Pular para o conteúdo principal

Angústia, a dor oculta. Salmo 119.92

Se a tua lei não fora o meu prazer, então eu teria perecido na minha angústia. Salmo 119.92





Dor indefinível. Sentimento de pesar, de aflição, de inquietude.É uma tristeza aguda que aflige rápido e inesperadamente. Isso é angústia.
Não é o mesmo que ansiedade, pois esta se preocupa excessivamente com o futuro , o porvir , é um medo com o que pode ocorrer; a angústia é verdadeiramente indefinível,  é aflição e  dor intraduzíveis. Muitas pessoas  angustiadas geralmente sabem que algo vai mal consigo , mas não consegue imediatamente distinguir o quê.
Existem várias pessoas angustiadas hoje no mundo, algumas já descobriram os motivos de sua angústia: problemas no trabalho, no casamento, problemas com amigos, drogas, vícios, iras, ressentimentos. Tudo isso e muito mais podem causar angústia. A angústia é uma crise, mas é uma crise passageira. Se ela se aprofundar pode gerar uma depressão ou ainda uma ansiedade crônica. Daí o quadro se torna bem mais grave.
O salmista estava sofrendo, teve um período de dor e aflição agudas em sua vida. Com certeza a frustração de um plano que deu errado ou a perda de alguém querido possa ter sido causa de sua angústia.
A angústia deve ser tratada, pois mesmo que  algumas vezes ela seja normal, como a do luto, a da perda de emprego ou de uma separação,  ela pode persistir e torna-se uma grave enfermidade emocional.
A angústia faz com que doa a cabeça, o peito, as mãos, tudo. Ao mesmo tempo que não sabemos realmente dizer o que dói e como dói. É uma dor oculta.
Resumindo problemas  mal resolvidos ou não resolvidos geram angústia. Não saber lidar com as frustrações da vida gera angústia.
O salmista aprendeu que somente tratando biblicamente ele poderia ser livre deste sofrimento. Aprendamos algo com ele, como  lidar com a dor e a frustração:
Evite ficar fixado no sofrimento, evite focar na dor . Comece a pensar no que Deus quer que você faça com esta frustração . Como o Senhor deseja que você lide com seu sofrimento. Pense em coisas construtivas para achar o que a Bíblia ensina sobre isso.
Não fique lamentando para todo mundo , nem achando culpado para suas dores. Pare de ter pena de si e de fazer o papel de vítima. Você está sofrendo e ponto, aprenda a lidar com isso. Culpar as pessoas e responsabilizá-las não resolve nada, só gera mais dor.
A Bíblia tem de ser o nosso prazer, nossa alegria. Meditar na palavra será nosso sustento.


Foque em Deus, nas suas promessas, no seu amor incondicional. Ore. Medite na Palavra de Deus. Só assim essa angústia vai passar e você sairá desta dor. Você ficará  mais forte do que nunca. Forte em Deus.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores