Pular para o conteúdo principal

Dicionário da Salvação.

O que é Salvação?


Como todo bom cristão, você deseja saber mais como se deu sua salvação,  você deseja conhecer mais de como Deus trabalha em sua vida e conhecer melhor sobre como Jesus nos proporcionou esta salvação.
Esta é a proposta desta série do blog, o  Dicionário da Salvação, falar um pouco sobre soteriologia, de modo relativamente simples e descomplicado.

Vamos ao primeiro termo, Salvação, propriamente dita.

 Salvar é tirar de um perigo iminente ou situação de risco. Sempre usamos o termo salvação no sentido de tirar algo ou alguém de uma situação difícil  e que envolve perdas consideráveis.

Todo ser humano está condenado á morte eterna, o destino final dos pecadores, um lugar de tormento eterno, longe de Deus e da sua bondade. Não há perda maior do que esta, não há situação mais difícil que esta.

A salvação que a Bíblia fala é o ato pelo qual , Cristo, o Filho de Deus, SALVA  o homem do destino tenebroso que é a morte eterna, e o leva para viver eternamente diante de Deus. Em palavras simples isto é  SALVAÇÃO.




Soter [1] é uma palavra grega que significa: Salvação, Libertação e Preservação.
Logia [2]  significa estudo, ou discurso, tratado. 

O termo soteriologia é o estudo da Salvação, ou seja, estudamos como Deus planejou e efetuou este ato de salvamento na vida do homem.

Existe um pequeno resumo da obra de salvação  em Romanos 8.30:

E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Romanos 8.30

Porém a Bíblia nos dá mais detalhes deste processo em outros textos da Bíblia. Existem vários termos a serem estudados. Vamos analisar os principais.

Vamos lá,  clique sobre os termos para abrir o link :









  

Fonte [1]  e [2]  :

Léxico do Novo Testamento Grego Português, de F. Wilbur Gingrich, Edições Vida Nova, 1993, página 202.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores