Pular para o conteúdo principal

O que é Predestinação?




Segundo esta doutrina, Deus já determinou anteriormente tudo que ocorrerá entre os homens no tempo e no espaço. Não há nada que escape de seu controle absoluto.
Isso deveria ser óbvio para um cristão que vê seu Deus como Onisciente, Onipotente, Onipresente, Eterno e Imutável.

Há bastante especulação sobre o que seria realmente a doutrina bíblica da Predestinação e suas reais implicações. Há muitos que sentem  raiva e indignação ao ouvir falar desta doutrina. Isso só pode vir da incompreensão  da Predestinação.

Há um pastor famoso que classifica tese de predestinação à salvação como “absurdo teológico” e diz: “Deus deseja que todos se salvem” .
A doutrina da Predestinação não precisa de defensores, apenas de expositores bíblicos. Eu farei minha exposição.
Bom , temos de correr à Bíblia para respondê-lo:

“E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade... Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade.”   Efésios 1.5 e 11

Deus nos PRÉ-destinou, Ele nos destinou anteriormente, nem havíamos crido , nem havíamos ainda conhecido o Evangelho, mas  Deus já nos havia escolhido para sermos sua herança  para sempre. Para os incrédulos isso pode parecer injusto. Eles insistem que todos deveriam ser salvos.
A verdade é que não é  nada injusto, afinal eles se recusam pessoalmente a crer em Jesus como Salvador  e isso é o que lhes levará à condenação eterna.

“… e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna“, Atos 13.48

Deus escolheu dentre a humanidade para sermos esclarecidos e iluminados com a Luz de Cristo através da exposição bíblica. Somos salvos por meio da graça, mediante a fé e estamos convictos de que nosso Salvador irá nos preservar em justiça e santidade até o dia da sua segunda vinda, ou até que nós partamos daqui através da morte.
Deus não força a vontade do homem para crer, mas também não recusa os que se achegam a Ele.  Essa é uma acusação recorrente dos opositores da predestinação, eles dizem que Deus rejeitaria um coração arrependido que buscasse Nele misericórdia. Ora, De modo nenhum nosso Senhor rejeitaria um arrependido, o que ocorre é que nenhum não-eleito pode verdadeiramente se arrepender, o arrependimento é obra do Espírito Santo e ele só concede aos eleitos.

O Pecado é causado pela maldade do coração humano, ele é permitido por Deus , mas não produzido por Ele. O homem é responsável por seu pecado e por sua perdição. Ninguém merece ser salvo.  

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” Romanos 3.23 

Quando falamos de Predestinação estamos falando também de eleição.  A Eleição é o ato pelo qual Deus elege alguns dos perdidos para serem salvos da ira. Ele os justifica pelo resgate de Cristo na cruz do calvário e os conduz para glória. Todos os crentes em Jesus  são os eleitos, ele nos elegeu por causa de seu amor eterno.

Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.  Jeremias 31.3

Pelo contrário , os pecadores impenitentes, os ímpios, estes  homens não são lançados ao pecado , nem são jogados no inferno, o que ocorre é que  eles estão caminhando por sua  própria vontade para lá.  O homem não altera a vontade de Deus.  A doutrina da predestinação afirma isso.

Porém  a corrente contrária, que é  a maioria dos evangélicos hoje, acredita que Deus, apesar de saber previamente os acontecimentos futuros, dá ao homem a possibilidade de modificá-los e de criar uma nova versão do futuro. Ele cria o futuro. Tal coisa é inconcebível para a os calvinistas e reformados em geral que acreditam na predestinação.

Se você acredita que a Bíblia ensina que Ele  escolhe quem herdará a vida eterna e é Ele quem coordena todo nosso futuro você descansa em Deus, você confia mais, isso te dá mais segurança para viver sua vida cristã com alegria e disposição.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores