Pular para o conteúdo principal

Caminho maravilhoso de Deus no Salmo 119



O salmo 119 é o salmo da excelência, ele fala da riqueza dos divinos estatutos. Ele é sempre lembrado como o mais longo da Bíblia e é justamente por sua extensão que muitos leitores da Bíblia o tem deixado de lado.  
Porém , este salmo deve  ser lembrado por sua profundidade poética, devoção e beleza incomparável. Estas são as características marcantes destes versos.

Segundo o comentário Davidson, são  oito sinônimos da vontade de Deus, a saber: 
Lei, a Torah; testemunhos, os princípios gerais de ação;
Preceitos (piqqudim), regras particulares de conduta; 
Estatutos (huqqim),  regulamentações sociais;
Mandamentos (mishvah), princípios religiosos; 
Ordenanças (mishpatim), os retos julgamentos que deveriam operar nas relações humanas; 
Palavra (dabhar), a vontade declarada de deus, suas promessas, decretos, 
Palavra (imra), a palavra ou discurso de Deus, conforme é trazido à luz entre os homens.
Uma freqüente variante dos oito sinônimos usuais é Caminho (derek). Um vocábulo muito bem utilizado pois ele nos indica o caminho maravilhoso que Deus nos deixou   para nosso bem viver, e faz uma defesa elegante e apaixonada da lei do Senhor .O salmista  faz com tanta alegria , tanto júbilo, competência e beleza que nos deixa admirados de sua poesia.

Este salmo não tem título nem observamos mencionado nele o nome do  autor.
Há várias sugestões de autoria, nenhuma com  peso de evidência . Alguns sugerem   Davi, o salmista mor , que tem  73 salmos atribuídos a si ,  ou Esdras , o escriba que amava a Lei do Senhor e também o cantor Asafe são apostas de autor. De fato, não importa tanto sabermos quem foi usado por Deus para escrever o salmo , o que mais importa é reconhecermos nele a  inspiração direta do Espírito Santo.
O Salmo 119 é classificado entre os salmos acrósticos  (os outros são 10, 25, 34,37, 96, 111 e 112) .  Cada estrofe contém 8 versos , ao todo contando 22 estrofes . Cada estrofe começa com uma letra do alfabeto hebraico, sendo que elas estão organizadas na ordem alfabética.

Eu me proponho a começar uma maratona de comentários pelo Salmo 119 , versículos por versículo, sem pressa, sem nenhuma pretensão de esgotar-lhe o sentido ( obviamente impossível). Acredito que tal obra daria um livro, quem sabe um dia, talvez. Por hora vamos mergulhar neste maravilhoso Salmo.

Clique no link para viajar nas águas tranquilas deste salmo >


Este post é uma atualização em 02 de junho de 2016 do artigo de junho de 2013.



Comentários

  1. Sensacional! Amei. Quero trilhar este caminho nos ensinos do Senhor!

    Parabéns pelo Blog Vitor!

    ResponderExcluir
  2. Linda Postagem, que Deus continue lhe abençoando.
    Muito Bom o seu blog.
    http://gospelcards.blogspot.com.br/
    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  3. A Palavra do Senhor nos sustenta. Q a DABHAR, a vontade declarada do Senhor nos oriente sempre. Paz querido, belo blog

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Vitor.
    Que palavras profundas.
    Gostei do blog.
    Espero novas postagens.
    Um ótimo sábado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Zwínglio o Reformador Completo

Huldreich Zwínglio (1484-1531) foi um homem formidável, acima de seu tempo. Viveu pouco tempo (47 anos) e não é tão conhecido hoje como Calvino ou Lutero, no círculo evangélico. Ele era um teólogo excepcionalmente capaz como Calvino , como também possuía qualidades de liderança e fibra que se distinguiam na personalidade de Lutero.
Zwínglio foi o líder da reforma suíça e fundador das igrejas reformadas suíças. Independentemente de Martinho Lutero, Zwínglio chegou a conclusões semelhantes pelo estudo das Escrituras. Os dois não foram influenciados em suas teologias um pelo outro, suas reformas e inovações se deram em paralelo, naturalmente guiados pelo Espírito Santo.
Ele foi famoso por propor, assim como Lutero, algumas teses que confrontavam a teologia romana. Os 67 artigos de Zwínglio. Clique AQUI para conhecer os 67 Artigos de Zwínglio. Zwínglio contrastava de Lutero pois , apesar de enérgico e implacável contra os desmandos do papa e as heresias romanas , ele sempre contestava …

Trindade Imanente e Trindade Econômica

Não se pode estudar Teologia do ponto de vista ortodoxo sem refletir a respeito da doutrina Trindade. A grande maioria das Igrejas cristãs abraça esta doutrina. Ela é básica para o Cristianismo.  A Declaração típica do credo cristão histórico é: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo .
Os judeus do tempo de Jesus davam muita ênfase à unidade de Deus, e esta ênfase foi trazida para dentro da igreja cristã. Não muito tempo depois,  estudiosos da Bíblia notaram que a Unidade ensinada no Judaísmo não era tão evidente assim como se entendia na época. Analisando as afirmações de Cristo e as revelações do apóstolo Paulo chegou-se a conclusão de uma Triunidade, também chamada de  Trindade .
Tertuliano (ca. 160 - ca. 220 d.C.) foi o teólogo responsável pelo desenvolvimento do termo Trindade, ele criou a palavra “Trindade” (no latim, Trinitas), esse termo desde a sua época tornou-se característico da teologia cristã. Muitos teólogos do cristi…

A Importância da Reforma nos nossos dias

A Importância da Reforma nos nossos dias

Olá irmãos em Cristo. Estamos em clima de festa, pois no dia 31 de outubro comemoramos o aniversário da Reforma Protestante. E a convite do meu amigo Vitor, estou aqui para fazer um breve texto sobre a importância da Reforma nos nossos dias atuais.
Pouco se ouve falar da Reforma nos nossos dias atuais. A mídia tenta encobrir essa data com o Halloween, e as escolas quando falam sobre o assunto, na maioria dos casos, coloca os reformadores como os “vilões” da história.
A Reforma começou na Alemanha, no ano de 1517, quando o então cardeal da Igreja Católica Martinho Lutero se opôs a algumas regras e normas impostas pela Igreja Católica, como as indulgências, proibição de qualquer pessoa ler a Bíblia, o uso de imagens de santos nos cultos etc. E então, no dia 31 de outubro de 1517, Lutero coloca na parede da Catedral de Wittenberg as suas 95 Teses. E nessas teses, Lutero coloca suas oposições à grande parte daquilo que o catolicismo pregava, propagand…