Pular para o conteúdo principal

Dicionário da Salvação - Chamado

 O próximo termo estudado agora é   CHAMADO,  que se refere ao ato do Senhor em trazer os eleitos até si. Também conhecido como VOCAÇÃO CRISTÃ.


Após Deus nos predestinar para a salvação, Ele executou seu plano salvífico. Redimiu, expiou e propiciou.
 Agora, no devido tempo, Deus chama os pecadores para a salvação. Eles recebem um chamado irresistível dentro do seu coração.

Vocação, do termo grego transliterado  kleseus  é uma chamada, uma convocação, um convite de Deus dirigido a um homem ou a uma mulher. Este convite é para a salvação.
  
Vamos aos textos Bíblicos que nos ajudarão a entender melhor a questão.


  

que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Essa graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,
 2 Timóteo 1.9

O chamado para salvação ocorre por meio de uma solene convocação feita por Cristo. Essa convocação vem da graça, não por intermédio de algo bom que tenhamos feitos, mas pela livre e espontânea vontade de Deus. O Apóstolo Paulo reforça aqui  o caráter eterno e definitivo deste chamado.



  
O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido por pouco tempo, os restaurará, os confirmará, os fortalecerá e os porá sobre firmes alicerces.
 1 Pedro 5.10

Somos chamados para a salvação, para uma vida eterna, uma glória sem precedentes aqui nesta vida. Esta expectativa esta bem alicerçada, não é apenas uma conjectura, temos convicção de que os chamados e divinamente escolhidos serão salvos por toda a eternidade. Nossos alicerces espirituais são construídos e confirmados pelo Senhor. Ele nos restaura, nos confirma e nos fortalece. Firmes assim .




Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois, se agirem dessa forma, jamais tropeçarão.
 2 Pedro 1.10

Apesar de sabermos que nosso chamado é firme e nossa eleição também, nós temos consciência da fragilidade humana e do quanto ainda estamos sujeitos a cair. O pecado é tenaz, e restará conosco ainda por toda esta vida física que levamos na terra.
Mesmo tendo certeza da salvação ainda é possível cair, tropeçar, falhar com Deus e trazer prejuízos na vida espiritual, pois  sabemos que nosso Senhor é justo e nos corrigirá quando pecarmos. Por isso precisamos andar sóbria e justamente nesta vida, para que honremos a salvação que nos foi concedida pela graça.
  



Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
 Romanos 10.14

Existe o chamado externo e o chamado interno.
O chamado externo também é conhecido como CHAMADO GERAL À SALVAÇÃO.
O chamado interno também é conhecido como VOCAÇÃO EFICAZ.
O primeiro é resistível, o segundo não.
O chamado externo é a pregação do  genuína do evangelho de Cristo.  Só o homem que ouviu sobre Jesus pode clamar a Jesus.
 Paulo nos ensina aqui, neste texto, que precisamos proclamar as boas novas de salvação a todos os homens, dado que este foi o meio que Deus escolheu para chamar os perdidos para Si.


  

Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
 2 Tessalonicenses 2.14

Existe também o chamado interno, a vocação eficaz.
É um chamado que vem para aqueles que são  eleitos ou escolhidos.
É um chamado que nos leva para a glória eterna. É o que foi denominado de  chamado irresistível, pois de maneira alguma o homem  resiste à ele. É como um convite para ser feliz, nenhum ser humano em sã consciência resistiria. Pois para os que ouvem o evangelho, a voz de Cristo é tão doce, crível e suave que os eleitos não podem fazer outra coisa senão aceitar com alegria imensurável o convite.

Nem todos os que recebem o chamado geral são atraídos por este convite, para alguns a promessa não parece tão real, tão credível, tão verdadeira. Alguns creem por algum tempo mas abandonam a fé logo adiante, isso demonstra a fragilidade do seu chamado e confirma que não foram escolhidos em Cristo para seu Reino Eterno.




Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
 Mateus 22.14

Este versículo confirma o ensino da vocação geral e da vocação eficaz. Jesus ensina que o número de chamados é sempre maior do que o de escolhidos. Sendo assim o chamado para os que não creem, ou que não perseveram mostra-se não eficaz, infelizmente para estes.



Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores