Blog sobre Teologia contemporânea. Devocionais, artigos e Estudos Bíblicos indutivos

quinta-feira, 30 de junho de 2016

A Bíblia em sua voz - Salmo 119.13

Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.  - Salmo 119.13


Que a bíblia é a boca de Deus isso está bem claro para a maioria dos cristãos, isso não se discute. Alguém ainda disse uma vez " se você deseja ouvir a voz de Deus ( literalmente pelos ouvidos) , deve ler a bíblia em voz alta". A sugestão é boa. Na verdade o próprio salmista já utilizava esta prática. Ele diz "eu declarei" , ou seja, eu falei, usei a minha voz para expressar o que dizer o que Deus falaria se  ele se manifestasse em forma humana em nosso meio. 
Assim como o salmista, deveríamos começar a apreciar mais este recurso, ler a bíblia em voz alta.

A leitura em voz alta tem várias vantagens. Ela potencializa a assimilação, porque conjuga o sentido da visão ao da audição.  A memória fixa mais fortemente a palavra ouvida do que o vocábulo meramente lido, ou seja, é mais fácil gravar o conteúdo lido  quando se lê oralmente.
Outra vantagem da leitura oral é a qualidade do que estamos absorvendo, muitos detalhes importantes que os olhos não viram descobrem-nos os ouvidos atentos.
É preciso que se saiba que ler pausadamente e com sentido de reverência e temor é uma forma excelente de aprendermos a orar como convém. A leitura entranha mais profundamente pelo caminho dos ouvidos,  ao caminho da alma ,do que pelos olhos.

Ouvir a Bíblia , declamando com sua voz pessoal, é uma experiência muito agradável. O coração do cristão é aquecido, se enche de alegria, de gozo do céu.  Exultamos nos grandes feitos do Senhor.
Há também passagens que nos comovem, passagens em que derramamos nossa alma, embargamos a voz e terminamos a leitura orando e chorando. São momentos especiais  de leitura audível da Palavra de Deus.

Frisamos também que a leitura bíblica nem sempre deverá ser audível, está claro que a leitura silenciosa tem seu lugar e valor para o devocional cristão. Não se deve porém, esquecer dos grandes benefícios da leitura oral para nossa vida espiritual. 
O salmista nos deixou excelente exemplo. 
Deus fala em seus lábios. Aprenda também a ouvir Deus com sua própria boca.




Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Sobre Mim

Sou cristão evangélico, casado com Thainá Oliveira, secretário de escola, formado em Teologia e acadêmico de filosofia. Sou membro da Igreja Presbiteriana do Brasil , na cidade de Cachoeira do Sul, RS onde resido.
Amo Jesus, minha esposa , família, minha Igreja , minha terra e também amo escrever.

IPB

IPB
Logo Igreja Presbiteriana do Brasil

Seguidores

Minha lista de blogs

Total de visualizações

Siga-me por e-mail!

Menu (Editar so No Html )

Recent Posts

Sobre Mim

Sou cristão evangélico, casado com Thainá Oliveira, secretário de escola, formado em Teologia e acadêmico de filosofia. Sou membro da Igreja Presbiteriana do Brasil , na cidade de Cachoeira do Sul, RS onde resido.
Amo Jesus, minha esposa , família, minha Igreja , minha terra e também amo escrever.

Copyright © Blog do Vitor Germano | Powered by Blogger

Design by ThemePacific | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com