Pular para o conteúdo principal

Tudo é ordem. Engrenagens do Universo. Salmo 119.91

Conforme a tua ordenação, tudo se mantém até hoje, porque todas as coisas te obedecem. Salmo 119.91


Se você chamar alguma pessoa pelo nome  ela lhe atenderá, lhe ouvirá. Se chamar seu animal de estimação ele também atenderá; Tudo muito simples e natural. Tente agora chamar uma pedra da rua, tente gritar para uma porta se abrir.  Mande uma cadeira balançar ou uma mesa sair voando. Sei que parece absurdo isso, realmente, os seres vivos são capazes de nos ouvir, atendem algumas ordens  ( nem sempre é claro, mas eles pelo menos nos ouvem). Mas os seres inanimados não tem ouvidos nem percepção alguma, não reagem a nada que façamos ou digamos. 
Para Deus , incrivelmente todos os seres tem ouvidos. Todo o universo atende imediatamente à voz do seu Criador. Ele manda e os seres inanimados como rochas e  montanhas se transportam de lugar,  uma ordem sua e os mares param de rugir. Numa simples frase: Haja sol e o sol, atento,  passou a aquecer a terra. Noutra simples frase: "Cessa-te vento" e o vento para de soprar.
Deus poe em ordem todas as coisas, tudo está  no devido lugar que o Senhor ordenou. 
Mesmo quando tudo parece desajustado, mesmo quando tudo parece um caos, tudo parece fora de ordem, Deus ainda enxerga um propósito supremo em sua Criação.
O Senhor criou o homem, ele pecou, transgrediu e atraiu a maldição sobre si e sobre toda o restante da criação , tudo parecia confuso e sem sentido depois que a morte começou a reinar sobre os seres humanos. Mas  o fato era que tudo ainda permanecia estritamente sobre o controle providencial de Deus. Seu propósito eterno era que o amor de seu filho Jesus Cristo fosse manifesto em tempo oportuno e redimisse a humanidade de sua queda fatídica. Jesus o Cordeiro que foi sacrificado por amor de nós antes da fundação do mundo.
A voz de Deus ainda domina sobre as coisas criadas, sua ordem ainda está governando o mundo, suas leis perfeitas estão orquestrando magnificamente os movimentos que regem nosso universo ( lei da gravidade, electromagnetismo, leia da ação e reação, etc..)
O ser humano ainda que pecador não escapa da determinação de Deus. Ainda que desobedeça é uma desobediência restrita e moderada por Deus. O homem só vai até onde Deus permite.  Ninguém toma do Senhor  ás rédeas da sua própria vida. 
O  próprio tempo atende a voz de Deus, a luz obedece seu mandar, o espaço , o cosmo, tudo ouve a voz maravilhosa e soberana do Criador. Ele tudo ordena, com poder, majestade, glória e sabedoria.
Seremos felizes se obedecermos ativamente a voz do nosso Deus e atendermos ao seus perfeitos mandamentos.
Nada é caos, nada é incerteza, nada é desordem ou desajuste. Tudo é ordem. Deus está sentado nas engrenagens do universo , governando o universo
No final as coisas sempre se ajustam, tudo ainda  fluirá perfeita e inevitavelmente para um propósito alegre e feliz. Feliz para quem ama ao Senhor.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zwínglio o Reformador Completo

Huldreich Zwínglio (1484-1531) foi um homem formidável, acima de seu tempo. Viveu pouco tempo (47 anos) e não é tão conhecido hoje como Calvino ou Lutero, no círculo evangélico. Ele era um teólogo excepcionalmente capaz como Calvino , como também possuía qualidades de liderança e fibra que se distinguiam na personalidade de Lutero.
Zwínglio foi o líder da reforma suíça e fundador das igrejas reformadas suíças. Independentemente de Martinho Lutero, Zwínglio chegou a conclusões semelhantes pelo estudo das Escrituras. Os dois não foram influenciados em suas teologias um pelo outro, suas reformas e inovações se deram em paralelo, naturalmente guiados pelo Espírito Santo.
Ele foi famoso por propor, assim como Lutero, algumas teses que confrontavam a teologia romana. Os 67 artigos de Zwínglio. Clique AQUI para conhecer os 67 Artigos de Zwínglio. Zwínglio contrastava de Lutero pois , apesar de enérgico e implacável contra os desmandos do papa e as heresias romanas , ele sempre contestava …

Trindade Imanente e Trindade Econômica

Não se pode estudar Teologia do ponto de vista ortodoxo sem refletir a respeito da doutrina Trindade. A grande maioria das Igrejas cristãs abraça esta doutrina. Ela é básica para o Cristianismo.  A Declaração típica do credo cristão histórico é: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo .
Os judeus do tempo de Jesus davam muita ênfase à unidade de Deus, e esta ênfase foi trazida para dentro da igreja cristã. Não muito tempo depois,  estudiosos da Bíblia notaram que a Unidade ensinada no Judaísmo não era tão evidente assim como se entendia na época. Analisando as afirmações de Cristo e as revelações do apóstolo Paulo chegou-se a conclusão de uma Triunidade, também chamada de  Trindade .
Tertuliano (ca. 160 - ca. 220 d.C.) foi o teólogo responsável pelo desenvolvimento do termo Trindade, ele criou a palavra “Trindade” (no latim, Trinitas), esse termo desde a sua época tornou-se característico da teologia cristã. Muitos teólogos do cristi…

A Importância da Reforma nos nossos dias

A Importância da Reforma nos nossos dias

Olá irmãos em Cristo. Estamos em clima de festa, pois no dia 31 de outubro comemoramos o aniversário da Reforma Protestante. E a convite do meu amigo Vitor, estou aqui para fazer um breve texto sobre a importância da Reforma nos nossos dias atuais.
Pouco se ouve falar da Reforma nos nossos dias atuais. A mídia tenta encobrir essa data com o Halloween, e as escolas quando falam sobre o assunto, na maioria dos casos, coloca os reformadores como os “vilões” da história.
A Reforma começou na Alemanha, no ano de 1517, quando o então cardeal da Igreja Católica Martinho Lutero se opôs a algumas regras e normas impostas pela Igreja Católica, como as indulgências, proibição de qualquer pessoa ler a Bíblia, o uso de imagens de santos nos cultos etc. E então, no dia 31 de outubro de 1517, Lutero coloca na parede da Catedral de Wittenberg as suas 95 Teses. E nessas teses, Lutero coloca suas oposições à grande parte daquilo que o catolicismo pregava, propagand…