Pular para o conteúdo principal

A Soberana justiça divina no tempo. Salmo 119.84

Quantos serão os dias do teu servo? Quando me farás justiça contra os que me perseguem? Salmo 119.84



Os nossos dias voam! O tempo é implacável, hoje temos 30 anos , amanhã 40 e logo 60, 80 e fim. Acabou-se nossa vida.
Alguém pode objetar que não parece tão breve quanto descrevo, mas ao final e ao cabo, pergunte a um ancião de 90 anos se a vida não lhe correu rápido , se os anos não lhe  escorreram depressa por entre suas mãos.
Não temos o controle sobre nossos dias, não sabemos quanto  tempo temos  pela frente, se mais um ou mais 70 anos, só Deus sabe. Será que seremos capazes de ver coisas boas nesta vida? Será que ainda seremos capazes de ver a justiça finalmente triunfando?
O que o salmista queria era saber se veria a justiça feita aqui nesta vida, se ele poderia esperar que o Senhor fizesse justiça ao seu servo oprimido.
O fato é que Deus é justo e temo convicção que a justiça divina certamente por fim triunfará, mas nem sempre veremos o homem ímpio ser julgado aqui nesta terra. O ditado popular "Aqui se faz , aqui se paga" é uma tremenda ilusão que não se confirma na nossa experiência de vida e nem encontra confirmação bíblica. Há muitos casos em que o ímpio morre com muitos anos e com muitas alegrias desfrutadas e também há casos em que o justo sofre aflições terríveis aqui nesta vida e não encontra refrigério senão quando parte deste vida.
Precisamos entender que a justiça de Deus é maior que os nossos meros 100 anos de vida ( em alguns casos raros, um pouco mais). Na verdade a Justiça divina é eterna, ela não julga pelo tempo , mas pela qualidade das nossas ações.
Precisamos aprender a confiar na justiça eterna de Deus e não esperar que tudo se resolva aqui nesta terra em meros 80 ou 90 anos de existência. Há uma eternidade para desfrutar , e também o ímpio terá uma eternidade para cumprir sua pena.

Nós os salvos somos convidados a esperar na justiça eterna de Deus e não se afligir por não alcançarmos o que  nos seria justo aqui nesta terra e nem com o fato do ímpio não ter sua devida punição ainda em vida. Deus é soberano sobre o tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zwínglio o Reformador Completo

Huldreich Zwínglio (1484-1531) foi um homem formidável, acima de seu tempo. Viveu pouco tempo (47 anos) e não é tão conhecido hoje como Calvino ou Lutero, no círculo evangélico. Ele era um teólogo excepcionalmente capaz como Calvino , como também possuía qualidades de liderança e fibra que se distinguiam na personalidade de Lutero.
Zwínglio foi o líder da reforma suíça e fundador das igrejas reformadas suíças. Independentemente de Martinho Lutero, Zwínglio chegou a conclusões semelhantes pelo estudo das Escrituras. Os dois não foram influenciados em suas teologias um pelo outro, suas reformas e inovações se deram em paralelo, naturalmente guiados pelo Espírito Santo.
Ele foi famoso por propor, assim como Lutero, algumas teses que confrontavam a teologia romana. Os 67 artigos de Zwínglio. Clique AQUI para conhecer os 67 Artigos de Zwínglio. Zwínglio contrastava de Lutero pois , apesar de enérgico e implacável contra os desmandos do papa e as heresias romanas , ele sempre contestava …

Trindade Imanente e Trindade Econômica

Não se pode estudar Teologia do ponto de vista ortodoxo sem refletir a respeito da doutrina Trindade. A grande maioria das Igrejas cristãs abraça esta doutrina. Ela é básica para o Cristianismo.  A Declaração típica do credo cristão histórico é: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo .
Os judeus do tempo de Jesus davam muita ênfase à unidade de Deus, e esta ênfase foi trazida para dentro da igreja cristã. Não muito tempo depois,  estudiosos da Bíblia notaram que a Unidade ensinada no Judaísmo não era tão evidente assim como se entendia na época. Analisando as afirmações de Cristo e as revelações do apóstolo Paulo chegou-se a conclusão de uma Triunidade, também chamada de  Trindade .
Tertuliano (ca. 160 - ca. 220 d.C.) foi o teólogo responsável pelo desenvolvimento do termo Trindade, ele criou a palavra “Trindade” (no latim, Trinitas), esse termo desde a sua época tornou-se característico da teologia cristã. Muitos teólogos do cristi…

A Importância da Reforma nos nossos dias

A Importância da Reforma nos nossos dias

Olá irmãos em Cristo. Estamos em clima de festa, pois no dia 31 de outubro comemoramos o aniversário da Reforma Protestante. E a convite do meu amigo Vitor, estou aqui para fazer um breve texto sobre a importância da Reforma nos nossos dias atuais.
Pouco se ouve falar da Reforma nos nossos dias atuais. A mídia tenta encobrir essa data com o Halloween, e as escolas quando falam sobre o assunto, na maioria dos casos, coloca os reformadores como os “vilões” da história.
A Reforma começou na Alemanha, no ano de 1517, quando o então cardeal da Igreja Católica Martinho Lutero se opôs a algumas regras e normas impostas pela Igreja Católica, como as indulgências, proibição de qualquer pessoa ler a Bíblia, o uso de imagens de santos nos cultos etc. E então, no dia 31 de outubro de 1517, Lutero coloca na parede da Catedral de Wittenberg as suas 95 Teses. E nessas teses, Lutero coloca suas oposições à grande parte daquilo que o catolicismo pregava, propagand…