este é o trabalho do pastor. Não é tarefa exclusiva do pastor. È trabalho de toda a Igreja, é trabalho de mulheres, de jovens e anciãos, é trabalho de quem realmente é um salvo em Cristo e conhece o Consolo das Escrituras.
Por que não se importar com o sofrimento alheio?
O Salmista sabia que a bondade do Senhor o iria confortar. Ele esperava o conforto segundo a Palavra de Deus. Mesmo no panorama da dor ele conhecia a bondade de Deus.

Que nós possamos , como conhecedores do Consolo Bíblico , consolar muitas almas que andam oprimidas e amarguradas pela dor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trindade Imanente e Trindade Econômica

Não se pode estudar Teologia do ponto de vista ortodoxo sem refletir a respeito da doutrina Trindade. A grande maioria das Igrejas cristãs abraça esta doutrina. Ela é básica para o Cristianismo.  A Declaração típica do credo cristão histórico é: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo .
Os judeus do tempo de Jesus davam muita ênfase à unidade de Deus, e esta ênfase foi trazida para dentro da igreja cristã. Não muito tempo depois,  estudiosos da Bíblia notaram que a Unidade ensinada no Judaísmo não era tão evidente assim como se entendia na época. Analisando as afirmações de Cristo e as revelações do apóstolo Paulo chegou-se a conclusão de uma Triunidade, também chamada de  Trindade .
Tertuliano (ca. 160 - ca. 220 d.C.) foi o teólogo responsável pelo desenvolvimento do termo Trindade, ele criou a palavra “Trindade” (no latim, Trinitas), esse termo desde a sua época tornou-se característico da teologia cristã. Muitos teólogos do cristi…

Um caminho sujo para o jovem limpo - Salmo 119.9

Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.  Salmo 119.9

Imagine comigo uma cena : um rapaz  limpo e  cuidadoso , com vestes muito brancas, tem de  cruzar por um caminho difícil e sujo para chegar ao seu destino. Para complicar , o lugar que o espera só o receberá se estiver com suas  vestes limpas. A trilha é lamacenta e ele irá inevitavelmente se sujar. Não há grama, concreto, pedras ou algum atalho identificável, ele terá que passar pelo barro. Para um jovem asseado como ele , a sujeira é desafiadora, incômoda, detestável. Sua aflição é grande por que sabe ter que trilhar este caminho. Mas imagine também que ele ouça alguém que lhe dirige a palavra dizendo: por aqui, escute a minha voz, siga por este caminho, desvie dos buracos. Mais adiante  esta voz lhe  avisa sobre uma poça, um galho, um obstáculo e assim  por diante, conselho sobre conselho, ele vai seguindo sem duvidar que essa voz lhe manterá  longe da sujeira e dos perigos do caminho. Não prec…

Os Pais capadócios

A região da Capadócia (também conhecida como Província da Capadócia) era localizada na área centro-oriental da Anatólia na moderna Turquia. Era um dos domínios romanos da região da Ásia Menor. Os Pais Capadócios foram três notáveis teólogos que viveram nesta região entre os concílios de Niceia (325) e o de Constantinopla (381). Sendo que suas contribuições para o Concilio constantinopolitano foram especialmente  relevantes. São eles  Basílio, Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa  e ficaram  conhecidos como os  Padres Capadócios.
Os três foram grandes amigos do assim chamado “Campeão da Ortodoxia” Atanásio, ou Atanásio de Alexandria , e criaram fórmulas para desenvolver a doutrina da Trindade de forma a ser aceita pela maioria dos teólogos da época. Basílio de Cesaréia e Gregório de Nissa eram irmãos, sendo que Basílio, que era seis anos mais velho, foi quem ensinou os princípios elementares da fé a seu irmão mais novo Gregório. Gregório de Nazianzo foi amigo íntimo dos dois, compartil…