Pular para o conteúdo principal

Sabedoria do Adversário. Salmo 119.98

Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo. Salmo 119.98



Pense num ser terrivelmente sábio, pense em um homem super inteligente. Newton, Einstein, Aristóteles. Bom, esses sáo inteligentes, mas agora pense em um ser milhões de vezes mais inteligente que eles. Pensou? Não consegue nem imaginar? Agora uma má notícia: Ele é nosso adversário...
Sem querer assustar, o fato é que sempre haveremos de encontrar obstáculos e situações que nos parecem realmente difíceis de entender e muito mais difíceis de enfrentar. Isso nos dá uma pequena amostra e uma prova de que temos um adversário  verdadeiramente tenebroso.
Aquele  patrão mal-humorado não é seu inimigo, o  gerente do banco,  o colega caluniador , a vizinha fofoqueira, o sogro implicante, nenhum destes pode ser  considerado seu adversário. Não temos as pessoas  inimigas, temos apenas um inimigo, Satanás, ele  é o adversário, um adversário perigosíssimo. As pessoas são muitas vezes instrumentos dele para nos fazer mal. Isso significa que possuímos apenas um adversário, mas infelizmente  é um adversário muito, mas muito inteligente. Pense em um ser criado com a sabedoria dos anjos, com milhares de anos de experiência de vida e que tem um conhecimento bíblico que ousa desafiar, o próprio Cristo para um debate ( Mateus 4). Ele dedica cada milimetro de sua experiência e astúcia para derrubar e aniquilar o ser humano,  assim como tentou derrubar o Salvador, sem sucesso naturalmente.
O salmista sabia que nenhum adversário era superior em sabedoria á Palavra de Deus. Contra ela jamais alguém prevaleceu   jamais alguém prevalecerá.  A Bíblia contém toda a sabedoria que o Criador compilou em nosso favor pra que vivêssemos de maneira sábia, sensata e piedosa.
Um adversário que prepara ciladas terríveis, armadilhas astuciosas. Um inimigo que argumenta a todo momento em nosso ouvidos dizendo que somos perdedores, derrotados e  inevitavelmente abomináveis para Deus. Um oponente astuto que usa nossos maiores amigos para nos ofender e lançar acusações.
Um adversário terrível, que possuí uma inteligência monstruosa e milhares de anos de experiência em derrubar homens e mulheres que tentavam servir ao Senhor. Qual   chance que teríamos de combatê-lo?
Nenhuma, sinceramente nenhuma, a não ser que , como o salmista estejamos sempre empunhando a Palavra de Deus, estejamos sempre em guarda com a única sabedoria disponível a nós servos do Altíssimo. Essa sabedoria não está em nós, vem de fora, vem da Palavra, só ela pode nos munir de conhecimento e inteligência necessária para desviar das armadilhas satânicas e enfrentar as acusações, calúnias  e obstáculos que ele nos impõe.
Sejamos  mais sábios que nosso adversário e aprendamos a ter sempre a Palavra de Deus conosco.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores