Pular para o conteúdo principal

Dicionário da Salvação - Regeneração

Regenerar significa gerar de novo. Sem novo nascimento não há como o homem reconhecer que precisa de Deus, portanto não pode crer, nem se arrepender, nem se converter para ser salvo (Jo.1.12,13; 3:3-5).



Para que isso ocorra é necessário que ele nasça de novo, nasça dos céus, obra do Espírito Santo de Deus. Esta obra de novo nascimento é chamada de Regeneração.  É uma obra instantânea operada pelo Senhor no coração incrédulo, dando-lhe vida espiritual.  O coração que jazia seco, duro, empedernido e sem vida agora está renovado, pulsante e abastecido de graça salvadora.
Agora o pecador, nascido de novo , é um bebê espiritual. Jesus o proverá de vida e cuidado.



Vamos a alguns trechos bíblicos que tratam do assunto:

O texto mais emblemático é o de João capítulo 3, em que o fariseu Nicodemus vem ter com Jesus e este lhe ensina sobre novo nascimento e vida com Deus.



Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
João 3.3-7



Quando nascemos foi nossa mãe que nos concebeu, um ato físico que nos trouxe ao mundo físico; Quando nascemos espiritualmente é o Espírito de Deus que nos gera de uma maneira espiritual para uma vida Eterna com Deus. Pelo Espírito e pela água.
A  água é figura da Palavra de Deus que "limpa" o homem de suas impurezas,  e nos remete para o simbolismo do batismo. O batismo não opera a regeneração, mas é mandamento de Jesus, o salvo deve praticá-lo,  pois simboliza o ato da regeneração, servindo também de testemunho aos demais de que ali houve um novo nascimento. 




E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Efésios 2.1

Como dissemos anteriormente, estávamos mortos "em Adão", no pecado original e no pecado atual (que cometemos cada um de per si).  Em Jesus estamos vivificados. Agora podemos ter fé em Cristo e nos arrepender de nossos delitos e ofensas para que sejamos  perdoados e salvos.
Adão pecou  e perdeu a vida espiritual, com Cristo esta vida é novamente dada aos homens. Mas não para todos, mas para os que Deus elegeu para a salvação.



Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
1 Pedro 1.23

A Bíblia é a única fonte de vida espiritual, é dela que o Espírito Santo se utiliza para gerar vida no homem. A Palavra é a semente incorruptível que faz gerar uma nova existência, totalmente distinta da anterior,  no salvo. Agora Cristo é gerado no coração do crente para que o mesmo possa ser conhecido como um servo do Altíssimo, um dos filhos de Deus.

O regenerado agora deve ser vocacionado.



Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores