Pular para o conteúdo principal

Ecclesia reformanda

"Ecclesia semper reformanda est" é uma frase usada pela primeira vez por Karl Barth em 1947, alegadamente derivada de um ditado de Santo Agostinho. Significa "A Igreja reformada deve estar sempre se reformando".

Outra variação desta é: “Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est”, de autoria do reformado holandês Gisbertus Voetius , na época do Sínodo de Dort;
Há também o "Ecclesia reformata, semper reformanda" usado como lema de várias Igrejas reformadas ao redor do mundo.

O que isso significa?  Que importância tem para nós hoje?
Vou ilustrar:
Sabe aquela doença chata que exige uso de remédio diariamente e visitas regulares ao médico por toda a vida?
Pois é, tratamento constante, por toda a nossa existência. Uma doença  que vamos ter de levar por toda a vida. O tratamento nos mantém vivos, mas se não tratar fatalmente morreremos.
Bom, o pecado faz o mesmo em nós. Ele é como uma doença que nunca sanaremos por completo nesta vida, todo ser humano vai ter de lidar com ele, dia após dia. Se não tratarmos,  ele acaba com nossa vida espiritual.
O pecado também corrói a igreja, pois, como todos sabemos, ela é feita de homens e o pecado afeta a estrutura  da comunhão cristã.  Ele precisa ser tratado, diária e cotidianamente. Erros se acumulam como sujeira nos dentes após uma refeição ou como poeira e suor no corpo depois de um dia de trabalho. A higiene pessoal  se faz necessária.
Ano após ano a Igreja é devastada pelo pecado de seus membros.  A história se repete, século após século, homens fervorosos são usados para condenar a iniquidade da Igreja e confrontar os erros. Alguns deles são punidos, calados e silenciados, outros, com ajuda de Deus , prevalecem e conseguem restabelecer a adoração genuína  a Deus no meio do seu povo.
A Igreja de Cristo continuará sua marcha incansável rumo aos céus, sempre. Mas ela precisa continuamente do reexame de sua vida com Deus.
A verdade é que a Igreja mesmo não pode ser reformada, homens é que são reformados, cristãos é que  precisam desta reforma.
Nós precisamos tomar consciência que o pecado necessita de tratamento, e não paliativos, mas de tratamentos sérios e cuidadosos. Deus quer mexer como nossas estruturas da nossa " casa espiritual" por completo e não apenas pintar as paredes.
Reformar não é apenas mudar, não é apenas uma reestruturação. Reformar, no sentido bíblico para a Igreja é Restaurar.
O Espírito de Deus quer reformar sua Igreja, e ele usa a Palavra de Deus como instrumento de restauração.
Restaurar às antigas doutrinas pregadas pelos nossos antecessores. Expor a Palavra, pregar ousadamente as doutrinas da Salvação pela fé, Arrependimento, remissão, Trindade, Suficiência das Escrituras, Graça Salvadora. Pregar a Bíblia.
Reformar é retornar, é olhar para trás, onde estão nossos pais na fé , olhar para o que eles nos ensinaram , para o que eles nos legaram e refazer nossa vida à luz destes ensinos.
Hoje a Igreja continua sendo reformada. Você é parte da Igreja de Cristo? Está sendo reformado?

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores