Pular para o conteúdo principal

A Bíblia em sua voz - Salmo 119.13

Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.  - Salmo 119.13


Que a bíblia é a boca de Deus isso está bem claro para a maioria dos cristãos, isso não se discute. Alguém ainda disse uma vez " se você deseja ouvir a voz de Deus ( literalmente pelos ouvidos) , deve ler a bíblia em voz alta". A sugestão é boa. Na verdade o próprio salmista já utilizava esta prática. Ele diz "eu declarei" , ou seja, eu falei, usei a minha voz para expressar o que dizer o que Deus falaria se  ele se manifestasse em forma humana em nosso meio. 
Assim como o salmista, deveríamos começar a apreciar mais este recurso, ler a bíblia em voz alta.

A leitura em voz alta tem várias vantagens. Ela potencializa a assimilação, porque conjuga o sentido da visão ao da audição.  A memória fixa mais fortemente a palavra ouvida do que o vocábulo meramente lido, ou seja, é mais fácil gravar o conteúdo lido  quando se lê oralmente.
Outra vantagem da leitura oral é a qualidade do que estamos absorvendo, muitos detalhes importantes que os olhos não viram descobrem-nos os ouvidos atentos.
É preciso que se saiba que ler pausadamente e com sentido de reverência e temor é uma forma excelente de aprendermos a orar como convém. A leitura entranha mais profundamente pelo caminho dos ouvidos,  ao caminho da alma ,do que pelos olhos.

Ouvir a Bíblia , declamando com sua voz pessoal, é uma experiência muito agradável. O coração do cristão é aquecido, se enche de alegria, de gozo do céu.  Exultamos nos grandes feitos do Senhor.
Há também passagens que nos comovem, passagens em que derramamos nossa alma, embargamos a voz e terminamos a leitura orando e chorando. São momentos especiais  de leitura audível da Palavra de Deus.

Frisamos também que a leitura bíblica nem sempre deverá ser audível, está claro que a leitura silenciosa tem seu lugar e valor para o devocional cristão. Não se deve porém, esquecer dos grandes benefícios da leitura oral para nossa vida espiritual. 
O salmista nos deixou excelente exemplo. 
Deus fala em seus lábios. Aprenda também a ouvir Deus com sua própria boca.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zwínglio o Reformador Completo

Huldreich Zwínglio (1484-1531) foi um homem formidável, acima de seu tempo. Viveu pouco tempo (47 anos) e não é tão conhecido hoje como Calvino ou Lutero, no círculo evangélico. Ele era um teólogo excepcionalmente capaz como Calvino , como também possuía qualidades de liderança e fibra que se distinguiam na personalidade de Lutero.
Zwínglio foi o líder da reforma suíça e fundador das igrejas reformadas suíças. Independentemente de Martinho Lutero, Zwínglio chegou a conclusões semelhantes pelo estudo das Escrituras. Os dois não foram influenciados em suas teologias um pelo outro, suas reformas e inovações se deram em paralelo, naturalmente guiados pelo Espírito Santo.
Ele foi famoso por propor, assim como Lutero, algumas teses que confrontavam a teologia romana. Os 67 artigos de Zwínglio. Clique AQUI para conhecer os 67 Artigos de Zwínglio. Zwínglio contrastava de Lutero pois , apesar de enérgico e implacável contra os desmandos do papa e as heresias romanas , ele sempre contestava …

Trindade Imanente e Trindade Econômica

Não se pode estudar Teologia do ponto de vista ortodoxo sem refletir a respeito da doutrina Trindade. A grande maioria das Igrejas cristãs abraça esta doutrina. Ela é básica para o Cristianismo.  A Declaração típica do credo cristão histórico é: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo .
Os judeus do tempo de Jesus davam muita ênfase à unidade de Deus, e esta ênfase foi trazida para dentro da igreja cristã. Não muito tempo depois,  estudiosos da Bíblia notaram que a Unidade ensinada no Judaísmo não era tão evidente assim como se entendia na época. Analisando as afirmações de Cristo e as revelações do apóstolo Paulo chegou-se a conclusão de uma Triunidade, também chamada de  Trindade .
Tertuliano (ca. 160 - ca. 220 d.C.) foi o teólogo responsável pelo desenvolvimento do termo Trindade, ele criou a palavra “Trindade” (no latim, Trinitas), esse termo desde a sua época tornou-se característico da teologia cristã. Muitos teólogos do cristi…

A Importância da Reforma nos nossos dias

A Importância da Reforma nos nossos dias

Olá irmãos em Cristo. Estamos em clima de festa, pois no dia 31 de outubro comemoramos o aniversário da Reforma Protestante. E a convite do meu amigo Vitor, estou aqui para fazer um breve texto sobre a importância da Reforma nos nossos dias atuais.
Pouco se ouve falar da Reforma nos nossos dias atuais. A mídia tenta encobrir essa data com o Halloween, e as escolas quando falam sobre o assunto, na maioria dos casos, coloca os reformadores como os “vilões” da história.
A Reforma começou na Alemanha, no ano de 1517, quando o então cardeal da Igreja Católica Martinho Lutero se opôs a algumas regras e normas impostas pela Igreja Católica, como as indulgências, proibição de qualquer pessoa ler a Bíblia, o uso de imagens de santos nos cultos etc. E então, no dia 31 de outubro de 1517, Lutero coloca na parede da Catedral de Wittenberg as suas 95 Teses. E nessas teses, Lutero coloca suas oposições à grande parte daquilo que o catolicismo pregava, propagand…