Pular para o conteúdo principal

Quando os piores pecadores glorificam a Deus

Mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía. E glorificavam a Deus a respeito de mim.  Gálatas 1:23,24



Um homem mau. Temível, que provocava medo. Duro, implacável. Incapaz de ser convencido por quem quer que seja. Um homem sagaz e inteligente. Saulo de Tarso.
Deus é totalmente imprevisível para o pensamento humano. Parece que Ele é especialista na lógica dos contrários. Quando é altamente provável que algo ocorra, perfeitamente previsível , o Altíssimo vai lá e faz totalmente o contrário. Quando estamos certos de que tal situação nunca poderá ser revertida ou mudada, Deus vai lá faz e  nos mostra que Ele pode, consegue transformar,  Ele inverte a ordem natural das coisas. Algo como "os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros"( Mat 20.16).
Temos no Apóstolo Paulo um caso emblemático. Fariseu carrancudo, cruel , perseguidor da Igreja, um homem totalmente desprezível, alguém temido pelos cristãos primitivos. Fazia de tudo para ver o cristianismo varrido do mapa. O seu zelo destruidor era conhecido no mundo todo em sua época.
 Mas, incrivelmente, de uma hora para outra, ouve-se a notícia da  sua conversão.  Cai uma bomba atômica espiritual no reino das trevas que jazia na Roma antiga. O mais ferrenho e terrível perseguidor da Igreja agora é transformado em seguidor de Cristo. Nada no mundo daquela época poderia ser mais surpreendente e incrível que isso. O grande e temível fariseu Saulo de Tarso se converte ao cristianismo repentinamente, e de uma hora para outra, torna-se um dos principais propagadores da fé perseguida. Seria algo como hoje o Papa se tornar protestante ou como o presidente americano Trump tornar-se comunista; estes são exemplos  coisas absurdas de   pensar . No caso de Saulo, este foi um um dos maiores   contrassensos da história. Contraria frontal e radicalmente a lógica humana.

Mas Deus é glorificado quanto mais complicada e difícil é a transformação do homem. É muito interessante, é lindo de se ver quando os piores pecadores glorificam a Deus. Quando eles saem de seu estado de miséria moral e espiritual, de seu estado de degradação e recebem uma nova natureza em Cristo Jesus. A história e a experiência estão cheias de relatos parecidos com o da transformação de Saulo. Há ex-prostitutas, ex-drogados, ex-assassinos, ex-traficantes, ex-adúlteros, ex-alcoólatras,  todo tipo de gente que a sociedade considera como escória, pessoas tachadas de irrecuperáveis, este tipo de pessoa é transformada pelo poder miraculoso do Evangelho. São os "ex" por que já não fazem o que antes faziam , agora vivem para glória de Deus.
Ninguém está demasiado longe da graça de Deus que não possa ser transformado. Não há velho demais , que não possa ser regenerado, não há doente, bandido ou pessoa má demais para ser alcançado pela graça regeneradora. O milagre da regeneração é suficiente para todos.
Deus é especialista em recuperar os irrecuperáveis em salvar os "insalváveis", em distorcer a lógica humana para estabelecer a sua, que é perfeita e inigualável.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zwínglio o Reformador Completo

Huldreich Zwínglio (1484-1531) foi um homem formidável, acima de seu tempo. Viveu pouco tempo (47 anos) e não é tão conhecido hoje como Calvino ou Lutero, no círculo evangélico. Ele era um teólogo excepcionalmente capaz como Calvino , como também possuía qualidades de liderança e fibra que se distinguiam na personalidade de Lutero.
Zwínglio foi o líder da reforma suíça e fundador das igrejas reformadas suíças. Independentemente de Martinho Lutero, Zwínglio chegou a conclusões semelhantes pelo estudo das Escrituras. Os dois não foram influenciados em suas teologias um pelo outro, suas reformas e inovações se deram em paralelo, naturalmente guiados pelo Espírito Santo.
Ele foi famoso por propor, assim como Lutero, algumas teses que confrontavam a teologia romana. Os 67 artigos de Zwínglio. Clique AQUI para conhecer os 67 Artigos de Zwínglio. Zwínglio contrastava de Lutero pois , apesar de enérgico e implacável contra os desmandos do papa e as heresias romanas , ele sempre contestava …

Trindade Imanente e Trindade Econômica

Não se pode estudar Teologia do ponto de vista ortodoxo sem refletir a respeito da doutrina Trindade. A grande maioria das Igrejas cristãs abraça esta doutrina. Ela é básica para o Cristianismo.  A Declaração típica do credo cristão histórico é: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo .
Os judeus do tempo de Jesus davam muita ênfase à unidade de Deus, e esta ênfase foi trazida para dentro da igreja cristã. Não muito tempo depois,  estudiosos da Bíblia notaram que a Unidade ensinada no Judaísmo não era tão evidente assim como se entendia na época. Analisando as afirmações de Cristo e as revelações do apóstolo Paulo chegou-se a conclusão de uma Triunidade, também chamada de  Trindade .
Tertuliano (ca. 160 - ca. 220 d.C.) foi o teólogo responsável pelo desenvolvimento do termo Trindade, ele criou a palavra “Trindade” (no latim, Trinitas), esse termo desde a sua época tornou-se característico da teologia cristã. Muitos teólogos do cristi…

A Importância da Reforma nos nossos dias

A Importância da Reforma nos nossos dias

Olá irmãos em Cristo. Estamos em clima de festa, pois no dia 31 de outubro comemoramos o aniversário da Reforma Protestante. E a convite do meu amigo Vitor, estou aqui para fazer um breve texto sobre a importância da Reforma nos nossos dias atuais.
Pouco se ouve falar da Reforma nos nossos dias atuais. A mídia tenta encobrir essa data com o Halloween, e as escolas quando falam sobre o assunto, na maioria dos casos, coloca os reformadores como os “vilões” da história.
A Reforma começou na Alemanha, no ano de 1517, quando o então cardeal da Igreja Católica Martinho Lutero se opôs a algumas regras e normas impostas pela Igreja Católica, como as indulgências, proibição de qualquer pessoa ler a Bíblia, o uso de imagens de santos nos cultos etc. E então, no dia 31 de outubro de 1517, Lutero coloca na parede da Catedral de Wittenberg as suas 95 Teses. E nessas teses, Lutero coloca suas oposições à grande parte daquilo que o catolicismo pregava, propagand…