Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 28, 2017

O carimbo da Mente.119.102

Não me apartei dos teus juízos, pois tu me ensinaste. Salmo 119.102



Você sabe o que é e para que serve um carimbo ?Ele serve para inúmeras utilidades, mas principalmente para validar um documento dando-lhe  autenticidade. Ele fixa num documento sua origem, quem foi que produziu e quem é o seu responsável. Ele é imprescindível. A vida do cristão deve  estar carimbada com Cristo e por sua Palavra, de tal modo  que jamais nos apartemos da vontade santa e justa do nosso Salvador. Ele deve viver de modo que as pessoas possam  olhar e dizer: "Aquele homem tem o carimbo de Cristo, isso é nítido na vida dele!" A Palavra é como um carimbo, deixa marcas indeléveis na vida do salvo,  marcando sua autenticidade, sua legitima associação com Cristo. Mas esta marca, ao contrário do que possa parecer não  é  externa, não é visível ou aparente. Não é o modo totalmente diferente de se vestir, não é um modo viver austero, não é tão pouco a posse de riquezas ou o sucesso profissional. Não, isso não…

Por onde você vai andar hoje? Salmo 119.101

Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra. Salmo 119.101


As pessoas fazem seus caminhos diariamente. Escolhem quais ruas e avenidas tomarão para chegar ao emprego , á Universidade ou a um  local qualquer onde passarão seu dia. Quais os critérios que elas usam? Vão pelo caminho mais curto, ou o caminho mais bonito, ou o caminho onde encontrarão mais pessoas? Normalmente não. Nenhum destes critérios é tão importante assim. Geralmente, pessoas sensatas priorizarão, acima de todas as outras alternativas, os caminhos mais seguros, fugirão de ruas esburacadas, de becos escuros, de vias onde há pouco movimento de pessoas, das avenidas onde hajam muitos acidentes,  dos lugares onde há frequência de assaltos ou tráfico.  É  comum que procuremos os lugares mais seguros para andar, afinal, todos prezamos por nossas vidas. Nós nos desviamos dos caminhos inseguros. O problema é que nem sempre utilizamos este mesmo princípio para nossa vida espiritual. Se , como o salmista, n…

Um jovem obediente é um idoso sábio.Salmo 119. 100

Sou mais entendido do que os velhos, porque tenho guardado os teus preceitos. Salmo 119. 100


Devemos honrar os idosos. Os jovens podem aprender lições valiosas da vida dos idoso. Mas não com qualquer idoso. Podemos aprender muito sobre didática com um velho professor. Podemos aprender muito sobre madeira com um velho marceneiro. Mas nem sempre aprenderemos coisas úteis sobre a vida com estes idosos, nem sempre com eles haverá a possibilidade de aprenderemos sobre a vida bem vivida. Devemos apreciar os idosos pela sua experiência, pelo que eles nos podem ensinar com seus exemplos, tanto de experiências negativas , para evitarmos o erro, quanto para aprendermos com experiências positivas e imitar os acertos. O problema é cair no extremo de considerar correto tudo o que eles falam. E tudo que qualquer idoso fala. Isso é prejudicial. Hoje em dia temos muitos idosos  com pouca ou nenhuma sabedoria, idosos que não adquiriram sabedoria com suas experiências, seus êxitos e fracassos, pelo contrár…