Pular para o conteúdo principal

Leia Bíblia e aprenda a elogiar bastante. Salmo 119.103

Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca. Salmo 119.103



O mundo não é um lugar que ofereça muitas perspectivas para uma conversa agradável.  As pessoas em geral estão cada vez mais ríspidas e intolerantes. Não admitimos erros, não perdoamos falhas, não oferecemos uma palavra doce. Somos uma geração de pessoas salgadas, pessoas amargas .
Cada vez mais ouvimos do chefe, do colega, dos vizinhos, dos familiares e até mesmo do cônjuge, palavras duras , ácidas que são proferidas sem nenhum cuidado sobre nossas vidas. E em muitos casos , nós mesmos proferimos palavras duras contra outras pessoas. Onde estão as palavras de incentivo, de amor, de carinho e de afeto? Onde estão os elogios sinceros, os "obrigados" , as palavras gentis?
O salmista sabia onde encontrar palavras doces, palavras que refrescavam a alma, que aliviavam o peso das frustrações da vida. è certo que na Bíblia há também repreensão, palavras duras, frases de juízo, mas eles sempre estão ali  apenas como um caminho seguro para evitar com que muitos possam ficar iludidos com o mal e evitarem os caminhos da destruição. Mesmo assim a linguagem que predomina nas Sagradas Escrituras são palavras agradáveis, que vem pra alegrar nossa vida sofrida e nos dar esperança para prosseguirmos na lida diária.
Precisamos ouvir boas palavras, pois só de cobranças, de críticas, de broncas e de durezas nenhum coração pode sobreviver. Isso mata a alma e germina a temível depressão na vida do indivíduo que constantemente é criticado e tratado com dureza.
O salmista amava as Escrituras pois elas lhe alimentavam a alma, supriam a sede que ele sentia de algo  para dar alegria ao seu espírito e lhe confortar o coração.
Quem se alimenta da Palavra de Deus, assim como o salmista, tem sempre palavras boas, proveitosas e  agradáveis para distribuir aos homens. Ele foi amado e precisa repartir este amor, ele foi bem tratado e quer tratar tão bem quanto ele mesmo foi.
Não estamos falando de bajulação , elogios insinceros nem cortesias falsas. Isso sim faz muito mal ao homem, tanto ao que oferece a bajulação quanto ao que recebe. O que faz bem à nossa alma são elogios sinceros,  palavras amáveis e verdadeiras que brotam de um coração piedoso e dedicado à Deus.
Todos nós amamos as boas palavras, por isso devemos nos alimentar da Maravilhosa e doce Palavra de Deus para poder oferecer também ao nosso próximo palavras agradáveis.

Leia Bíblia e aprenda a elogiar bastante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trindade Imanente e Trindade Econômica

Não se pode estudar Teologia do ponto de vista ortodoxo sem refletir a respeito da doutrina Trindade. A grande maioria das Igrejas cristãs abraça esta doutrina. Ela é básica para o Cristianismo.  A Declaração típica do credo cristão histórico é: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo .
Os judeus do tempo de Jesus davam muita ênfase à unidade de Deus, e esta ênfase foi trazida para dentro da igreja cristã. Não muito tempo depois,  estudiosos da Bíblia notaram que a Unidade ensinada no Judaísmo não era tão evidente assim como se entendia na época. Analisando as afirmações de Cristo e as revelações do apóstolo Paulo chegou-se a conclusão de uma Triunidade, também chamada de  Trindade .
Tertuliano (ca. 160 - ca. 220 d.C.) foi o teólogo responsável pelo desenvolvimento do termo Trindade, ele criou a palavra “Trindade” (no latim, Trinitas), esse termo desde a sua época tornou-se característico da teologia cristã. Muitos teólogos do cristi…

Um caminho sujo para o jovem limpo - Salmo 119.9

Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.  Salmo 119.9

Imagine comigo uma cena : um rapaz  limpo e  cuidadoso , com vestes muito brancas, tem de  cruzar por um caminho difícil e sujo para chegar ao seu destino. Para complicar , o lugar que o espera só o receberá se estiver com suas  vestes limpas. A trilha é lamacenta e ele irá inevitavelmente se sujar. Não há grama, concreto, pedras ou algum atalho identificável, ele terá que passar pelo barro. Para um jovem asseado como ele , a sujeira é desafiadora, incômoda, detestável. Sua aflição é grande por que sabe ter que trilhar este caminho. Mas imagine também que ele ouça alguém que lhe dirige a palavra dizendo: por aqui, escute a minha voz, siga por este caminho, desvie dos buracos. Mais adiante  esta voz lhe  avisa sobre uma poça, um galho, um obstáculo e assim  por diante, conselho sobre conselho, ele vai seguindo sem duvidar que essa voz lhe manterá  longe da sujeira e dos perigos do caminho. Não prec…

Os Pais capadócios

A região da Capadócia (também conhecida como Província da Capadócia) era localizada na área centro-oriental da Anatólia na moderna Turquia. Era um dos domínios romanos da região da Ásia Menor. Os Pais Capadócios foram três notáveis teólogos que viveram nesta região entre os concílios de Niceia (325) e o de Constantinopla (381). Sendo que suas contribuições para o Concilio constantinopolitano foram especialmente  relevantes. São eles  Basílio, Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa  e ficaram  conhecidos como os  Padres Capadócios.
Os três foram grandes amigos do assim chamado “Campeão da Ortodoxia” Atanásio, ou Atanásio de Alexandria , e criaram fórmulas para desenvolver a doutrina da Trindade de forma a ser aceita pela maioria dos teólogos da época. Basílio de Cesaréia e Gregório de Nissa eram irmãos, sendo que Basílio, que era seis anos mais velho, foi quem ensinou os princípios elementares da fé a seu irmão mais novo Gregório. Gregório de Nazianzo foi amigo íntimo dos dois, compartil…