Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 21, 2018

A verdade absoluta santifica. João 17.17

Santifica-os na verdade; a tua Palavra é a verdade. João 17.17



Já sabemos que existe uma verdade absoluta, também sabemos que esta verdade é acessível pela fé, a fé é um dom divino.  A fé é recebida através da pregação da Palavra de Deus.
A Bíblia é, pois,  a revelação pela qual a fé é recebida pelo pecador. Ela é o canal que Deus escolheu para fazer com que a fé salvadora chegue a nós.
Outra característica da verdade é que ela santifica. Santificar significa, como já lemos com mais detalhes  AQUI,  separar para uso de Deus.
Quem se aproxima da verdade não fica indiferente a ela. Se eu me aproximo de uma placa de trânsito avisando que adiante há um "quebra-molas" é lógico que eu desacelere,  eu acredito na sinalização e quero preservar meu automóvel.  Do mesmo modo, se eu creio que há na Palavra de Deus  a verdade absoluta, é lógico que  procure regrar minha vida por ela. Afinal, minha vida depende do quanto eu conheço da verdade revelada por Deus.  Ignorar a Bíblia é como ignor…

O que é a verdade? Salmos 60.4

Deste um estandarte aos que te temem, para o arvorarem no alto, por causa da verdade. (Selá.)
Salmos 60.4






Decidi escrever uma série de posts sobre o conceito de verdade e de  como a Bíblia trabalha com ele. Para cadaaspecto da verdade, segundo a Palavra de Deus,  escolhi um versículo queo abordasse e propus o tema para o aprofundamento. 
Nosso estandarte deve ser a verdade, o brasão do cristianismo genuíno. Há muita confusão hoje entre verdade e mentira. Entre uma verdade não comprovada e uma mentira andamos alguns passos apenas.  E isso nos constrange. O mundo não se interessa realmente pela verdade.  Prefere uma mentira confortável do que uma verdade dura, a maioria de nós cristãos também somos assim. A  mentira pode aliviar as consciências (momentaneamente), enquanto a verdade nos deixa desconfortáveis. O conceito de verdade relativa, foi estabelecido cultural e socialmente.  A sociedade não percebe, ou não quer ver, que isso não a beneficia, mas sim àqueles que a dirigem, ou seja, os opo…

Dicionário da Salvação - Glorificação

A última etapa da salvação, a etapa mais interessante, será a glorificação.


A glorificação será o momento em que todos nós, os salvos, seremos transformados á imagem de Cristo, no momento de sua segunda vinda. Não mais sujeitos ao pecado, não mais sujeitos às  doenças ou morte.  Seremos semelhantes aos anjos. Nossa expectativa é imensa.

Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; 2 Coríntios 5.1-8
 Paulo está usando metáforas, figuras de linguagem. Casa terrestre e tabernáculo se referem ao nosso corpo terreno, mortal e corruptível que será  destruído pela morte. Por outro lado, Edifício e habitação celeste referem-se ao corpo glorificado que teremos quando Cristo vier pela segunda vez, para buscar sua Igreja. Essa promessa trata-se da glorificação.



Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também es…

Dicionário da Salvação - Santificação

Santificar significa separar para o uso de Deus.


O homem que já foi adotado agora precisa ser separado. Santificação significa separação, o eleito deve ser retirado de suas práticas pecaminosas para encaminhar-se para uma vida que agrade a Deus. A santidade é uma qualidade, um atributo exclusivo da Divina Trindade; mas  o  eleito  foi chamado a participar na vida divina, por ser imagem  de Deus.  O pecador  foi restaurado por Cristo para ser participante da santidade divina. Ser santo é ser filho de Deus, viver da vida em Cristo. Neste caso a santidade inclui boas obras e  virtudes , porém elas só são interessantes quando são sintomas da vida de Deus em nós.
A Santificação pode ser.

-- Instantânea - -
Também chamada de  definitiva,  produzida na conversão pelo Espírito Santo e nos torna parte dos Santos ou seja a Igreja.  Não demanda nenhum esforço humano, é obra totalmente da graça divina. Somos passivos quanto a esta santificação.
Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados…

Dicionário da Salvação - Adoção

Sabemos que toda a humanidade foi criada por Deus, mas ela não pode  ser considerada filha de Deus de forma espiritual. São criaturas como as pedras e os animais são. 


Desde o pecado de Adão fomos desvinculados da família celeste,  desde lá nascemos  em pecado e por isso não somos filhos de Deus, mas filhos do  filhos da ira e da desobediência.
Agora porém, opecador que passou pelo novo nascimento experimentaráum novo patamar em sua vida. Tudo será diferente! Nada se compara ao privilégio de sua nova identidade. Além da nova identidade,temos novas vestes, novo modo de vida e novo status espiritual. Os anjos nos céus nos veem de forma diferente, Satanás e seus demônios também nos percebem de forma diferente.
Agora somos filhos do Altíssimo e Ele se responsabiliza por cada um de nós, seus eleitos. Estamos de baixo de sua provisão, seu cuidado, sua correção e sua proteção. Mais do que justificados, o sangue de Jesus nos deu o direito de adentrarmos a família dos céus, somos agora filhos de D…

Dicionário da Salvação - Conversão

Um homem convertido é um homem que foi regenerado. Sem regeneração não há conversão. Todo nascido de novo é um convertido.


Aviso. Se você não sabe o que é regeneração ou novo nascimento, leia AQUIprimeiro. Sejá sabe,leia adiante.
Vamos aos termos. O que é conversão? Conversão é uma mudançaradical de mente e de comportamento que ocorre na vida do nascido de novo. Pense em um homem, seguindo de carro em umadireção , ele toma o rumo norte da cidade. De uma feitaele para,olha, decide ir para outro lugar e faza conversão, ele vira seu carro na direção oposta e segue em frente, direção ao Sul. Ele fez uma conversão, mudou completamente o rumo de trajetória.
Assim é o que ocorre na vida do convertido, ele estava indo rumo ao inferno quando Deus intervém na sua jornada, dá a ele uma nova natureza, ele sedepara com o chamado irresistível de Cristo, econverte-se, agora rumando em direção aos céus. A conversão é a manifestação externa da regeneração, um fato interno, obra do Espírito Santo. Na conversão…

Dicionário da Salvação - Chamado

O próximo termo estudado agora éCHAMADO,que se refere ao ato do Senhor em trazer os eleitos até si. Também conhecido como VOCAÇÃO CRISTÃ.

Após Deus nos predestinar para a salvação, Ele executou seu plano salvífico. Redimiu, expiou e propiciou. Agora, no devido tempo, Deus chama os pecadores para a salvação. Eles recebem um chamado irresistível dentro do seu coração.
Vocação, do termo grego transliteradokleseusé uma chamada, uma convocação, um convite de Deus dirigido a um homem ou a uma mulher. Este convite é para a salvação. Vamos aos textos Bíblicos que nos ajudarão a entender melhor a questão.


que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Essa graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, 2 Timóteo 1.9
O chamado para salvação ocorre por meio de uma solene convocação feita por Cristo. Essa convocação vem da graça, não por intermédio de algo bom que tenhamos feitos, mas pela livre e espont…

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações