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Gráfico da Ordo Salutis

Ordo Salutis – Infográfico


Ordem da Salvação, ponto de vista monergista. Perceba o que diz a Confissão de Fé de Westminter a este respeito ( CFW) veja como ela é clara e resoluta neste ponto.


CAPÍTULO III
DOS ETERNOS DECRETOS DE DEUS

I. Desde toda a eternidade, Deus, pelo muito sábio e santo conselho da sua própria vontade, ordenou livre e inalteravelmente tudo quanto acontece, porém de modo que nem Deus é o autor do pecado, nem violentada é a vontade da criatura, nem é tirada a liberdade ou contingência das causas secundárias, antes estabelecidas.

Isa. 45.6-7; Rom. 11.33; Heb. 6.17; Sal.5.4; Tiago 1.13-17; I João 1.5; Mat. 17.2; João 19.11; At.2.23; At. 4.27-28 e 27.23, 24, 34.

II. Ainda que Deus sabe tudo quanto pode ou há de acontecer em todas as circunstâncias imagináveis, ele não decreta coisa alguma por havê-la previsto como futura, ou como coisa que havia de acontecer em tais e tais condições.

At. 15.18; Prov.16.33; I Sam. 23.11-12; Mat. 11.21-23; Rom. 9.11-18.

III. Pelo decreto de Deus e para manifestação da sua glória, alguns homens e alguns anjos são predestinados para a vida eterna e outros preordenados para a morte eterna.

I Tim.5.21; Mar. 5.38; Jud. 6; Mat. 25.31, 41; Prov. 16.4; Rom. 9.22-23; Ef. 1.5-6.

IV. Esses homens e esses anjos, assim predestinados e preordenados, são particular e imutavelmente designados; o seu número é tão certo e definido, que não pode ser nem aumentado nem diminuído.

João 10. 14-16, 27-28; 13.18; II Tim. 2.19.

V. Segundo o seu eterno e imutável propósito e segundo o santo conselho e beneplácito da sua vontade, Deus antes que fosse o mundo criado, escolheu em Cristo para a glória eterna os homens que são predestinados para a vida; para o louvor da sua gloriosa graça, ele os escolheu de sua mera e livre graça e amor, e não por previsão de fé, ou de boas obras e perseverança nelas, ou de qualquer outra coisa na criatura que a isso o movesse, como condição ou causa.

Ef. 1.4, 9, 11; Rom. 8.30; II Tim. 1.9; I Tess, 5.9; Rom. 9.11-16; Ef. 1. 19. e 2.8-9.

VI. Assim como Deus destinou os eleitos para a glória, assim também, pelo eterno e mui livre propósito da sua vontade, preordenou todos os meios conducentes a esse fim; os que, portanto, são eleitos, achando-se caídos em Adão, são remidos por Cristo, são eficazmente chamados para a fé em Cristo pelo seu Espírito, que opera no tempo devido, são justificados, adotados, santificados e guardados pelo seu poder por meio da fé salvadora. Além dos eleitos não há nenhum outro que seja remido por Cristo, eficazmente chamado, justificado, adotado, santificado e salvo.

I Pedro 1.2; Ef. 1.4 e 2. 10; II Tess. 2.13; I Tess. 5.9-10; Tito 2.14; Rom. 8.30; Ef.1.5; I Pedro 1.5; João 6.64-65 e 17.9; Rom. 8.28; I João 2.19.

VII. Segundo o inescrutável conselho da sua própria vontade, pela qual ele concede ou recusa misericórdia, como lhe apraz, para a glória do seu soberano poder sobre as suas criaturas, o resto dos homens, para louvor da sua gloriosa justiça, foi Deus servido não contemplar e ordená-los para a desonra e ira por causa dos seus pecados.

Mat. 11.25-26; Rom. 9.17-22; II Tim. 2.20; Jud. 4; I Pedro 2.8.

VIII. A doutrina deste alto mistério de predestinação deve ser tratada com especial prudência e cuidado, a fim de que os homens, atendendo à vontade revelada em sua palavra e prestando obediência a ela, possam, pela evidência da sua vocação eficaz, certificar-se da sua eterna eleição. Assim, a todos os que sinceramente obedecem ao Evangelho esta doutrina fornece motivo de louvor, reverência e admiração de Deus, bem como de humildade diligência e abundante consolação.


Rom. 9.20 e 11.23; Deut. 29.29; II Pedro 1.10; Ef. 1.6; Luc. 10.20; Rom. 5.33, e 11.5-6, 10.





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Por: Tim Challies. Copyright: © challies.com

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Tradução e adaptação: voltemosaoevangelho.com





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