Pular para o conteúdo principal

Dicionário da Salvação - Propiciação

Depois da expiação temos o ato da propiciação. Os dois estão intimamente ligados a ponto de não poder haver propiciação sem antes haver a expiação.

Propiciação é o ato de Deus tornar-se propício a nós, pecadores. Nós que dantes estávamos condenados ao inferno eterno e inescapável, nós que estávamos enfermos da ferida de morte que é o pecado. Nós que havíamos ofendido a santidade de Deus com nossos pecados. Nós que somos agora remidos e expiados pelo sangue de Jesus Cristo somos agora reconciliados com o Altíssimo. Deixe-me ilustrar.

Éramos como um condenado que estava correndo velozmente para o tribunal em que seríamos julgados. Ali estava o Supremo Juiz para nos dar a sentença inexorável de morte. Haviam acusações suficientes e provas suficientes. O Juiz estava irado. Justamente irado.

Mas eis que no meio do caminho o filho do Juiz se dirige, antes de nós ao Tribunal e se oferece para sofrer a condenação em nosso favor. Lá ele sofre o castigo devido e quando chegamos lá, no Tribunal, não resta-nos nenhuma dívida, nem acusação, nem prova contra nós. Isso é expiação.

Mas prossigamos. Pense que agora o Juiz não está mais irado, e agora nos oferece sua amizade sincera, ele agora deseja nos conhecer melhor e ser nosso amigo, pois somos agora importantes para ele, pois somos alguém pelo qual seu filho único resolveu dar a vida, logo ele se interessa muito pelos ex-condenados. Isso é propiciação, o fato de que nosso Senhor se agrada de nós por causa da obra de Cristo na cruz.

Não pode  haver propiciação sem antes haver a expiação. Primeiro livres e justificados da condenação (expiados), depois amigos de Deus (propiciados). Nosso Senhor não pode suportar o pecado, logo era necessário remover a culpa para que pudéssemos servi-lo. Não porque "nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados." (I João 4.10).

A palavra grega hilasmos traduzida "propiciação" em 1 João 2.2 e 4.10, e só aparece aí em todo NT. Há também uma palavra parecida em Romanos, nesta carta paulina percebemos perfeitamente a ideia de propiciação. 

 Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Romanos 3.25
Aqui percebemos que Deus teve paciência conosco antes de Cristo ter oferecido seu sangue na cruz. Ele pacientemente aguardava o dia em que o seu perdão seria derramado com abundância sobre a humanidade pecadora, o dia em que os eleitos poderiam desfrutar de sua amizade e seu amor.


E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 1 João 2.2
Não só judeus, não só os que viveram na época dos apóstolos, mas todas as gentes, de todas as tribos e raças, de todas as épocas que crerem e se arrependerem dos seus pecados se achegando a Cristo terão seus pecados cancelados, sua dívida paga e a amizade com Deus proporcionada.


Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 1 João 4.10
O amor de Deus pelo seu povo é anterior a qualquer atitude nossa em relação a Ele. Ele nos remiu, nos expiou e nos propiciou, somos gratos eternamente ao Senhor Jesus e à sua infinita graça que nos alcançou. Isso é propiciação.


Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. Hebreus 2.17
Jesus experimentou em toda a profundidade as angústias, desafios e sofrimentos da vida humana. Ele  sabe como é difícil a vida como um homem comum, sabe das provações e tentações, pois ele mesmo foi provado e tentado, mas sem pecado. Por isso se compadece de nós. Foi por nos amar que ele  ofereceu-se para cumprir toda a Lei e ser castigado pelos pecados da humanidade. Ele nos propiciou, nos tornou favoráveis a Deus.



Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores