Pular para o conteúdo principal

Saber mais que o professor.119.99

Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. Salmo 119.99



Quem  já  foi aluno, como eu e a grande maioria dos leitores, sabe que pouca coisa pode ser mais interessante do que ter um colega que sabe responder tudo o que o professor questiona. Parece tão desafiador, estimulante! O professor nem termina a frase e o aluno completa , ele mal abre a boca para fazer a pergunta e o aluno já salta para responder. Há alunos que , incrivelmente, sabem mais até do que o professor. Eles aprendem tão bem, tão rápido e com tanto interesse que procuram descobrir as coisas por si mesmos e quando chegam na aula acabam por saber de tudo o que o professor irá falar.
Não sei se um professor assim, que não consegue surpreender um aluno interessado , tem capacidade para dar aulas....O fato é que bons alunos motivam e inspiram a turma.
O salmista parecia ser um destes alunos. Super dedicado ele se conhece como um aluno mais sábio do que seus próprios mestres , seus professores.
Há mestres relapsos  no seu preparo e manejo da tarefa do ensino. Alunos interessados  serão inevitavelmente lesados por essa negligência.
A sabedoria  do salmista porém , não vinha senão do amor e da devoção do salmista ás Sagradas Escrituras. Ele se debruçava diuturnamente sobre elas afim de aumentar sua conexão com Deus , que é a única fonte da verdadeira sabedoria.
Ele não era arrogante, pelo contrário ele estava tentando se promover, ele estava dizendo que seu apego ao ensino superava o de seus professores.
Já vi muito debate que virou discussão entre aluno e professor por conta disso.  O professor falava algo e era corrigido pelo aluno. Logo o ego do professor se inflamava e ele acabava passando um sermão que era dirigido a toda turma. Quem sabe este aluno mesmo não seria melhor ensinador do que o próprio professor? O que sobrava no aluno , o interesse, faltava no professor experiente.
Se o professor não ama o que ensina não conseguirá passar com eficiência o conteúdo a ser ensinado. Se não estiver notavelmente interessado no que ensina não será proveitosa sua aula.
Um bom professor da Bíblia pode transformar vidas, mas ele deve amar as Escrituras acima de tudo.

Queremos aprender a Bíblia? Queremos aprender como experimentar a transformação que ela propõe para a vida do crente? Aprendamos com devoção e amor o que ela nos ensina e assim seremos mais sábios e edificados. Quem sabe não ousemos também ensinar a outrem o que aprendemos nas Escrituras?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zwínglio o Reformador Completo

Huldreich Zwínglio (1484-1531) foi um homem formidável, acima de seu tempo. Viveu pouco tempo (47 anos) e não é tão conhecido hoje como Calvino ou Lutero, no círculo evangélico. Ele era um teólogo excepcionalmente capaz como Calvino , como também possuía qualidades de liderança e fibra que se distinguiam na personalidade de Lutero.
Zwínglio foi o líder da reforma suíça e fundador das igrejas reformadas suíças. Independentemente de Martinho Lutero, Zwínglio chegou a conclusões semelhantes pelo estudo das Escrituras. Os dois não foram influenciados em suas teologias um pelo outro, suas reformas e inovações se deram em paralelo, naturalmente guiados pelo Espírito Santo.
Ele foi famoso por propor, assim como Lutero, algumas teses que confrontavam a teologia romana. Os 67 artigos de Zwínglio. Clique AQUI para conhecer os 67 Artigos de Zwínglio. Zwínglio contrastava de Lutero pois , apesar de enérgico e implacável contra os desmandos do papa e as heresias romanas , ele sempre contestava …

Trindade Imanente e Trindade Econômica

Não se pode estudar Teologia do ponto de vista ortodoxo sem refletir a respeito da doutrina Trindade. A grande maioria das Igrejas cristãs abraça esta doutrina. Ela é básica para o Cristianismo.  A Declaração típica do credo cristão histórico é: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo .
Os judeus do tempo de Jesus davam muita ênfase à unidade de Deus, e esta ênfase foi trazida para dentro da igreja cristã. Não muito tempo depois,  estudiosos da Bíblia notaram que a Unidade ensinada no Judaísmo não era tão evidente assim como se entendia na época. Analisando as afirmações de Cristo e as revelações do apóstolo Paulo chegou-se a conclusão de uma Triunidade, também chamada de  Trindade .
Tertuliano (ca. 160 - ca. 220 d.C.) foi o teólogo responsável pelo desenvolvimento do termo Trindade, ele criou a palavra “Trindade” (no latim, Trinitas), esse termo desde a sua época tornou-se característico da teologia cristã. Muitos teólogos do cristi…

A Importância da Reforma nos nossos dias

A Importância da Reforma nos nossos dias

Olá irmãos em Cristo. Estamos em clima de festa, pois no dia 31 de outubro comemoramos o aniversário da Reforma Protestante. E a convite do meu amigo Vitor, estou aqui para fazer um breve texto sobre a importância da Reforma nos nossos dias atuais.
Pouco se ouve falar da Reforma nos nossos dias atuais. A mídia tenta encobrir essa data com o Halloween, e as escolas quando falam sobre o assunto, na maioria dos casos, coloca os reformadores como os “vilões” da história.
A Reforma começou na Alemanha, no ano de 1517, quando o então cardeal da Igreja Católica Martinho Lutero se opôs a algumas regras e normas impostas pela Igreja Católica, como as indulgências, proibição de qualquer pessoa ler a Bíblia, o uso de imagens de santos nos cultos etc. E então, no dia 31 de outubro de 1517, Lutero coloca na parede da Catedral de Wittenberg as suas 95 Teses. E nessas teses, Lutero coloca suas oposições à grande parte daquilo que o catolicismo pregava, propagand…