Pular para o conteúdo principal

Dicionário da Salvação - Redenção

O que é  Redenção?

Redenção era o termo aplicado quando alguém comprava os direitos sobre algum escravo, e neste caso outorgando-lhe a liberdade.
Redenção é o termo aplicado ao ato de resgate efetuado por Cristo à humanidade caída. Estávamos escravos em pecados e transgressões, longe de Deus e da vida eterna. Jesus nos remiu do poder do pecado e nos deu vida eterna.



Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; Colossenses 1.14
A redenção deu-se através do preço de sangue.


 A redenção enviou ao seu povo; ordenou a sua aliança para sempre; santo e tremendo é o seu nome. Salmos 111.9
Deus elege um povo e o redime. Desde a eternidade, Ele escolhe seu povo para que o sirva.


Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Efésios 1.7
Se o sangue é o meio, a graça é a causa da nossa redenção. A graça divina é o motivo pelo qual o Senhor se agradou de escolher e remir um povo para si, livrando-o da condenação eterna.



Espere Israel no Senhor, porque no Senhor há misericórdia, e nele há abundante redenção. Salmos 130.7
Por causa da graça e da misericórdia de Deus podemos encontrar abundante redenção. Sua redenção não é  pequena, é grande, é superlativa. Deus salva grandes pecadores por sua grande graça e grande misericórdia.


O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. Efésios 1.14
Para louvor da sua glória. O Senhor nos remiu para a tarefa primordial, a tarefa que motivou nossa criação: glorificar a Deus. No passado, o pecado nos impediu de cumprir nossa maravilhosa tarefa, mas agora Deus redimiu seu povo para que tivéssemos uma herança entre os que glorificam a Deus.


E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Efésios 4.30
O Espírito do Senhor nos selou, nos marcou com sua marca exclusiva, pertencemos pois, a Ele. Haverá um dia, e logo ele chegará, em que seremos levados do mundo para habitarmos eternamente com Deus. Este momento será o grande dia da Redenção Final. Aguardamos este dia com expectativa.




Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Romanos 3.24
Somos relembrados aqui, que a redenção é gratuita, não custa nada. Os que são salvos mediante a fé, receberam o dom de crer gratuitamente, não lhes custou nada, não lhes foi exigido nada, eles apenas creram pela graça de Deus.  Jesus remiu seu povo e dele não exigiu nenhuma contrapartida  ou cumprimento de leis.



E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Romanos 8.23
Como já dissemos: Nós aguardamos este dia com expectativa. O dia em que nosso corpo será completamente redimido do sofrimento, da angústia, da dor e do pecado. Aguardamos o dia da Redenção Final.


Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima. Lucas 21.28
Haverão sinais de que o dia da Redenção Final está próximo. Eles nos dão segurança de que ele virá e de que sua promessa é fiel. A Bíblia nos fornece estes sinais, aqui não trataremos deles.

Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Hebreus 9.12
Como já explicamos, a redenção se deu por sangue, sangue humano, sangue divino. Sangue do Deus encarnado: Jesus Cristo.
Por ser homem seu sangue foi suficiente para  representar a humanidade pecadora e por ser divino o sacrifício foi perfeito e eterno, não precisando ser repetido jamais.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores