Pular para o conteúdo principal

Amar exige sacrifício , corrigir também. Pv 26.5

Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Provérbios 26.5



Qual tipo de pessoa você prefere ser? O  primeiro tipo:  simpático que sempre está de boa com todos, não reclama de nada e é sempre visto como uma companhia agradável, ou o segundo tipo:  o rabugento que sempre está reclamando, criticando e vendo defeitos nas pessoas?
E qual dos dois tipos você queria como amigo?
A maioria de nós gostaria de ser do primeiro tipo e também conviver com pessoas do  primeiro tipo. Mas quem realmente age assim, sempre de boa e nunca reclama de nada, nunca critica, está iludindo a si mesmo e aos outros. Não está sendo um bom amigo. Amigos devem agir com honestidade e serem francos uns com os outros. Isso nos ajuda  a crescer e a melhorar como pessoa e como cristão. Não só exaltando as virtudes mas também corrigindo com amor quando necessário.
Está claro que não devemos ser também o rabugento, o reclamador profissional. Mas é preciso sensibilidade para agir com firmeza e amor.
Se nosso amigo, colega, ou irmão da Igreja está agindo com irresponsabilidade? Se está chegando atrasado com frequência? Se é relapso com suas obrigações? Se nos ofende sem motivo? Se está se comportando imaturamente? Se está a agir sem ética? O que fazer? 
É preciso seriedade para confrontar,  e também imparcialidade ao abordar o indivíduo  que está agindo mal.

Meus irmãos, se algum entre vós se  desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados." (Tiago 5:19-20)

Existe uma maneira certa de sermos cordialmente verdadeiros , uma maneira correta,  pois a confrontação é sempre complicada. Tememos  ofender, tememos perder o amigo, perder a aprovação das pessoas, dos colegas.
Não existem milagres para a correção, o verdadeiro amor exige sacrifícios a serem feitos. Um tipo especial  de sacrifício que  é o de ter a coragem de confrontar seu irmão ou amigo. Naturalmente usando de sabedoria, humildade e seriedade. Isso exige de nós um grande esforço, quanto mais gostamos da pessoa mais esforço faremos para corrigi-la. Você sentirá a dor da correção em si próprio, como se fosse você mesmo o corrigido. Você experimentará a empatia.
Desta forma, a maneira mais acertada para se agir é pensar em como você receberia a mesma correção de fosse com você. Então algumas coisas são fundamentais na abordagem.

Primeiro - Nunca fale com ira
Se a ofensa for grave e a resposta deve ser imediata, respire fundo e não fale até que você possa sentir realmente que ama aquela pessoa que te ofendeu. Depois disso peça sabedoria a Deus e corrija o interlocutor.

Segundo - Modere o tom de voz
Gritos nunca resolverão nada, nem o tom de voz áspero é necessário para mostrar firmeza. Podemos usar um tom de voz  moderado e sermos muito mais firmes que gritando.

Terceiro - Seja discreto
Se for apenas um indivíduo que merece a correção faça isso em separado, nunca chame a atenção na frente outras pessoas, isso prejudica a relação. Isso é importante especialmente se houver amigos em comum ao redor.

Quarto - Fale somente do que tiver certeza
Se ouviu alguém falar, pergunte antes se o fato procede ou se é boato. Se você mesmo ouviu ou viu algo errado, esteja bem certo do que presenciou para evitar um desagaste ou mal-entendido.

Quinto - Seja bíblico
Quando for preciso repreender  o cônjuge , um irmão da Igreja ou familiar cristão, paute sua repreensão sempre pela Bíblia e nunca por suas opiniões pessoais. A Bíblia pode não dizer, por exemplo, que a ingestão de muita carne gorda faz mal, ou que a falta de exercícios é pecado, mas ela diz que o corpo é templo do Espírito Santo e que devemos zelar por ele. Há sempre um bom conselho bíblico para cada área da vida.

Sexto - Seja pontual , conciso e específico
Ser  vago na correção é mau negócio.  Se a pessoa tem errado  com você seja claro explicando  no que ela tem falhado. Não enrole e dê exemplos de como a atitude errada está gerando problemas.
Seja conciso, objetivo e evite exagerar nas reclamações. Não use muito tempo para explicar onde a pessoa está equivocada.
Seja específico, não ataque a pessoa, ataque o problema. Ao invés de dizer:
" Você é um irresponsável, sempre chega atrasado!", 
diga: 
" Você está se atrasando muitas vezes, isso faz com que as pessoas entendam que você está tendo uma atitude  irresponsável". 
É  uma forma amigável de lembrar a pessoa de seu compromisso.

Estes são os pontos cardeais que devem ser observados para uma repreensão franca, mas em resumo é: seja piedoso, tenha empatia, use de sinceridade e peça sabedoria  para poder sempre  corrigir com amor. Não será fácil, é  uma tarefa árdua, mas vale a pena. Amar exige sacrifício, corrigir também. 


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores