Pular para o conteúdo principal

Quando os piores pecadores glorificam a Deus

Mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía. E glorificavam a Deus a respeito de mim.  Gálatas 1:23,24



Um homem mau. Temível, que provocava medo. Duro, implacável. Incapaz de ser convencido por quem quer que seja. Um homem sagaz e inteligente. Saulo de Tarso.
Deus é totalmente imprevisível para o pensamento humano. Parece que Ele é especialista na lógica dos contrários. Quando é altamente provável que algo ocorra, perfeitamente previsível , o Altíssimo vai lá e faz totalmente o contrário. Quando estamos certos de que tal situação nunca poderá ser revertida ou mudada, Deus vai lá faz e  nos mostra que Ele pode, consegue transformar,  Ele inverte a ordem natural das coisas. Algo como "os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros"( Mat 20.16).
Temos no Apóstolo Paulo um caso emblemático. Fariseu carrancudo, cruel , perseguidor da Igreja, um homem totalmente desprezível, alguém temido pelos cristãos primitivos. Fazia de tudo para ver o cristianismo varrido do mapa. O seu zelo destruidor era conhecido no mundo todo em sua época.
 Mas, incrivelmente, de uma hora para outra, ouve-se a notícia da  sua conversão.  Cai uma bomba atômica espiritual no reino das trevas que jazia na Roma antiga. O mais ferrenho e terrível perseguidor da Igreja agora é transformado em seguidor de Cristo. Nada no mundo daquela época poderia ser mais surpreendente e incrível que isso. O grande e temível fariseu Saulo de Tarso se converte ao cristianismo repentinamente, e de uma hora para outra, torna-se um dos principais propagadores da fé perseguida. Seria algo como hoje o Papa se tornar protestante ou como o presidente americano Trump tornar-se comunista; estes são exemplos  coisas absurdas de   pensar . No caso de Saulo, este foi um um dos maiores   contrassensos da história. Contraria frontal e radicalmente a lógica humana.

Mas Deus é glorificado quanto mais complicada e difícil é a transformação do homem. É muito interessante, é lindo de se ver quando os piores pecadores glorificam a Deus. Quando eles saem de seu estado de miséria moral e espiritual, de seu estado de degradação e recebem uma nova natureza em Cristo Jesus. A história e a experiência estão cheias de relatos parecidos com o da transformação de Saulo. Há ex-prostitutas, ex-drogados, ex-assassinos, ex-traficantes, ex-adúlteros, ex-alcoólatras,  todo tipo de gente que a sociedade considera como escória, pessoas tachadas de irrecuperáveis, este tipo de pessoa é transformada pelo poder miraculoso do Evangelho. São os "ex" por que já não fazem o que antes faziam , agora vivem para glória de Deus.
Ninguém está demasiado longe da graça de Deus que não possa ser transformado. Não há velho demais , que não possa ser regenerado, não há doente, bandido ou pessoa má demais para ser alcançado pela graça regeneradora. O milagre da regeneração é suficiente para todos.
Deus é especialista em recuperar os irrecuperáveis em salvar os "insalváveis", em distorcer a lógica humana para estabelecer a sua, que é perfeita e inigualável.



Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores