Pular para o conteúdo principal

Um presente para você - Carpe diem. Salmo 118.24

Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele. Salmo 118. 24




Nutze den Tag, carpe diem, seize the day , alemão, latim, inglês ou o  "Aproveite o dia " em bom Português. Há uma expressão em cada língua para o famoso carpe diem. O uso desta expressão é atribuído   ao  filósofo e poeta  romano Horácio , mas seu conceito já estava registrado no livro de Salmos muito tempo antes. Deus já nos tinha chamado a atenção para a grandeza do presente que recebemos cada manhã de ter o sol da vida brilhando sobre nós.
Não nos damos conta da importância disto, mas é só darmos uma olhada nas estatísticas e nos noticiários que perceberemos que muitos não receberam este privilégio. Para muitas pessoas a noite chegou pela última vez.
Há muitos que não desfrutam deste maravilhoso presente de Deus ( o dia de hoje) pensando no amanhã, no que farão, nas contas a pagar, no trabalho a realizar. Há muitos que se alegram mais na sexta-feira, ou na véspera do feriado porque antecede o  dia de descanso  e lazer do que no próprio dia de lazer. Vivem com os olhos presos no calendário ou no relógio e esquecem de desfrutar a existência como presente de Deus.
O nosso dia deve ser investido em Deus, na família, no trabalho e em nós mesmos. Nosso dia deve ser um investimento , mas não um investimento que pense apenas do futuro, um futuro distante que nem sabemos se ele realmente chegará.
Bom, o salmista está no ensinando algo importante , na verdade ele nos está fornecendo um mandamento da parte de Deus:

"regozijemo-nos," 

De fato ele não apenas ordena, mas reforça o mandamento ao repetir:

 "e alegremo-nos"

Alegria para o cristão não é opcional, é mandamento, pois mesmo nos dias mais frios, mais nublados, mais problemáticos há ainda uma boa coisa para lembrarmos:

Ganhamos mais um dia de presente. 

Este não é um presente qualquer , é uma dádiva que só Deus pode fornecer, afinal Ele é o doador da vida.
Há uma potência de vida em cada manhã, e é preciso que expressemos essa potência que nos foi dada. Expressar a nossa potência de vida significa  adequar nossa vida aos planos de Deus. São planos de alegria suprema. Planos de excelência. 
Que fique claro porém, viver o dia não significa viver de modo irresponsável, como se não houvesse amanhã. É sábio agir com prudência com respeito ao futuro, o que não é sábio é esquecer de viver o hoje, o presente, deixar de investir tempo e alegrarmo-nos . O presente nos pertence, o futuro pode pertencer, não temos certeza. E não sabemos nunca "que futuro" Deus nos reserva.
Neste caso, até a dor ( se o futuro nos reservar) nos fornece uma possibilidade de mudança, de virtude, de excelência. Os sofrimentos trabalham nossa existência mas não podem nos impedir de que nos contaminemos pela alegria de desfrutar da presença diária de Deus em nossos dias. 
Nossa potência de vida é alegrar-se e só há alegria verdadeira quando entendemos que o dia deve ser vivido alegremente para Deus. Gratos sempre pela graça da vida.
Receba este presente , este dia com gratidão e alegre-se nele.
Deus tem algo para você hoje.
O Presente ! - Carpe diem






Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores