Pular para o conteúdo principal

O equilíbrio do Dom.



Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.


Quando se fala em presente entendemos como algo valioso e útil a quem se oferece. A palavra dom também tem uma conotação de presente e geralmente percebemos o dom unido a alguém que tem um grande talento, uma habilidade ímpar para desempenhar algo relevante para si e, por conseguinte, para os demais. É importante buscarmos a moderação.
Mas o que é moderação? Moderação significa ter a noção correta e exata da capacidade que nos foi dada por Deus. Nem mais nem menos, mas a noção exata. Isso nos impede de darmos o “passo maior que a perna” e de pensarmos de nós mais do que convém.
Somos levados então ao equilíbrio para melhor usar nossos potenciais e também à completude dos dons de nossos semelhantes.
Quando o Apóstolo Paulo trata sobre os dons em Romanos 12, nós observamos que ele nos exorta a termos moderação. Afinal, somos apenas uma partícula em um corpo, um membro em um organismo repleto de outros membros. E é aí que deverá entrar a moderação. Pois, perante Cristo, a Cabeça do Corpo, cada membro é igual, apesar de suas utilidades diferentes.
Quando unidos, os membros trabalham bem. Desempenham mais rapidamente cada missão. E nessa união, os membros se completam, pois aquilo que um não sabe fazer o outro faz. Assim se torna mais simples a realização de uma tarefa árdua. Onde existe unidade, tudo flui e existirão excelência e destaque nessa obra.
Por isso, para que possamos cumprir o propósito de Deus na comunidade, onde estamos inseridos, precisamos com humildade entender: não somos capazes de fazer tudo, nem fazermos tudo sozinhos. Seja qual for a dificuldade que um membro enfrente, todo o corpo sentirá. Então se não souber fazer determinada tarefa peça auxílio, pois haverá alguém que o ensine, o ajude a desempenhar. Poderão talvez até concluir juntos para um melhor resultado da operação.






Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores