Pular para o conteúdo principal

Servidão ou soberba.Salmo 119.78

Confundam-se os soberbos, pois me trataram duma maneira perversa, sem causa; mas eu meditarei nos teus preceitos.  Salmo 119.78


O que é uma pessoa soberba? Além de sentir-se superior, a pessoa soberba menospreza os outros, considerando-os inferiores. Trata  os seus semelhantes de maneira perversa e cruel. Ela ridiculariza, zomba, escarnece e faz "pouco caso" dos outros. 
Há um contraste marcante nestes versos. Os soberbos de um lado e de outro o salmista.
Os soberbos tratam o salmista com perversidade. O salmista medita nos preceitos de Deus.
O soberbo se sente dotado de  grande importância,  se acha o protagonista  e   relega todos os outros um papel secundário, o papel de coadjuvante.
Ledo engano, não somos protagonistas de nada, nem mesmo da nossa história. Quando tentamos ser protagonistas da nossa vida nos damos mal, erramos nosso alvo , nossa missão de vida e atraímos a ira de Deus , afinal isso se torna idolatria do ego.
Há muitos que idolatram seu próprio ego hoje em dia.
O Senhor deve ser o centro de nossa vida e o principal ator de nossa história. No final só ele deve ser merecedor de todo crédito por qualquer de nossas vitórias.
Podemos escolher: Ou sermos servos de Deus ou sermos soberbos, não há como conciliarmos as duas coisas.
Os idólatras do ego maltratam os outros e pisam  nos seus semelhantes. 
Muitas vezes os servos vão sofrer nas mãos dos soberbos , serão humilhados e maltratados. Muitos justos, muitos humildes, se veem massacrados pelos soberbos, pelos arrogantes desta vida, e o melhor jeito de enfrentar isso é buscar na Palavra de Deus socorro contra isso.
Há momento que somos humilhados e mal tratados , momentos em que temos vontade de reagir com ira e ressentimento. Nunca é o caso. O melhor a fazer para superar as humilhações desta vida é olhar para as promessas de Deus, elas nunca falharão.
Os homens e suas arrogâncias passarão, a sua força murchará, o cetro de seu poder se quebrará, mas os humildes servos do Altíssimo não serão abalados. Os que confiam em Deus serão eternamente consolados de suas lutas e sofrimentos. Lembre, Jesus foi humilhado pelos soberbos fariseus, Paulo foi ridicularizado pelos atenienses, será que nós não sofreremos humilhações por sermos dedicados servos de Cristo?
Para ser servo de Deus não é possível que caiamos na idolatria do ego. Ou somos servos ou somos soberbos.
Aprendamos com o salmista , meditemos nas Sagradas Escrituras para ficarmos firmes nos momentos de luta e humilhação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zwínglio o Reformador Completo

Huldreich Zwínglio (1484-1531) foi um homem formidável, acima de seu tempo. Viveu pouco tempo (47 anos) e não é tão conhecido hoje como Calvino ou Lutero, no círculo evangélico. Ele era um teólogo excepcionalmente capaz como Calvino , como também possuía qualidades de liderança e fibra que se distinguiam na personalidade de Lutero.
Zwínglio foi o líder da reforma suíça e fundador das igrejas reformadas suíças. Independentemente de Martinho Lutero, Zwínglio chegou a conclusões semelhantes pelo estudo das Escrituras. Os dois não foram influenciados em suas teologias um pelo outro, suas reformas e inovações se deram em paralelo, naturalmente guiados pelo Espírito Santo.
Ele foi famoso por propor, assim como Lutero, algumas teses que confrontavam a teologia romana. Os 67 artigos de Zwínglio. Clique AQUI para conhecer os 67 Artigos de Zwínglio. Zwínglio contrastava de Lutero pois , apesar de enérgico e implacável contra os desmandos do papa e as heresias romanas , ele sempre contestava …

Trindade Imanente e Trindade Econômica

Não se pode estudar Teologia do ponto de vista ortodoxo sem refletir a respeito da doutrina Trindade. A grande maioria das Igrejas cristãs abraça esta doutrina. Ela é básica para o Cristianismo.  A Declaração típica do credo cristão histórico é: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo .
Os judeus do tempo de Jesus davam muita ênfase à unidade de Deus, e esta ênfase foi trazida para dentro da igreja cristã. Não muito tempo depois,  estudiosos da Bíblia notaram que a Unidade ensinada no Judaísmo não era tão evidente assim como se entendia na época. Analisando as afirmações de Cristo e as revelações do apóstolo Paulo chegou-se a conclusão de uma Triunidade, também chamada de  Trindade .
Tertuliano (ca. 160 - ca. 220 d.C.) foi o teólogo responsável pelo desenvolvimento do termo Trindade, ele criou a palavra “Trindade” (no latim, Trinitas), esse termo desde a sua época tornou-se característico da teologia cristã. Muitos teólogos do cristi…

A Importância da Reforma nos nossos dias

A Importância da Reforma nos nossos dias

Olá irmãos em Cristo. Estamos em clima de festa, pois no dia 31 de outubro comemoramos o aniversário da Reforma Protestante. E a convite do meu amigo Vitor, estou aqui para fazer um breve texto sobre a importância da Reforma nos nossos dias atuais.
Pouco se ouve falar da Reforma nos nossos dias atuais. A mídia tenta encobrir essa data com o Halloween, e as escolas quando falam sobre o assunto, na maioria dos casos, coloca os reformadores como os “vilões” da história.
A Reforma começou na Alemanha, no ano de 1517, quando o então cardeal da Igreja Católica Martinho Lutero se opôs a algumas regras e normas impostas pela Igreja Católica, como as indulgências, proibição de qualquer pessoa ler a Bíblia, o uso de imagens de santos nos cultos etc. E então, no dia 31 de outubro de 1517, Lutero coloca na parede da Catedral de Wittenberg as suas 95 Teses. E nessas teses, Lutero coloca suas oposições à grande parte daquilo que o catolicismo pregava, propagand…