Pular para o conteúdo principal

Prosperando financeiramente . Jeremias 29.11

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Jeremias 29.11


Que fique claro, eu não farei uma defesa da *Teologia da Prosperidade, ensinada e amplamente difundida no meio evangélico atualmente. Não irei por este caminho.
O que eu proponho é um pensamento bíblico sobre a prosperidade financeira. 
Sei que é um assunto  polêmico , mas não podemos ficar sempre à margem dos temas polêmicos. Vamos pois, enfrentá-los.

Deus quer que prosperemos financeiramente?

Fazer a pergunta de forma correta evita que  pessoas mal informadas possam prejudicar a vida dos cristãos através de ensinos errôneos que extrapolam o pensamento bíblico. Entendemos que seja da vontade de Deus é que sejamos prósperos financeiramente, disso não temos dúvidas. Porém , antes precisamos avaliar o que Deus NÃO DIZ,  e o que a Bíblia NÃO ENSINA:

Deus NÃO DIZ e a  Bíblia NÃO ENSINA, que não passaremos dificuldades financeiras.
Deus NÃO DIZ e a  Bíblia NÃO ENSINA,  que seremos todos ricos e abastados.
Deus NÃO DIZ e a  Bíblia NÃO ENSINA,  para confiarmos nas riquezas.
Deus NÃO DIZ e a  Bíblia NÃO ENSINA,  que precisamos ter muito dinheiro para sermos felizes.

Apesar disto , percebemos o que a Bíblia ensina :

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e o mais ele fará.” Salmos 37.5

Este versículo deixa bem claro que Deus supre as nossas necessidades. Todas as nossas necessidades, isto inclui,  sem deixar dúvidas, as questões financeiras.

Eu não gosto da tendência atual de alguns professores, pastores e pregadores  de fazer  apologia à pobreza, como se todo crente fosse necessariamente obrigado a ser pobre para ser feliz.  Por mais absurdo que isso pareça , é isso que ouvimos de muitos deles. É comum do ser humano corrigir o excesso com  um excesso oposto. Por muito ouvirem os excessos da Teologia da Prosperidade enveredam para a  Teologia da Pobreza ( termo cunhado por mim). Mas o Senhor não quer excessos,  mas sim equilíbrio.
Não posso afirmar que riquezas são coisas do Diabo, que não podemos procurar melhorias na vida financeira e que devemos nos contentar em ter  uma vida medíocre.
Um cristão que se esmera em dar amor, carinho, atenção  também  pode se  preocupar  em garantir um certo conforto e qualidade de vida para sua família.  As coisas mais importantes e mais essenciais não se compram com dinheiro, é certo. Mas pense num  ar condicionado, um carro mais confortável, uma casa, um emprego mais estável , rendimentos para alguma viagem,  tudo isso pode fazer  bem à família e ao indivíduo e são  aquisições que a prosperidade financeira pode dar.  O fato é que dinheiro não é o mais importante, mas precisamos dele também.
Não se pode amar ao dinheiro, fazer dele o único alvo de nossa vida.  Não devemos idolatrar nossos bens materiais.  Priorizar o trabalho e deixar de passar momentos essenciais com a família ou indo às reuniões da Igreja.
Não podemos negligenciar nosso dever cristão de dizimar e ofertar. Se cuidarmos de tudo isso, se as nossas aquisições, nossos bens, nossa procura pela prosperidade manter  um padrão saudável de contentamento , então estaremos aptos a sermos prósperos financeiramente.

E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus. 
Eclesiastes 5.19

É importante aceitar a capacidade de evoluir financeiramente como um dom, uma dádiva de Deus, que devemos receber com ação de graças e louvor. Sempre lembrando da misericórdia dEle para conosco.
Para muitos homens Deus não permite ter riquezas pois se tivessem amariam demasiado ao dinheiro e deixariam de servirem a Deus e viverem uma vida plena no Espírito Santo.
Há outros que sabem administrar seus recursos , seu tempo e suas preocupações para servirem melhor a Deus com suas riquezas.
Outro fato importante é perguntar a nós mesmos:

Por que eu quero ficar rico? Por que desejo prosperar?

Isso se chama examinar o coração. Temos que ter cuidado pois o pecado pode jazer nas nossas próprias motivações injustas. Deus não nos deseja egoístas, avarentos e apegados ao dinheiro.
Ele deseja servos justos, piedosos e que estejam dispostos a repartir com os necessidades parte do seu ganho.
Prósperos e generosos. É isso! Pensamento chave da prosperidade bíblica. Quem sabe ser generoso está no caminho da prosperidade financeira.
Não podemos fechar a nossa mão ao necessitado , estando em nosso alcance o poder de ajudá-lo.
Com muitas riquezas vem muitas responsabilidades.

O homem generoso será abençoado, porquanto reparte seu pão com o necessitado. Provérbios 22.9

Além disso, é preciso ser desapegado ao luxo e à ostentação. Quem deseja riquezas para exibir-se na sociedade não tem realmente um coração ligado à Cristo.  O único que merece destaques, glória e louvor é Cristo Jesus nosso Salvador. Destaque somente á ELE.
O servo que prospera e atinge patamar elevado de status social deve entender que tudo isso deve elevar o nome de Jesus no mundo e não o seu nome.

Podemos e devemos almejar a prosperidade, mas sem perder jamais a simplicidade.

Enfim, este é o padrão Bíblico de prosperidade financeira





* Teologia da prosperidade   é uma doutrina religiosa cristã que defende que a bênção financeira é o desejo de Deus para os cristãos e que a fé, o discurso positivo e as doações para os ministérios cristãos irão sempre aumentar a riqueza material do fiel.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores