Pular para o conteúdo principal

Verdade ou vergonha. Salmo 119.80

Seja correto o meu coração nos teus estatutos, para que eu não seja envergonhado. Salmo 119.80



As pessoas estão acostumadas a mentir, a mentira as  livra de embaraços imediatos. A mentira pode   tirar o peso de uma vergonha, mesmo que seja momentaneamente. A mentira é usada como um escape rápido para uma humilhação iminente.
Há muitas coisas que fazemos que não gostaríamos de admitir. Há muitos pecados, muitas falhas, muitas mesquinhezas que detestaríamos que outras pessoas soubessem. Somos cheios de defeitos, mas estes defeitos não raro estão ocultos diante dos olhos de nossos semelhantes.
Há porém situações em que  somos confrontados por alguém devido aos nossos erros, falhas e pecados,  neste caso  há duas opções, ou reconhecemos e aceitamos a correção , ou negamos, mentimos e evitamos o constrangimento.
Qual das duas opções você escolhe? A mais fácil ou a mais difícil? A que leva ao arrependimento e a vida ou a que leva ao endurecimento e à morte?
Não podemos dizer que essa é uma escolha simples, pois sabemos que em determinada circunstância , reconhecer determinada falha pode trazer consequências imediatas terríveis. Ira, escárnio, condenação, perda de emprego,  divórcio, perda de amizades...Nestes casos a mentira parece uma solução rápida. Não é, é um infeliz engano pensar assim. A mentira nunca soluciona nada, só cria novos problemas.
Pois existe  ainda uma possibilidade melhor do que estas duas, existe uma terceira via, melhor que as alternativas anteriores. Esta alternativa é melhor, mais pura, embora seja mais difícil de cumprir.
A melhor opção é obedecer de coração aos justos juízos de Deus.
O homem que obedece não tem do que recear , não tem do que se envergonhar, ele age correto, com integridade. Ele age pela verdade e a favor da verdade. Sabe que mentir para Deus é impossível.
O homem íntegro não teme ser corrigido pois sabe que seu procedimento está pautado pela Palavra de Deus . Ele anda com sinceridade e singeleza de coração. É um homem verdadeiro, homem correto.
Sabemos que não é fácil confessar em arrependimento. Por outro lado,  sabemos que  não é correto fugir  da correção escondendo seu erro. A melhor opção é ainda não errar e não ter do que se envergonhar. 
Mas alguém poderia dizer que é impossível viver sem pecar. Sim é realmente impossível, pois todos nós somos inclinados ao erro. Somos pecadores natos. Mas mesmo assim é possível que nosso erros não sejam alvo da repreensão do homem. Podemos escolher sermos arguidos apenas por Deus e pela nossa consciência de modo a não sermos envergonhados publicamente, nos expondo ao escárnio dos homens. 
Um homem temente terá pecados, mas ele os tratará  na sua intimidade, diante dele e diante de Deus, não os exporá em público como uma bandeira, maculando assim o testemunho cristão.
O sentido do pecado, o hábito da auto-humilhação e o desejo de contrição estão presentes nas mentes dos homens íntegros. Eles aprendem a confessar ao Senhor todas as suas faltas, até as mais escondidas, que estão ocultas no coração. Assim , humilhando-se perante Deus não são envergonhados diante dos homens.

Assim como o salmista devemos buscar em Deus força para obter um coração correto , um coração devotado aos divinos mandamentos para que não tenhamos do que nos envergonhar, não tenhamos motivo de sermos repreendido e confrontado pelos homens. Verdade ou vergonha, qual você escolhe?





Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores